21 de fev. de 2014

Diadema testa o primeiro ônibus articulado do mundo movido a baterias

Começou nesta quinta-feira, 20, em Diadema, a fase de testes com passageiros do EBus, o primeiro ônibus articulado do mundo movido a baterias. "Diadema está dando exemplo de inovação para o Brasil com o ônibus biarticulado com bateria, emissão [de poluentes] zero e silêncio absoluto", afirmou o governador Geraldo Alckmin. 

O EBus é desenvolvido em parceria da Mitsubishi e com a concessionária Metra (Sistema Metropolitano de Transporte). O veículo passará por testes com passageiros até junho deste ano. Deve circular pela Extensão Terminal Diadema-Morumbi (São Paulo) do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara), gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

O programa de testes vai verificar a viabilidade técnica e econômico-financeira da nova tecnologia de tração elétrica, que é movida totalmente a baterias, e não emite poluentes, além do baixo nível de ruído.
O EBus é articulado, com 18 metros de comprimento e capacidade de carregar de 124 passageiros. As linhas intermunicipais da extensão Diadema-São Paulo (Morumbi) transportam cerca de 13,4 mil passageiros por dia útil.
fonte: Portal do Governo do Estado





DIADEMA10

Nenhum comentário: