30 de jan. de 2014

Via Rápida Empresa em Diadema


Nesta quinta-feira (30/1), iniciou oficialmente o Sistema Via Rápida Empresa, em que o tempo médio de registro e legalização de empresas passa a ser de até cinco dias úteis. A cerimônia de abertura do Via Rápida Empresa ocorreu na Prefeitura de Diadema. 


O Via Rápida Empresa é uma criação do governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, num trabalho conjunto entre a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e a Subsecretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa. 


O programa prioriza ações de desburocratização do Estado para registro e legalização de empresas, que oferecerá diversos serviços, como pesquisa de viabilidade, registro empresarial, inscrições tributárias e licenciamento de atividades em um único atendimento. Na prática, o empreendedor não precisará mais se deslocar até a sede da Jucesp, na capital, ou aos postos e escritórios regionais. Diadema é o 29° município a aderir o programa entre os 645 munícipios do Estado. 


O secretário de Desenvolvimento Economico e Trabalho enfatizou: “Não é fácil trazer esse programa para o município, mas com o empenho de todas as secretarias foi possível. Até o mês de abril Diadema estará preparada para atender os futuros empreendedores sem nenhuma dificuldade”. Depois de instalado na cidade, o prazo médio para concessão do licenciamento integrado, envolvendo a Vigilância Sanitária, a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura Municipal, será reduzido de quatro meses para cinco dias, em média, no caso de empresas de baixo risco. “Essas empresas correspondem a cerca de 90% dos casos”, contou.


Além da redução da espera, a medida vai possibilitar ao empreendedor a economia de gastos com deslocamentos, autenticações de documentos e reconhecimentos de firma, tornando o processo menos burocrático. Para o empreendedor interessado em abrir sua empresa basta acessar o site https://www.jucesp.sp.gov.br/vre/.


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho está organizando encontro técnico com empreendedores e contadores para esclarecer as dúvidas no dia 6/2/2014 às 10h. Os interessados devem confirma presença no e-mail observatorio.economico@diadema.sp.gov.br .


A Prefeitura de Diadema deu um importante passo rumo à desburocratização, ao aderir ao Via Rápida Empresa (antigo SIL), cujo objetivo é agilizar e integrar processos de licenciamento no Estado de São Paulo (http://www.jucesp.fazenda.sp.gov.br/empresas_via-rapida.php ouhttp://www.desenvolvimento.sp.gov.br/via-rapida-empresa).


fonte: Sandra Martins - PORTAL PMD

Nenhum comentário: