8 de dez. de 2012

DIADEMA E MAUÁ EM FESTA



Na comemoração dos 53 anos neste sábado (08/12), Diadema programou uma série de entrega de obras, além de eventos culturais, educacionais e esportivos para festejar o aniversário. Desde o dia 2 de dezembro, já foram 10 atividades realizadas. Neste sábado, o destaque vai para a missa em homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Igreja Matriz, às 8h.

Até o dia 20 deste mês, outras obras serão entregues pela Prefeitura, como os projetos Academia da Cidade, na Vila Socialista e no Bairro Sanko, e a reforma do Parque do Paço e do estádio municipal do Jardim Inamar. 

Em Mauá, a Prefeitura informou que terá como comemoração simbólica o evento Pedalada, domingo (09/12), às 9h, com saída do pátio da SSU (Secretaria de Serviços Urbanos), localizado na rua Cineasta Glauber Rocha, 70 , Jardim Cerqueira Leite. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Mauá com a Ascobike (Associação dos Condutores de Bicicletas de Mauá).


Nossa Senhora
As duas cidades celebram a autonomia político-administrativa no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, santa padroeira dos municípios. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as estimativas populacionais para o ano de 2012 revelam que Diadema ganhou 4.941 moradores desde o último censo, realizado em 2010, e foi de 386.039 para 390.980 habitantes. 
Aos 58 anos, Mauá, que vem registrando aumento da população acima da média regional e das demais cidades do ABCD, ganhou em dois anos 7.888 habitantes (1,9% de crescimento), passando a 425.169.
 


 Povoados de S. Bernardo originaram Diadema
 
Até a década de 1940, a região de Diadema era constituída por quatro povoados pertencentes a São Bernardo: Piraporinha, Eldorado, Taboão e Vila Conceição. 

Em 1925, com a criação da Billings, a região do Eldorado passou a despertar o interesse de moradores da Capital como opção de lazer. Apesar da proximidade com a Capital, até os anos 1950 a cidade pouco sentiu os efeitos das transformações produzidas pela industrialização em São Paulo.

Com o declínio do sistema de escoamento da produção, feito até então por eixos ferroviários, o governo passa a optar pelos circuitos rodoviários. A via Anchieta, inaugurada em 1947, representa uma nova fase da industrialização.

A emancipação político-administrativa da cidade veio em 1958. E em 1959, as primeiras eleições.
 


Ferrovia levou à autonomia de Mauá
 
As primeiras referências sobre o atual território de Mauá datam do século 18. Na época, a região que abrigava a área recebeu a denominação indígena de Cassaquera (Cercados Velhos).

 Com o tempo, a localidade tornou-se passagem obrigatória para os povoados de Pilar e São Bernardo. Em 1856 foi aprovado o decreto que permitiu a formação de uma companhia para a construção de estrada de ferro e concedeu ao Barão de Mauá o direito de construir e explorar a ferrovia por 90 anos. A expansão industrial chegava a passos largos.

Em 1883 foi inaugurada na então Vila do Pilar a Estação do Pilar, que em 1926 passou a chamar-se Estação Mauá. O plebiscito que permitiu a população optar pela autonomia do distrito ocorreu em 1953. 


fonte: Angela de Paula - ABCD MAIOR

Nenhum comentário: