4 de ago. de 2010

REALI APRESENTA EXPERIÊNCIA SOBRE GESTÃO URBANA EM BRASÍLIA

O prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), participa nesta quarta-feira (04/08) em Brasília de seminário promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. O tema é Gestão Ambiental do Espaço Urbano - Desafios e Oportunidades. Os ministros Márcio Fortes (Cidades)e Izabella Mônica Vieira Teixeira (Meio Ambiente) participam do evento.

Reali apresentará a experiência de Diadema na área de urbanismo. O município, que possui a segunda maior densidade demográfica do país, tem encontrado soluções inovadoras para dar respostas à questão da moradia, por possuir um grande número de núcleos habitacionais, ao mesmo tempo em que repensa seu território para acomodar o crescimento industrial que experimenta nestes últimos anos. Com cerca de 30 km², a cidade ainda possui grande parte de seu território em área de proteção de mananciais.

A proposta do seminário é reunir especialistas da área acadêmica, técnicos e administradores públicos para que possam debater sobre os desafios que o País encontra na gestão do desenvolvimento urbano. Também serão discutidos aspectos da legislação ambiental para que possam ser repensadas estratégias e mudanças que observem as condições atuais vivenciadas pelos municípios brasileiros. Neste aspecto deve-se levar em conta a construção da sustentabilidade em consonância com o desenvolvimento econômico e social das cidades.

Experiência - Diadema tem experimentado mudanças importantes nestes últimos anos em virtude da política de habitação e desenvolvimento urbano realizada pelo poder público municipal. As condições de vida em Diadema apresentavam baixa cobertura de serviços públicos e infraestrutura urbana até a década de 1980.  Apenas 20% da malha viária da cidade possuía pavimentação, 14% da cidade era coberta por rede coletora de esgoto e 50% por serviço de água. De 1983 em diante foi possível também observar o aumento progressivo do número de favelas em Diadema.

Aproximadamente 63 mil pessoas já foram beneficiadas pelos projetos de urbanização nesses últimos 30 anos. O salto na área de habitação de interesse social em desenvolvimento do município tem sido apontado como referência no país e no mundo.  Em 1996, o programa de urbanização da cidade foi apresentado como uma das ações mais eficazes de urbanização de favelas do mundo na Conferência de Assentamentos Humanos Habitat II, promovida pela Organização das Nações Unidas, (ONU), em Istambul (Turquia).

Em 2008, o município também foi escolhido por suas boas práticas em habitação para representar o Brasil, ao lado de mais oito países, em publicação do Instituto Polis. A entidade coordena na América Latina o LogoLink - Grupo de Aprendizagem sobre Governança Local da Fundação Ford e o Institute of Development Studies da Universidade de Sussex, no Reino Unido. Em 2009, Diadema recebeu várias delegações internacionais, para conhecer as experiências do município no setor. Em 2010, acontece a inauguração de 254 unidades que deram início ao processo da transformação da favela Naval, marco do movimento de moradia, em novo bairro da cidade.

fonte: JORNAL ABCD MAIOR

Nenhum comentário: