14 de ago. de 2010

QUINZE ANOS DE DANÇA

A Companhia de Danças de Diadema oferece um grande presente à cidade onde atua, nos palcos e além deles, há 15 anos. Desde quinta-feira (12/08), o Centro Cultural Diadema recebe quatro espetáculos da companhia. Após a estreia com "Meio em Jogo", o espaço ainda recebe "La Vie em Rose???", "Crendices... Quem disse?" e "Sala de Espera", todos gratuitos.

Nos palcos, grandes bailarinos – muitos formados na cidade – que acumulam no currículo apresentações no Brasil e no exterior. Na plateia, moradores da cidade que aprenderam a gostar de dança graças ao trabalho feito pela companhia nos dez centros culturais de Diadema.

Em 1995 nascia um grupo diferenciado, liderado pela bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, que buscava inclusão e cidadania através da arte-educação. O resultado dessa bela parceria entre poder público e o grupo pioneiro pode ser visto até hoje.

Satie se afastou da Cia em 2003 para continuar seu trabalho na Companhia de Dança do Amazonas, deixando a direção nas mãos de Ana Botosso. “A iniciativa que Satie teve junto ao poder publico, de criar uma companhia onde os bailarinos também atuam com a cidade, foi uma visão de uma pessoa à frente do seu tempo”, comenta a diretora sobre a idealização de Satie, falecida em 2008.

Além do pioneirismo, a diretora recorda outras qualidades de Satie. “A primeira coisa que me ocorre ao lembrar dela é o lado humano de trabalhar com a arte, o contato com o público. E um lado de extrema confiança e honestidade. Isso tudo sem citar o talento artístico. A cada momento lembro muito dela”, diz.

Ana Botosso, que entrou na Cia em 1998, relembra a primeira impressão do projeto em Diadema. “Sou formada em sociologia e quando entrei na Companhia de Danças tive uma surpresa muito boa ao ver a grande participação da sociedade nessas oficinas. Isso me encantou, não imaginava que existia aqui”, conta.


Comemoração


“Acredito que os espetáculos que escolhemos para a comemoração dos 15 anos da Companhia mostram a pluralidade dos bailarinos. São quatro trabalhos bem distintos, que misturam linguagens, como teatro e dança”, explica Ana.

Ainda é possível assistir aos espetáculos "La Vie em Rose???" nesta sexta (13/08), "Crendices... Quem disse?" no sábado (14) e "Sala de Espera" no domingo (15), todos às 20h no Centro Cultural Diadema (rua Graciosa, 300, Centro). Ainda no Centro Cultural, serão exibidos filmes e uma exposição de fotos dos trabalhos realizados pela Companhia. A entrada para os eventos é gratuita.

fonte: Liora Mindrisz - JORNAL ABCD MAIOR

Nenhum comentário: