30 de dez. de 2009

Diadema capacita 9 mil GCMs de todo o país

Nos três ciclos de cursos realizados neste ano pela Rede Nacional de Educação à Distância, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o Telecentro Municipal de Diadema recebeu mais de 9 mil matrículas de profissionais da segurança pública de todo o país. Desse total, mais de 3,4 mil são da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Paulo, sendo que os demais alunos cadastrados provém de outros 80 municípios brasileiros. As inscrições para o 18º ciclo de cursos estão previstas para o período de 26 a 30 de janeiro de 2010.

“O pré-requisito para fazer os cursos é ser funcionário de segurança pública. O próximo passo é entrar o site https://senaspead.ip.tv/ e realizar a inscrição. No primeiro momento, o aluno poderá fazer apenas um curso, mas na segunda ou terceira vez poderá realizar dois módulos ao mesmo tempo”, explicou Nei Nascimento, coordenador pedagógico do Telecentro Diadema.

Realizar curso gratuito é um dos requisitos para o profissional receber a Bolsa Formação de R$ 400 mensais durante um ano, projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para qualificação e valorização dos profissionais de segurança e melhoria das ações da área. Do efetivo de 206 GCMs de Diadema, 185 beneficiários preenchem os requisitos e já aderiram ao projeto.

“No início tivemos resistência dos GCMs de Diadema, e chegou a ser necessária também a alfabetização digital para aqueles que tinham dificuldade de usar o computador. Hoje, tudo se inverteu, são os próprios guardas que nos procuram. Tomaram gosto pelas atividades”, ressaltou Nascimento.

A cada ciclo, o profissional pode escolher entre 61 cursos como Direitos Humanos e Cidadania, Investigação Criminal, Planejamento Estratégico, Uso Progressivo da Força, Convênios na Área da Segurança. Inaugurado em maio de 2006, o Telecentro já recebeu mais de 15,8 mil matrículas e contou com investimento federal de R$ 175 mil, enquanto a prefeitura deu de contrapartida a cessão do espaço e profissionais para administrar o aprendizado.

“Decidi participar dos cursos para me aprimorar, pois o GCM trabalha diretamente com a população e as atividades ajudam nesse relacionamento com o munícipe. Além disso, os cursos trazem ensinamentos que podemos levar para nosso dia-a-dia, não apenas no trabalho, mas para a vida pessoal”, afirmou a guarda feminina, Sueli Aparecida Savarão, que já realizou nove cursos e que há dois anos também se tornou tutora.

fonte: Claudia Mayara - DIÁRIO REGIONAL

Nenhum comentário: