25 de set. de 2009

SANED inaugura obra do PAC no Canhema

Por Sueli Zola - PMD

No dia 26 de setembro, próximo sábado, às 16h, a SANED entrega mais uma obra do PAC Saneamento. A empresa implantou 450 metros de redes coletoras de esgoto e substituiu 525 metros de redes de água, beneficiando 133 famílias residentes no Núcleo Habitacional Canhema. Financiado pelo Governo Federal, o investimento correspondeu a R$ 180 mil.

“As redes de esgoto existentes neste núcleo habitacional haviam sido executadas pelos próprios moradores, em mutirão, no início dos anos 90. Como as instalações antigas não seguiam os padrões técnicos recomendados, foi necessária a substituição”, comenta a diretora-presidenta da SANED.
“O esgoto era coletado por manilhas e lançado em galerias pluviais”, conta Sebastião Augusto Carlos, que reside no Núcleo Canhema desde 1975. “Agora a tubulação nova de PVC conduz os dejetos para a rede coletora, separando-os da água da chuva. As obras demoraram dois meses, a lama na porta de casa incomodou um pouco, mas valeu a pena”, completa o morador.

Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores do local, esse investimento do PAC também propicia um ganho ambiental. A nova rede coletora conduz o esgoto captado no núcleo Canhema para o coletor tronco Capela, que, por sua vez, levará essa contribuição para o coletor tronco Curral Grande, ainda em construção. O esgoto coletado no Núcleo Habitacional Canhema passará a ser 100% tratado a partir de maio de 2010 com a conclusão do coletor Curral Grande.

Nenhum comentário: