17 de jul. de 2009

Aumentam contratações em Diadema

Por: Deise Cavignato (deise@abcdmaior.com.br)


Período pós crise e shopping Praça da Moça aqueceram colocações no CPTER do município

O número de pessoas que ingressaram no mercado de trabalho aumentou no período pós crise. É o que revela o CPTER (Centro Público de Trabalho, Emprego e Renda) de Diadema. O crescimento começou em março, a curva seguiu ascendente e em maio houve o pico.

“A inauguração do shopping Praça da Moça ajudou a oferecer mais postos de trabalho. A média mensal tem ficado em 250 trabalhadores contratados, mas em maio foram 350”, explicou o coordenador do CPTER, Jerônimo de Almeida Neto.

Em junho, o número diminuiu para 280 contratados, mas continua maior do que a média. Atualmente, são atendidas 500 pessoas por dia, sendo 350 retornos (pessoas já cadastradas que vão conferir se há vagas) e outros 150 de cadastro novos.

Ao todo estão cadastradas 187.900 pessoas no centro de trabalho, mas, só de janeiro para junho foram inscritos 12.176 candidatos e 5.870 vagas oferecidas. Para dar a oportunidade do empresário escolher entre um e três candidatos, foram encaminhadas 15.486 pessoas, mas preenchidas apenas. 1.509. As outras pessoas podem ter sido empregadas através de outros centros públicos de trabalho, emprego e renda ou por seleção da própria empresa.

No CPTER de Diadema geralmente são contratadas mais pessoas na área de comércio e serviço. Como é o caso da faxineira Rosimeire Meres Ferreira que se cadastrou no CPTER em 2007, mas ainda trabalhava. “Eu fiquei desempregada em março de 2009 e fui chamada pra trabalhar no começo de maio no Shopping Praça da Moça”, contou.

Rosimeire disse que ficou com medo de não encontrar emprego na época da crise. “Fiquei em casa um mês parada e já entrei em pânico”, afirmou.

Serviço - O Centro Público de Trabalho, Emprego e Renda de Diadema fica na avenida Nossa Senhora das Vitórias, 249, no Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Nenhum comentário: