28 de mai. de 2009

Trânsito ao redor do Shopping Praça da Moça é alterado

Por Luciana Yamashita - PMD

Com a inauguração do Shopping Praça da Moça, a Secretaria de Transportes alterará o sentido de algumas ruas e paradas de ônibus próximas ao empreendimento com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos na região. A mudança está prevista para sexta-feira, dia 29 de maio, a partir das 6h.

A Secretaria de Transportes elaborou o projeto de mudança viária e sinalização para os arredores do shopping. Toda a alteração será acompanhada por agentes de trânsito e fiscalização da Secretaria de Transportes e o Departamento de Trânsito irá monitorar o tráfego no local após a inauguração do shopping e fará os ajustes necessários.

As mudanças viárias são no sentido das seguintes ruas:

Na rua Graciosa, o trecho entre as ruas Sebastiana M. Teodoro e Manoel da Nóbrega passará a ser mão única no sentido bairro.

A rua Graciosa terá uma faixa exclusiva para ônibus no sentido Centro entre as ruas Manoel da Nóbrega e Sebastiana M. Teodoro.

A rua Manoel da Nóbrega será mão única entre as ruas General Rondon e Sebastiana Machado Teodoro no sentido Centro.

A rua Sebastiana Machado Teodoro será mão única no sentido rua Graciosa.

Com a liberação da rua Graciosa, as linhas de ônibus voltam a transitar pelo local e deixam de fazer o desvio pelas ruas Manoel da Nóbrega e Natal.

Contrapartida – O shopping, em contrapartida ao município pelo impacto no local durante a construção, adquiriu equipamentos semafóricos e realizará melhorias na região. A implantação de toda infraestrutura de trânsito e obras ao redor do empreendimento será custeada pelo empreendimento e envolve recursos de cerca de R$ 2 milhões.

A Secretaria de Transportes recebeu 21 controladores de semáforos inteligentes que ajudarão a estabelecer o fluxo de veículos na região em tempo real, ou seja, o próprio controlador conta o fluxo veicular e se programa com tempos de verde e de espera (vermelho).

Serão instalados quatro semáforos completos, dois na rua Manoel da Nóbrega (um no cruzamento com a Odete Amaral de Oliveira e outro com a General Rondon) e dois na rua Graciosa (na entrada e saída do shopping e com a rua Sebastiana M. Teodoro). Os equipamentos incluem laços detectores no asfalto, que captam a passagem de veículos e transmitem as informações aos controladores.

A Secretaria de Transportes recebeu também 242 focos de semáforo com tecnologia a led (células de luzes) para a região central da cidade. A tecnologia melhora a visibilidade da sinalização e economiza cerca de 80% da energia elétrica em relação às lâmpadas incandescentes.

Além disso, para recuperar o viário em relação ao impacto das obras, o entorno do shopping foi recapeado com a aplicação de 10 mil m² de asfalto e a construção de 250 metros lineares de galerias. A contrapartida inclui, ainda, a sinalização vertical, horizontal e semafórica.

Linhas e paradas de ônibus

As linhas de ônibus que voltarão ao trajeto original, pela rua Graciosa, são as linhas municipais: 22DP, 23DP, 32D, 32ED, 33ED e 34ED e linhas intermunicipais 425EX-1 e 425TRO

A partir de 11 de junho, está programada mudança de paradas da av. Alda com o objetivo de reduzir o congestionamento de ônibus e de pessoas na parada ao lado oposto da Praça Castelo Branco, no Centro.

As linhas intermunicipais e as linhas que descem a rua Graciosa não vão mais parar no ponto da Praça Castelo Branco. Foi implementada uma parada de ônibus na altura da Delegacia da Mulher.

As linhas de ônibus terão paradas nos seguintes locais:

Parada av. Alda s/n° (Praça da Moça):

Linhas municipais 20DP, 21DP, 24DP, 30ED e 31D

Linhas intermunicipais 044 TRO, 182TRO e 380TRO

Parada av. Alda n° 31 (Delegacia da Mulher):

Linhas municipais 22DP, 23DP, 32D, 32ED, 33ED e 34ED

Linhas intermunicipais 425EX-1 e 425TRO

Parada av. Alda (lado oposto à Praça Castelo Branco):

Linhas municipais 20DP, 21DP, 24DP, 30ED e 31D.

Nenhum comentário: