21 de jan. de 2009

É hora de diversão e lazer em Diadema


Piscina do Mané Garrincha está aberta ao público

Quando se pensa em férias, a primeira coisa que vem à cabeça é fazer uma viagem. A idéia é curtir os momentos de folga para recarregar as energias para mais um ano de trabalho ou de estudos.

Mas quem não pode viajar, seja por questões financeiras ou por falta de tempo, não precisa se lamentar.

Confira dicas de passeios, lazer e gastronomia para que os moradores possam aproveitar as opções que a cidade oferece. Algumas delas são pagas e a maioria gratuitas.

Você pode se reunir com seus amigos em uma das praças espalhadas pela cidade. Dá para colocar a conversa em dia, fazer brincadeiras, jogar, etc. Também dá para fazer piqueniques, trilhas e caminhadas nos cinco parques da cidade.

Parque do Paço – O local possui quadras poliesportivas, playground, trilhas para caminhadas e quiosques para refeições. Funcionamento: Diariamente, das 5h às 22h.Endereço: Av. Antonio Piranga, s/nº ou pela R. Almirante Barroso, nº 111. Tel.: 4056-3950.

Parque Ecológico Fernando Vítor de Araújo Alves – O parque tem quadra de futebol, trilhas, playground e barras para a prática de exercícios. Funcionamento: Diariamente, das 5h às 22h.Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 145, Eldorado. Tel.: 4047-2032.

Parque Pousada dos Jesuítas – Possui quadras esportivas e playground, trilhas e espaço para atividades. Funcionamento: Diariamente, das 6h às 18h.Endereço: R. Vitalina Caiafa Esquível, 407, Centro. Parque Vereador Antonio de Lucca Filho/Takebe – Oferece playground, quadra esportiva, trilhas e lago. Funcionamento: Diariamente, das 6h às 18h.Endereço: R. Yokohama, s/nº, Jardim Takebe.Tel.: 4071-6559.

Parque Saned / Nações - Oferece pista para caminhada, área coberta para atividades, playground, quiosques para descanso e banheiros adaptados. Funcionamento: diariamente das 5h30 às 21h. Endereço: R. Santa Cruz, 228, Jardim das Nações. Tel.: 4077-4648.

Borboletário – No mês de janeiro, o Borboletário Tropical Conservacionista Laerte Brittes de Oliveira vai ter uma programação especial. Durante as férias, um estagiário ficará todos os dias realizando visitas monitoradas ao espaço, que abriga borboletas das espécies Dryas Iulia (Julia), Caligo Ilioneus (Olho de Coruja) e Asciabuniae (Ascia). Horário de funcionamento em janeiro: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h (em fevereiro o local volta a atender em dias específicos, mediante prévio agendamento).Endereço: R. Ipitá, 193, Jardim Inamar. Tel.: 4059-7600.

Observatório – O Observatório Astronômico Municipal de Diadema - o único da região do ABCD – conta com um telescópio que permite visualizar o sistema solar. Nos dias 20 e 21 de janeiro, a partir das 14h será realizada uma oficina de relógio de sol para pessoas acima de 8 anos.

Já no dia 31, a partir das 19h será feita uma observação astronômica no telescópio (ligar no dia para confirmar). Funcionamento: diariamente das 9h às 17h. Endereço: Av. Antônio Sylvia Cunha Bueno, 1322, Jardim Inamar. Site: www.observatorio.diadema.com.br. Agendamentos pelo tel.: 4043-6457.

Esporte e Lazer

Para quem gosta de praticar esportes, bater uma bola com a turma, curtir uma piscina ou mesmo pegar um belo bronzeado, também tem vez aqui. Clube Municipal Mané Garrincha – Possui quadra poliesportiva coberta e duas piscinas, sendo uma semi-olímpica e aquecida e outra de recreação que está em manutenção e entrará em funcionamento em breve.

Para freqüentar as piscinas é necessário ter a carteirinha de sócio, que pode ser feita de terça a sábado, das 8h às 16h30. Para fazer o documento, é necessário levar duas fotos 3X4 recentes e iguais, comprovante de residência atual e RG.Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h. Já as piscinas só abrem às 9h.Endereço: R. Cariris, 195, Piraporinha. Tel.: 4067-3007.

Campos e quadras – Diadema conta também com 31 quadras e 11 campos de futebol distribuídos em todas as regiões da cidade. Informações sobre horário de funcionamento e disponibilidade de reserva no tel.: 4072-9327.

Cultura também é diversão

Museu de Arte Popular (MAP) – É o único do gênero na região do ABCD e o primeiro Ponto de Cultura de Diadema. Seu acervo conta com 398 obras de artistas variados. Em janeiro, o Museu contará com a exposição, que apresentará os trabalhos de alunos que participaram das oficinas de pintura e cerâmica.Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 13h às 19h e sábado, das 13h às 18h. Endereço: Centro Cultural Diadema - Rua Graciosa, 300 - Centro. Tel.: 4051-5408.

Centro de Memória - Próximo à praça da Moça, o espaço está localizado em uma antiga casa, que já chegou a ser sede da Secretaria de Esporte e Lazer. Reúne documentação sobre a história do município, como fotos, depoimentos e teses. Atualmente, o local abriga uma exposição sobre a emancipação da cidade.Funcionamento: de terça a sexta, das 8h às 17h. Sábado, das 9h às 15h.Endereço: Av. Alda, 255/277, Centro. Tel.: 4043-0700.

Feira de Artesanato – Há mais de um ano, a feirinha atrai visitantes no Centro da cidade. São 55 barracas, que vendem utensílios domésticos, sabonetes artesanais, bonecas negras em biscuit, entre outros. No local existem ainda oito barracas de alimentos, que comercializam desde comidas caseiras, como doces e bolos, além da iguaria japonesa Yakissoba.Funcionamento: todos os sábados, das 10h às 19h.Endereço: Praça Castelo Branco, Centro.

Gastronomia

Falando em comida, que tal usar o tempo livre para experimentar novas comidas, temperos e sabores?

Dia da Tapioca – Cerca de 30 tapioqueiros comercializam o produto nos centros de bairros de Diadema. A iguaria de origem nordestina é vendida em diversos sabores, divididos entre doces e salgados. O projeto existe desde 2005 e é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Abastecimento.

Padaria da Vila Socialista – A Coopersocialista é uma padaria artesanal de economia solidária que agrega 20 pessoas que vivem da venda de pães, doces, salgados e bolos. Atualmente, a padaria comercializa mais de 50 itens e por dia chega a produzir mais de 3 mil pães. Funcionamento: de segunda a sábado, das 5h40 às 20h. Domingos, das 6h às 14h. Endereço: Rua Vila Socialista, 173, Vila Conceição. Tel.: 4055-4206.

Tatiana Ferreira (P.M.D.)

Nenhum comentário: