28 de jan. de 2009

Domingo é dia da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes


Procissão reúne milhares de fiéis

Ana Maria Machado (P.M.D.)

A tradicional festa religiosa Nossa Senhora dos Navegantes, comemorada em 2 de fevereiro, terá show do artista Frank Aguiar no domingo 01 de fevereiro, às 20h, em frente ao Parque Ecológico Fernando Vitor. Nesse dia, as festividades terão início às 8h, com missa, procissão náutica e terrestre e apresentação dos grupos Folia de Reis e Congada.


Em sua 15ª edição a festa terá programação com inicio na quarta-feira, 28, com a celebração de missa, sempre às 19h30, na igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em Eldorado. As atividades prosseguem até o dia 3 de fevereiro.

O evento é organizado pela Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes em parceria com a Prefeitura, Saned e patrocínio do Bradesco. A infraestrutura contará com palco, iluminação, banheiros químicos, postos de água potável e equipe médica. A festa também terá efetivos da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para garantir a segurança do público.


Histórico - No Eldorado, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes teve início em 1953, quando os primeiros habitantes da região construíram uma capela para trazer proteção a todos os freqüentadores da represa Billings. A partir daí iniciou-se a tradição de se realizar uma procissão náutica e terrestre em homenagem à padroeira, sempre no dia 02 de fevereiro.


Em 1978, começou o bombeamento de água do rio Pinheiros para a represa, resultando na poluição do manancial e mortandade dos peixes. Decepcionados com esse fato, os moradores protestaram e resolveram suspender a procissão.


Após dezoito anos, o pároco da igreja Nossa Senhora dos Navegantes, o padre Odair Ângelo Agostin, retomou a tradição a pedido dos fiéis e a festa voltou a ser um evento tradicional no município.



Programação da Festa

28 de janeiro - quarta-feira - Missa São Judas – 19h30

29 de janeiro - quinta-feira - Maria de Muitos Nomes – 19h30

30 de janeiro - sexta-feira - Maria Nossa Mãe – 19h30

31 de janeiro - sábado - Maria de Todos os Povos – 19h30



01 de fevereiro - domingo

7h30 - Missa

16h30 - Procissão náutica

17h - Procissão terrestre

15h às 18h - Apresentação dos grupos: Folia de Reis e Congada

18h - Missa

20h - Show com Frank Aguiar



02 de fevereiro – segunda-feira – Missa Solene – 19h30

03 de fevereiro – terça-feira – Missa São Brás – 19h30

Local – Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 144 - Eldorado.

PARTICIPE!

Nenhum comentário: