3 de dez. de 2011

VERTICALIZAÇÃO EXIGE PLANEJAMENTO DAS PREFEITURAS DO ABCD


As cidades do ABCD começam a se preparar para o impacto causado pela construção de edifícios e pela melhoria no padrão social dos brasileiros que possibilitou a aquisição de mais veículos. Várias prefeituras  iniciaram obras no sistema viário para a melhoria do trânsito e adequações ao saneamento.

Em São Bernardo, o maior impacto será na região central, onde estão em construção muitos prédios, uma grande parte já em fase de conclusão. Para o secretário de Planejamento Urbano, Alfredo Buso, durante vários anos as adequações deixaram de ser feitas, principalmente na malha viária.

De acordo com Buso, existem 66 novos empreendimentos em construção, especialmente no Centro e próximos à via Anchieta. Para minimizar os impactos, a administração do prefeito Luiz Marinho (PT) criou os planos de Mobilidade e Acessibilidade, além de promover a revisão no Plano Diretor e elaborar projetos para a área de saneamento e infra-estrutura (leia reportagem abaixo).

Até abril desde ano, a Prefeitura de São Caetano aprovou quatro construções de prédios, contra 20 no ano passado e 16 em 2009. Diante do impacto, o prefeito José Auricchio Júnior (PTB), determinou a substituição das antigas e a instalação de novas redes de esgoto. Também estão em andamento projetos para a melhoria da qualidade do transporte coletivo e trânsito.

Em Diadema, a Prefeitura expediu alvará de construção para 21 novos empreendimentos residenciais, que vão gerar 6 mil unidades habitacionais nos próximos três ou quatro anos. Dos 21 empreendimentos, sete serão destinados a famílias com renda entre zero e três salários mínimos.

De acordo com a Secretaria de Habitação de Diadema, o governo do prefeito Mário Reali (PT) criou a Comissão de Inspeção de Análise e Aprovação para avaliar tecnicamente o impacto das construções. Empreendimentos com mais de 200 unidades precisam também apresentar impacto de vizinhança e a Comissão pode até exigir medidas atenuantes.


A Prefeitura de Mauá informou que foram emitidos 31 alvarás para construção de moradias multifimiliares, totalizando 2.870 unidades habitacionais. Além dessas, ainda existem os projetos como o PAC Jardim Oratório, Minha Casa Minha Vida nos Jardins Cerqueira Leite e Kenedy e no Jardim Feital.

Mauá resolve o impacto com parcerias e contrapartidas para investimento em melhorias viárias e implantação de equipamentos sociais.

Em Santo André, a Prefeitura tem feito alterações no sistema viário para minimizar o impacto da verticalização. Estão em andamento a construção de novos acessos a avenidas, duplicação de vias, entre elas a avenida Jorge Bereta. De acordo com a assessoria de imprensa, a Prefeitura tem exigido das construtoras contrapartidas para melhorar o sistema de trânsito.

Essa reportagem faz parte da série ‘O futuro das cidades’ que trata dos planos e desenvolvimento dos municípios para os próximos anos.

São Bernardo gastará R$ 1 bilhão para resolver problemas no trânsito

O secretário de Planejamento Urbano de São Bernardo, Alfredo Buso, calcula que a Prefeitura terá de gastar R$ 1 bilhão para resolver problemas deixados por administrações anteriores, que não exigiram dos empreendedores medidas para abrandar os impactos.

De acordo com o secretário, são grandes os impactos causados pelas edificações, principalmente na área Central, próximo do Paço Municipal, onde houve a construção da maioria dos prédios.“Vamos ter de acertar os acessos, construir viadutos e fazer mudanças no sistema viário. Entre as medidas está a construção de novos acessos para a Via Anchieta”, informou Buso. Para ele, não houve planejamento nem estudos de impacto nas gestões anteriores.

Para conseguir bancar o montante a ser investido em obras na cidade, o secretário disse que foram solicitados financiamento ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Também serão repassados recursos do governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

MauáA Prefeitura de Mauá informou que por conta da situação financeira que enfrenta (dívida de R$ 1,2 bilhão), a cidade também procura parcerias. “Mauá se prepara para o crescimento buscando cada vez mais usar a criatividade e a possibilidade de firmar parcerias com os investidores privados visando implantar infra-estrutura básica para suportar a nova demanda, visto a difícil situação financeira que o município enfrenta”, diz nota oficial.

Obras do PAC ajudam em expansão de Diadema

As obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), financiadas pelo governo federal, têm contribuído para Diadema se preparar para a expansão imobiliária e, consequentemente, para o impacto nas redes de saneamento básico.

A Prefeitura de Diadema e a Saned (Saneamento Básico de Diadema) também firmaram parceria para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento. Os estudos têm o objetivo de indicar se haverá necessidade de novos projetos de expansão de redes.

De acordo com a Saned, por meio de financiamento do PAC, a autarquia executa várias obras. Para melhorar o sistema de abastecimento de água, estão  em construção um reservatório na região Sul, com capacidade para cinco milhões de litros. Também está em andamento obras de duas adutoras, uma para interligar o reservatório Nações ao reservatório Real, com 4,4 quilômetros, e outra do Real ao Eldorado, com 3,5 quilômetros de extensão.

A Saned informa ainda que há investimentos de R$ 7,3 milhões para ampliação e melhorias das redes de distribuição de água nas zonas Norte e Sul.

Sobre a coleta de esgoto, a autarquia informou que foram aplicados R$ 5,5 milhões para implantação de 20 quilômetros de novas redes.  Para ampliar o volume de esgoto tratado - de 13% para 63% -, serão implantados três coletores tronco. O Canhema, com 615 metros de extensão, Curral Grande, com 1,6 quilômetro e Monteiros (e afluentes), com 3,5  quilômetros. de comprimento.



fonte: Gislayne Jacinto - ABCD MAIOR

BNDES aprova R$ 193,2 milhões para oito municípios

RIO - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamentos no valor de R$ 193,2 milhões para apoiar a gestão pública em oito cidades: Belo Horizonte (MG), Diadema (SP), Mogi das Cruzes (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP), Serra (ES) e Vila Velha (ES).

As operações ocorrem no âmbito do Programa BNDES de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (BNDES PMAT). 

O financiamento do BNDES para Belo Horizonte é de R$ 90 milhões, que serão utilizados em ações de modernização da gestão pública com foco na redução da burocracia e melhoria dos processos internos e de relacionamento com o cidadão. 

No âmbito da linha PMAT, a cidade já possui três operações contratadas, no valor de R$ 36,5 milhões.

Em Diadema, o apoio financeiro será de R$ 12,9 milhões e vai promover a implantação da segunda fase do programa de modernização da administração e da gestão de setores sociais do município.


Em Mogi das Cruzes serão R$ 13,9 milhões para que a prefeitura dê continuidade ao processo de modernização da administração municipal e de aperfeiçoamento da gestão pública.

Na cidade de Santos, o BNDES vai financiar a segunda fase do Programa de Modernização da Administração Tributária, Geral e Patrimonial com R$ 13,5 milhões. Os recursos destinam-se à modernização da gestão e à capacitação de servidores públicos para melhorar a arrecadação dos tributos municipais e aprimorar os serviços públicos prestados aos cidadãos.

Em São Bernardo do Campo, o banco de fomento financiará com R$ 23 milhões a implantação da segunda fase do programa de modernização da administração e gestão de setores sociais do município.

Em São José do Rio Preto, o BNDES financia a implantação da segunda fase do Programa de Modernização da Administração Municipal. O valor do apoio é de R$ 15 milhões. O principal objetivo é aperfeiçoar a arrecadação dos tributos municipais, com eficiência e justiça social. São José do Rio Preto já teve uma operação de R$ 5,7 milhões na linha PMAT, para incrementar a arrecadação municipal e melhorar a qualidade do gasto público da cidade.

Na capixaba Serra, a modernização da administração tributária e geral do município terá financiamento de R$ 10 milhões do BNDES. Os investimentos serão destinados à tecnologia da informação e capacitação de recursos humanos, além de outros itens.

Em Vila Velha, município mais populoso do Espírito Santo, o financiamento será de R$ 14,9 milhões. Os recursos serão investidos em tecnologia da informação, capacitação de recursos humanos, melhoria das estruturas de apoio à fiscalização e adequação da infraestrutura de trabalho da administração municipal.

fonte: Rafael Rosas - Valor OnLine

2 de dez. de 2011

Hoje é o aniversário de Anita Malfatti

O FAROL


Hoje é o aniversário de Anita Malfatti. Oportunidade para comprar o livro em que a Callis Editora revela a infância dessa artista que é considerada a primeira representante do Modernismo. A autoria é de Carla Caruso, com ilustrações de Ângelo Bonito. Preço: R$ 21. Anita Malfatti viveu em Diadema, no tempo da Vila Conceição.


fonte: MEMÓRIA - DGABC

30 de nov. de 2011

NOVA CLASSE MÉDIA É MAIORIA NA REGIÃO


Dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que a nova classe média, ou classe C, é formada por 473 mil famílias do ABCD, o que representa 60% da população da Região. De acordo com o índice da Fundação Getúlio Vargas, cada núcleo possui renda mensal entre R$ 1.126 e R$ 4.854. A pesquisa considera família a união de todos que moram em um mesmo domicílio.


Esse indicativo regional aponta que, mesmo seguindo uma tendência, a nova classe média não somente é maior do que as demais faixas de renda (E, D, B e A), mas é também mais alta que os índices nacionais. Até 2010, 93 milhões de brasileiros estavam inseridos na nova classe média, representando, portanto, 52% da população.


O IBGE possui também dados sobre a renda da população em 2000, mas esses índices não podem ser usados como comparativos às atuais informações, porque o instituto modificou a metodologia que classifica as faixas de renda.


Para Vitor Emmanuel Ferraz, professor de ciências sociais e políticas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), essa imensa classe média está inserida em um contexto de transformações sociais e econômicas do País na última década.


“Um ponto em comum dos países democráticos é ter uma larga e consolidada classe média. Esses dados têm a ver não apenas com o nosso desenvolvimento econômico, mas também com o nosso desenvolvimento, a nossa evolução política”, disse o professor.


ABCD - Entre as cidades da Região, os indicativos oscilam pouco. Todos os municípios têm a classe C como mais da metade da sua população. Ribeirão Pires tem, proporcionalmente, a maior classe média, com 61,5%, que representa 20.844 famílias. Logo na sequência, Mauá aparece com 60,7% da população inserida na nova classe média (76.194 famílias). Em números absolutos, São Bernardo é quem possui o maior número de núcleos familiares ganhando entre R$ 1.126 e R$ 4.854. São 141.613, ou seja, 59% da população.


O marceneiro Washington Fernando Gonçalves, 32 anos, que vive em São Bernardo há mais de 20 anos e trabalha fabricando móveis e estruturas de madeira desde a infância, galgou nos últimos anos espaço nessa nova classe média. De empregado, Gonçalves passou a chefe e, por meio de cursos profissionalizantes, pôde aproveitar a boa fase do setor imobiliário e virar empresário.


Microempresário - “Hoje, nunca fico sem encomenda. A quantidade de prédios novos que eu atendo é imensa; já até parei de contar. Posso pagar escola para as crianças, dar conforto, viajar nas férias, coisa que pouco tempo atrás era impensável. Antes era um serviço ali, outro aqui. Eu só sei ser marceneiro. E agora sou marceneiro e microempresário”, afirma.


O novo poder de consumo que o marceneiro se refere é um dos critérios que fez com que os institutos e o governo federal incluíssem mais famílias na classe. Para o economista Sandro Renato Maskio, da Universidade Metodista e da Universidade de São Paulo (USP), o aumento real de salário e os programas de distribuição de renda foram fundamentais para solidificar a classe C.


“Havia a discussão se não seria o correto colocar uma família como classe média àquela que tinha como renda mensal a partir de quatro salários mínimos (R$ 2.180). Isso não foi considerado porque ficou entendido que a partir de três salários mínimos a família podia ter condições de morar, de se alimentar e teria acesso a bens de consumo básico”, afirmou o economista.

O tamanho da nova classe média no ABCD
                CIDADE              
TOTAL DE DOMICÍLIOSCLASSE C (FAMÍLIAS)PERCENTUAL
Diadema117.34467.97357,9%
Mauá125.34876.19460,7%
Ribeirão Pires33.84420.84461,5%
Rio Grande13.1917.35155,7%
Santo André215.617130.10160,3%
São Bernardo239.174141.61359%
São Caetano50.49228.55056,5%


fonte: Carol Scorce - ABCD MAIOR

27 de nov. de 2011

Garfield visita shopping Praça da Moça


O Garfield, gato mais charmoso e preguiçoso dos cinemas, é o tema de Natal do Shopping Praça da Moça, em Diadema.  A decoração traz  a  casa da Vila do Garfield, a casa cogumelo e o carro 3D do gato guloso. Além disso, tem pista de corrida e uma fonte de água natural.
Quem quiser ver e tirar uma foto com o felino e os ambientes interativos de perto pode ir ao shopping sábado (26) entre às 18h e 19h  e nos dias 30, 9, 11, 21, 23 e 24 de dezembro.  Sempre no mesmo horário.
Criação - Criado em 1978, Garfield foi batizado por seu criador, Jim Davis, em homenagem ao seu avô James Garfield Davis. A tirinha é uma das mais famosas em todo o mundo, publicada em 2.570 jornais. Também já ganhou especiais para televisão e filmes. O gato é sarcástico e seu prato favorito é lasanha. Adora televisão e café. Mas, assim como muita gente,  odeia segundas-feiras e dietas. Também já ganhou especiais para televisão e filmes.


Onde: Shopping Praça da Moça  (Rua Graciosa, Centro, tel.: 4057-8900),  Diadema.  Grátis.
fonte: Bruna Gonçalves - DGABC

Com promoções, shoppings do ABC querem aumentar vendas em até 22%


Os shoppings da região abriram a temporada de promoções de fim de ano, com o objetivo de atrair a clientela na data comercial mais importante do ano. Entre as ações estão o sorteio de carros importados e a troca de cupons por panetones e bichos de pelúcia.Com as campanhas, os empreendimentos esperam aumentar em até 22% as vendas na comparação com igual período do ano passado.
Entre os shoppings que apostam nas promoções do tipo “comprou, ganhou” estão o Praça da Moça, de Diadema, e o Mauá Plaza. No primeiro, os consumidores que gastarem R$ 160 em compras levam para casa, com mais R$ 6, pelúcia do personagem Garfield ou de seu amigo Odie.
O centro de compras de Mauá presenteia quem gastar R$ 200 ou mais em compras – exceção feita às operações realizadas no Extra – com uma lata customizada com panetone tradicional ou de chocolate, até o limite de quatro trocas estabelecido pelo regulamento da promoção.
“Esse é o terceiro Natal do Shopping Praça da Moça e nossas expectativas são boas devido ao excelente Natal de 2010 e ao ritmo de crescimento do empreendimento em 2011. Nossa previsão é de crescimento de cerca de 20% nas vendas e de 25% em público comparado ao mesmo período no ano passado”, disse Wilson Pelizaro, gerente geral do empreendimento. O Mauá Plaza, por sua vez, espera aumento de 28% no número de visitantes e incremento de 22% nas vendas em relação à data de 2010.
Sorteios.
O sorteio de prêmios com alto valor agregado também é usado como tática para atrair os consumidores. Prova disso é o sorteio de Fiat Freemont Precision e duas viagens para Natal (RN), a ser realizado pelo Shopping Grand Plaza, de Santo André. Para participar, os clientes devem fazer compras no valor mínimo de R$ 250. Mediante cadastro, preenchem cupom e respondem a uma pergunta. A promoção é válida até 30 de dezembro e os prêmios serão sorteados no dia 2 de janeiro de 2012.
Inaugurado no dia 10 de novembro, o ParkShopping São Caetano investiu R$ 3,5 milhões em ação que vai premiar oito clientes com veículos BMW X1 e o direito de usar gratuitamente o estacionamento do empreendimento por um ano (de 10 de fevereiro de 2012 a 10 de fevereiro de 2013).
Para concorrer, o cliente deve gastar R$ 350 em compras realizadas até 31 de dezembro e garantir a troca das notas por um cupom. Serão sete sorteios, que vão até 6 de janeiro.
fonte:  MARCELO MELO - diário regional

Diadema aprova área para expansão da Tintas Universo


A Câmara de Diadema aprovou ontem (25) em definitivo a liberação de terreno na Vila Nogueira para expansão da empresa Tintas Universo e Vernizes. Em sessão extraordinária, os vereadores deram aval para a liberação do terreno vizinho à companhia, antes considerado de preservação ambiental.
A área, de propriedade da Tintas Universo, já não registrava a existência de vegetação nativa desde a década de 70. De acordo com os parlamentares, a alteração no Plano Diretor foi resultado de negociação entre a indústria e o governo. “Agora, a empresa poderá executar o plano de expansão no terreno que estava sem utilização industrial”, afirmou o presidente da Câmara, Laércio Soares (PCdoB). A área abriga um kartódromo.
Outro projeto aprovado em definitivo e que foi alvo de polêmica é o que prevê alterações no Cadastramento Municipal de População de Baixa Renda em Diadema. Durante reunião no Legislativo, a vereadora Irene dos Santos (PT) ressaltou incoerências no texto, que passou com 16 votos favoráveis e apenas um contra. O projeto pretende facilitar o acesso a programas de moradia popular para famílias que ganhem acima de três salários mínimos. No entanto, mantém os pré-requisitos para famílias com renda inferior.
“O projeto é absurdo e, por isso, votei contrariamente. Além de ampliar a faixa de beneficiários do (programa federal) Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda até dez salários mínimos, agora vão dar bônus, como não comprovar residência em Diadema”, argumentou Irene. Segundo a vereadora, a medida é uma manobra do governo para garantir o interesse das construtoras de trazer empreendimentos para Diadema. Os movimentos de moradia da cidade não se manifestaram sobre o assunto.
 fonte: NICOLE BRIONES - Diário regional

26 de nov. de 2011

Yogoberry em Diadema


A Yogoberry está em pleno processo de expansão em São Paulo e se prepara para inaugurar sua 37ª unidade no estado. Com unidades nos principais shoppings paulistas, a rede de frozen de iogurte vai inaugurar suas unidades de Diadema e São Bernardo do Campo ainda este ano. Para 2012, a previsão de crescimento é de 30% e a rede deve se expandir ainda mais para as regiões Norte e Nordeste. Para Marcelo Bae, diretor comercial, o principal desafio da marca carioca é a diferença entre os públicos do Rio e de São Paulo.

“Enquanto o público carioca é marcado pela grande mistura por causa da força do turismo e das belas paisagens, os paulistas têm hábitos diferentes. Isso faz com que a maioria das lojas em São Paulo se localizem em shoppings. “ – Completa Marcelo.[www.yogoberry.com.br].

fonte: Fator Brasil

25 de nov. de 2011

Diadema implanta novo sistema de transporte público: frota 100% 0 km e adaptada entra em operação dia 26


Diadema (SP) – A partir deste sábado, 26 de novembro, o transporte coletivo de Diadema, cidade da região metropolitana de São Paulo, entrará numa nova e histórica fase: todos os 194 ônibus da frota municipal serão zero quilômetro e adaptados ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida, fato inédito no Brasil, segundo a ANTT – Agência Nacional de Transportes   Terrestres. Para celebrar a boa nova, a Prefeitura preparou uma surpresa: o Dia da Catraca Livre, no domingo, dia 27. Ou seja, nesse dia os usuários não pagarão passagem.

O prefeito de Diadema fará a apresentação da nova frota nesta sexta-feira, 25, às 14h, durante o 1º Congresso da Cidade, que acontece de 24 a 26 de novembro, no Teatro Clara Nunes. Nessa data, os participantes terão a oportunidade de conhecer detalhes do processo de concessão das linhas da ETCD – Empresa de Transporte Coletivo de Diadema, iniciado em 2010, e que resultou na renovação e modernização total da frota.

Encerrada em junho deste ano, a licitação teve como vencedora a empresa Benfica – Transportadora Turística, que passará a operar oito linhas de ônibus, o que representa 40% do total. Os outros 60%, que já eram operados pela Viação Imigrantes, passam agora para a empresa Metropolitana, que adquiriu o direito de operar as linhas sob a condição de renovar toda a frota.

Benefícios – Além de contar com ônibus mais modernos, confortáveis e acessíveis, a população de Diadema também terá outros benefícios no transporte público. Um deles é a segurança, já que os veículos estarão equipados com câmeras, que ajudam a inibir roubos e outras formas de vandalismo.

Outra novidade está relacionada à tecnologia embarcada nos veículos. O monitoramento operacional será feito através de equipamentos GPS (Sistema Global de Posicionamento por Satélite), instalados nos ônibus, e da Central de Monitoramento.

O objetivo dessa estrutura é visualizar em tempo real a operação dos ônibus em cada linha, oferecendo dados e informações que servirão para fiscalizar o cumprimento de horários e os eventos que podem interferir na programação da viagem dos ônibus, como desvios de rota, tempo de parada, pontualidade, excesso de velocidade, queima de parada, entre outros.

Modelos – Os novos ônibus estão distribuídos em três modelos: o Midi, com 32 lugares; o Padrão, com 46 lugares; e o Micro, com 20 lugares. Este último será utilizado em apenas duas linhas: a 14P (Jd. Gazuza/Terminal Piraporinha) e a 16P (Jd. Arco-Íris/Piraporinha). Isso por conta da largura das vias por onde eles trafegam.

Atendi – A nova frota inclui mais um veículo adaptado para o transporte de pessoas com necessidades especiais, que será somado aos dois já existentes. Trata-se do Serviço de Atendimento Especial de Diadema, o Atendi, modalidade de transporte gratuito, porta a porta, destinado às pessoas com deficiência física severa, com alto grau de dependência, impossibilitadas de usar outros meios de transporte público e que necessitem de atendimento em instituições de Saúde.

Bilhetagem eletrônica e integração temporal - As novidades no setor de transportes não param por aí. Além de ser o único município brasileiro com frota municipal totalmente zero quilômetro e 100% adaptada, a cidade passará a contar, a partir de janeiro de 2012, com painéis eletrônicos que mostrarão o tempo de espera nos terminais, itinerários e horários.

Também a partir de janeiro a Secretaria de Transportes promoverá um grande debate com a sociedade, com o intuito de readequar as linhas e horários dos ônibus, para melhorar o atendimento, eliminar defasagens e diminuir o tempo de espera nos pontos.

Bilhetagem eletrônica – A inovação do transporte local passa também pela ampliação do sistema de bilhetagem eletrônica, que começou a ser implantado no segundo semestre de 2008.

Todas as modalidades do Bilhete Eletrônico serão operadas através de uma Central de Atendimento que será instalada no centro da cidade. Serão criadas novas modalidades de bilhetes, que irão proporcionar aos usuários múltiplas vantagens, como maior segurança, agilidade e praticidade, entre outras.

Integração temporal – Todo esse processo estará preparando o sistema para a implantação da integração temporal, que deve entrar em vigor a partir de março de 2012. Com a integração temporal os usuários poderão descer do ônibus e voltar a utilizá-lo sem precisar pagar uma nova passagem, dentro do período de 45 minutos.

Este benefício permitirá aos usuários a integração em qualquer parada de ônibus e não mais somente nos dois grandes terminais da cidade. Nos pontos onde há maior cruzamento de linhas – e, portanto, um número maior de usuários realizando a integração – serão construídas ECOs  (Estações de Conexão). Ao todo, serão 14 lugares estratégicos, espalhados pelo Município, que terão pontos maiores, com abrigos, piso tátil e sinalização especiais, fatores que darão maior conforto ao usuário e permitirão a integração com segurança.

A partir de março também serão instalados 50 abrigos, no mesmo padrão dos 80 que já foram instalados ao longo dos últimos meses. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada e que prevê implantação, conservação e manutenção dos abrigos.




fonte: Maria Helena Domingues - P. M. D.

24 de nov. de 2011

Diadema implanta novo sistema de transporte público


Nova frota de ônibus em Diadema / Foto: Mauro Pedroso


A partir deste sábado, 26 de novembro, o transporte coletivo de Diadema entrará em uma nova fase. Todos os 194 ônibus da frota municipal serão zero quilômetro e adaptados ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida. Para marcar a data a Prefeitura escolheu o domingo (27) para ser o Dia da Catraca Livre, ou seja, nesse dia os usuários não pagarão passagem.
O prefeito de Diadema, Mário Reali, fará a apresentação da nova frota nesta sexta-feira, 25, às 14h, durante o 1º Congresso da Cidade, que acontece de 24 a 26 de novembro, no Teatro Clara Nunes. Nessa data, os participantes terão a oportunidade de conhecer detalhes do processo de concessão das linhas da ETCD – Empresa de Transporte Coletivo de Diadema, iniciado em 2010, e que resultou na renovação e modernização total na frota.
Além de contar com ônibus mais modernos, confortáveis e acessíveis, a população de Diadema também terá outros benefícios no transporte público. Um deles é a segurança, já que os veículos estarão equipados com câmeras, que ajudam a inibir roubos e outras formas de vandalismo. Outra novidade está relacionada à tecnologia embarcada nos veículos. O monitoramento operacional será feito através de equipamentos GPS (Sistema Global de Posicionamento por Satélite), instalados nos ônibus, e da Central de Monitoramento. O objetivo dessa estrutura é visualizar em tempo real a operação dos ônibus em cada linha, oferecendo dados e informações que servirão para fiscalizar o cumprimento de horários e os eventos que podem interferir na programação da viagem dos ônibus, como desvios de rota, tempo de parada, pontualidade, excesso de velocidade, queima de parada, entre outros.
A nova frota inclui mais um veículo adaptado para o transporte de pessoas com necessidades especiais, que será somado aos dois já existentes. Trata-se do Serviço de Atendimento Especial de Diadema, o Atendi, modalidade de transporte gratuito, porta a porta, destinado às pessoas com deficiência física severa, com alto grau de dependência, impossibilitadas de usar outros meios de transporte público e que necessitem de atendimento em instituições de Saúde.
Encerrada em junho deste ano, a licitação teve como vencedora a empresa Benfica – Transportadora Turística, que passará a operar oito linhas de ônibus, o que representa 40% do total. Os outros 60%, que já eram operados pela Viação Imigrantes, passam agora para a empresa Metropolitana, que adquiriu o direito de operar as linhas sob a condição de renovar toda a frota.
Painéis mostrarão tempo de espera por ônibus
Além de ser o único município brasileiro com frota municipal totalmente zero quilômetro e 100% adaptada, Diadema passará a contar, a partir de janeiro de 2012, com painéis eletrônicos que mostrarão o tempo de espera nos terminais, itinerários e horários. Também a partir de janeiro a Secretaria de Transportes promoverá um grande debate com a sociedade, com o intuito de readequar as linhas e horários dos ônibus, para melhorar o atendimento, eliminar defasagens e diminuir o tempo de espera nos pontos.