19 de jan. de 2019

Prefeitura de Diadema moderniza estacionamento rotativo e amplia vagas

Com novo modelo, vagas serão ampliadas, totalizando 2500 em diversos bairros do município. Foto: Thiago Benedetti/PMS


Diadema contará com novo sistema de estacionamento rotativo a partir de 11 de fevereiro, o aplicativo Fácil Estacionar para plataformas Android e iOS, no qual os usuários poderão adquirir créditos e emitir seu tíquete digital para o período que deseja estacionar. A empresa AutoPhone, que venceu o processo de concorrência pública, será res­ponsável pela gestão do novo sistema de estacionamento. O aplicativo Fácil Estacionar já é utilizado nas cidades de São Caetano, Uberlândia e Salvador e também está sendo instalado em São Paulo. Com isso, o usuário poderá, com um único aplicativo, escolher as cidades disponíveis para estacionar.
“Estamos modernizando o sistema de estacionamento rotativo de Diadema, facilitando a compra para o usuário, que poderá adquirir o período fracionado pelo aplicativo para celular ou nos pontos de venda, que serão instalados no comércio local em substituição aos atuais parquímetros. Nesse caso, o pagamento poderá ser feito em dinheiro, cartão de crédito ou débito. Além disso, esse novo modelo vai nos permitir maior fiscalização e monitoramento das regiões com maior procura por vagas de estacionamento”, destacou o prefeito Lauro Michels (PV).
Para utilizar o novo sistema, o usuário deverá baixar o aplicativo Fácil Estacionar em seu celular e efetuar cadastro, que inclui a placa do veículo e o número do seu celular. Os créditos são comprados via cartão de crédito ou débito no próprio aplicativo ou nos pontos de venda. Outra opção é a compra do tíquete nos pontos de venda autorizados ou com os monitores da Concessionária, informando o número da placa do veículo e o período que deseja estacionar.
Quando o período de estacionamento adquirido estiver próximo do vencimento, o aplicativo envia uma mensagem avisando do término de validade do estacionamento ao usuário para permitir que possa adquirir mais tempo e renovar o período de estacionamento, até o período máximo de 2 horas. O aplicativo assume o período de 5 minutos, antes do vencimento, para emitir o aviso, porém este tempo poderá ser customizado pelo usuário.
Em caso de não renovação do período de estacionamento, antes da multa, será emitida uma Tarifa de Pós Utilização no valor de R$ 20, a qual deverá ser paga em até 24 horas da notificação. Se a taxa não for paga nesse período o motorista será notificado nos termos da Lei 9503/1997.
VAGAS DISPONÍVEIS
O Fácil Estacionar vai possibilitar que o usuário localize a vaga mais próxima disponí­vel para estacionar, além disso, será possível denunciar vagas ocupadas irregularmente, co­mo nos casos das destinadas a idosos e cadeirantes.
“O usuário vai nos ajudar a fiscalizar e vai poder denunciar anonimamente, via aplicativo, as vagas que estão sendo ocupadas de maneira errada. Isso vai nos ajudar na fiscalização e a coibir esse tipo de ação”, destacou o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves.
Para que as pessoas se adequem ao novo sistema rotativo, a prefeitura fará na primeira semana ação educativa a fim de instruir os usuários do estacionamento rotativo. Após esse prazo serão aplicadas as penalidades. Os parquímetros continuarão funcionando até que o novo sistema seja implementado completamente.
Com o novo modelo de rotativo, a cidade vai passar de 1300 para 2500 vagas no período de 12 meses. Além do Centro que já tem esse sistema, os bairros Campanário, Canhema, Serraria, Vila Nogueira, Élida, Piraporinha e Eldorado passarão a ter rotativo nos seus centros comerciais. As instalações das novas vagas serão feitas por lote e devem começar pelaVila Nogueira, Serraria e Eldorado.
“Estamos ampliando as vagas para os demais centros comerciais da nossa cidade. Isso vai impulsionar as vendas e ajudar os comerciantes desses bairros, uma vez que o consumidor prefere locais com estacionamento”, disse o prefeito.
fonte: Diário Regional

Nenhum comentário: