25 de dez. de 2016

História da Uniquímica no Brasil ganha livro sobre 42 anos de Brasil


Dando continuidade à comemoração de mais um aniversário, a Uniquímica, empresa especializada em nutrição animal, com sede em Diadema (SP), lançou o livro “Inovando e Aprendendo”, publicação que trata da história da organização fundada por Hiroshi Katayama, médico veterinário graduado na Universidade de São Paulo (USP), filho de imigrantes japoneses da região de Mie, a “Ilha das Pérolas”, que chegaram ao Brasil na virada do século passado. A obra traz diversas histórias contadas diretamente pelos fundadores e colaboradores, além de participações especiais de ex-funcionários, representantes, clientes e amigos. O objetivo da Uniquímica é mostrar sua trajetória, as aspirações, os sonhos e as inovações que foram se concretizando durante mais de quatro décadas de trabalho, inovação e investimentos em tecnologia dentro da cadeia de produção de proteína animal do Brasil.
Hiroshi Katayama nasceu em Pereira Barreto, noroeste paulista, graduou-se na USP e permaneceu dois anos nos Estados Unidos, onde estudou na Universidade do Estado de Iowa e fez estágio em diversas empresas avícolas. Voltou ao Brasil para atuar no Grupo Ito, onde se destacou por ajudar na implantação das caixas de ovos de papelão sem retorno, ser a primeira empresa a colocar a marca em estojos de uma dúzia de unidades e fazer da Ito a primeira granja com um milhão de aves no país. Em 1974, fundou a Comércio e Indústria Uniquímica Ltda, ao lado dos sócios Iwao Ito, Grupo Ito e quatro companhias japonesas: Sankyo, Nippon Kayaku, Meiji Seika e Banyu. A primeira sede foi na Vila Nova Conceição, na capital paulista. Inicialmente, a empresa importava equipamentos médicos cirúrgicos e odontológicos. Mais tarde, começou a importar ingredientes voltados à nutrição animal e também a desenvolver as próprias formulações. Em 1980, surgiu em Diadema a moderna fábrica de Premix. Em 1992, Hiroshi Katayama saiu da presidência do Grupo Ito e assumiu a Uniquímica. O empreendedor morreu em fevereiro de 2011.
O livro “Inovando e Aprendendo” é uma realização do Instituto Biográfico do Brasil, foi escrito pelo jornalista Michel Chelala Siqueira e lançado também para fortalecer os valores mais valorizados pela Uniquímica, como inovação, gratidão e respeito a todos que trilharam com ela esse caminho, garantindo a tradição na qualidade em tudo o que produz. E ainda para mostrar todo o comprometimento da direção em treinar, preparar e atuar ao lado dos colaboradores, promovendo convenção de vendas, distribuição de prêmios, cursos de capacitação, viagens de atualização, além de destacar a importância do trabalhar com inúmeros profissionais do mais alto gabarito, simbolizados, por exemplo, na figura do Doutor Clodoaldo Moretti, um dos maiores nomes da Avicultura mundial.
Também receberam um espaço especial na obra a interação com as universidades brasileiras, os projetos de responsabilidade social e o lançamento de produtos revolucionários na história da produção de proteína animal brasileira, como a Kanamicina e a Colistina, soluções que se firmaram como referência na Nutrição de Qualidade nas Granjas. Atualmente, o portfólio da Uniquímica é composto de produtos como Lipocel, Endopower, Casporin, Genophos, UNisorb, entre outros, além de ofertar diversos produtos veterinários. O livro explica porque a empresa foi pioneira ao incluir o Ômega 3 na nutrição de aves e apresentar ao mercado os ovos Pufa, alimento fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares e promotor de saúde para recém-nascidos e gestantes. Também reforçando a posição de excelência da Uniquímica como fornecedor de produtos de altíssima qualidade em Premix, Núcleos / Concentrados e Nutrição de Suínos.
São mais de 40 anos desenvolvendo uma completa linha nutricional e de aditivos, como complexos enzimáticos e probióticos para todas as fases de produção de aves e suínos, além de contar com produtos para a saúde animal. Atualmente, a Uniquímica contribui com o agronegócio em diversos países da América Latina, sendo reconhecida como uma empresa qualificada pela oferta de soluções tecnológicas e prestações de serviço com grande tradição e consolidação no mercado. Neste caminho, em agosto passado, a Uniquímica inaugurou sua primeira filial, localizada estrategicamente em Garça (SP), cidade próxima ao importante polo produtivo de ovos, em Bastos, para suprir a necessidade de um rápido atendimento ao produtor da região. É um centro de inovação e negociação, onde não somente haverá treinamento técnico para a equipe e os clientes, mas a promoção de encontros focados na criação e desenvolvimento de negócios. Alex Katayama, Diretor Presidente da Uniquímica, aponta que a diferença da empresa dentro do mercado está num fator que já foi apontado pelo seu pai, Hiroshi Katayama: "Ele dizia que temos a missão diária de hoje ser melhor do que ontem, sempre. Este é um dos pilares da Uniquímica para procurar seu desenvolvimento", reforçou.
Em 2017, a Uniquímica vai apresentar grandes inovações a todos os seus clientes, como o programa Soluções Uniquímica. Esse programa oferecerá aos produtores consultorias em implementação e gestão de qualidade, seja em fábrica de rações com o BPF (Boas Práticas de Fabricação) ou no manejo da granja com o BPP (Boas Práticas de Produção), assim como a prestação de serviços do Laboratório Móvel Uniquímica, que oferece um diagnóstico do processo produtivo, auxiliando na minimização das perdas. “A inauguração é um sonho que realizamos em conjunto com a equipe e também com nossos parceiros comerciais”, resumiu Alex Katayama. Um momento que só reforça a energia transmitida pelo pioneiro Hiroshi Katayama sempre que se dirigia aos seus parceiros, colegas e colaboradores. “É uma satisfação muito grande que toda a nossa equipe esteja conjuminada num só espírito. Acredito que este espírito de equipe é que realmente leve as coisas para frente”. Parabéns a Uniquímica por todas essas conquistas.
Fonte: Revista Ave e Revista Pork

Nenhum comentário: