18 de set. de 2014

Diadema adota app de ônibus CittaMobi

Alarme avisa ao usuário sobre a hora de descer do ônibus. Foto: Syda Productions/Shutterstock.com

Diadema, cidade de 386 mil habitantes na Grande São Paulo, acaba de implantar o CittaMobi, aplicativo gratuito para passageiros de ônibus que informa horários das linhas e localização dos pontos. Desenvolvido pela Cittati Tecnologia, o CittaMobi informa também linhas disponíveis nos pontos, duração do percurso e localização dos ônibus no percurso escolhido.
A solução ainda possibilita que o usuário crie um alarme para ser avisado sobre o momento de descer do ônibus quando estiver chegando em seu ponto.
As informações do CittaMobi chegam ao aplicativo através de dados coletados em aparelhos GPS instalados nos ônibus que são processados de forma inteligente. 
“Com isso consegue-se uma boa precisão da chegada dos ônibus, sendo que pode haver uma diferença de no máximo um minuto do previsto”, afirma Ramon Canales, gerente de produto da Cittati Tecnologia.
A implantação do CittaMobi faz parte do "Cadê o Busão?", nome escolhido por votação popular de um novo programa da Prefeitura de Diadema em conjunto com as empresas de ônibus urbanos Mobibrasil e Benfica. 
O CittaMobi Acessibilidade, versão específica do CittaMobi para pessoas cegas ou com deficiência visual, também passa a estar disponível para a cidade.
Na entrada principal do Shopping Praça da Moça, Diadema, quatro painéis também informam as linhas e os horários dos ônibus do ponto situado em frente ao centro de compras.
Canales explica que é possível localizar no mapa pontos distantes de onde o usuário se encontra, o que facilita, desta forma, programar-se com o objetivo de se evitar esperas prolongadas nas paradas. 
No mapa do aplicativo, os pontos indicam as linhas que pertencem a cada parada, e adicionalmente o usuário pode acompanhar a duração de sua viagem após embarcar no ônibus.
O usuário também pode colaborar ao indicar no próprio aplicativo paradas de ônibus que não estão funcionando em função de algum desvio de trânsito, ou a transferência definitiva para um novo local.
Para se obter o aplicativo, é possível fazer download na Play Store ou na Apple Store. No desktop, o CittaMobi para Diadema também pode ser acessado.
O CittaMobi foi lançado em fevereiro passado em Recife. Em maio, a capital de Pernambuco lançou o CittaMobi Acessibilidade. Há cerca de dois meses, São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo, também passou a oferecer o CittaMobi para a população. 
Ribeirão Preto, uma das maiores cidades do interior paulista, também aderiu ao CittaMobi. A versão Acessibilidade também está disponível para a população dessas cidades.
Mais quatro outras cidades oferecem o CittaMobi e CittaMobi Acessibilidade a usuários de ônibus urbanos: Colatina, no Espírito Santo; Rio Branco, no Acre; Santa Rita, na Paraíba e Rio Grande, no Rio Grande do Sul. 
O aplicativo conta com cerca de 240 mil downloads.
A Cittati Tecnologia tem sede em São Paulo e filial no Recife. Dedica-se a desenvolver soluções de tecnologia para a mobilidade urbana e conta com aproximadamente 70 funcionários.
fonte: Júlia MerkerBaguete Jornalismo Digital 

Nenhum comentário: