5 de ago. de 2014

Diadema planeja construção de parque


Com o intuito de revitalizar a região do bairro Eldorado, a Prefeitura de Diadema planeja construir no local um parque linear às margens da Represa Billings. Segundo a administração municipal, o projeto executivo está em fase de elaboração, mas a proposta já teve a anuência da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), responsável pela área do manancial. Ainda não há previsão para início das obras, mas a expectativa é de entregar o espaço até 2016.
Após a conclusão do planejamento, o documento será encaminhado à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para obtenção das licenças ambientais. 
A área, que terá em torno de 30 mil m², será uma extensão do Parque Ecológico Fernando Vitor de Araújo Alves, também no bairro Eldorado, e chegará até o local onde funciona a Rede Cultural Beija Flor, na Estrada Pedreira Alvarenga.

O diretor de Paisagem Urbana da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, David Gonçalves Moreira, comenta alguns pontos que já estão definidos no projeto. “Queremos implantar o parque com passarela suspensa, para evitar impacto no solo. Ao longo dessa passagem, que terá cerca de 1.000 metros de extensão, haverá ponto de descanso com bancos, sendo locais ideais para observação da fauna e vegetação. Também haverá espaço para as crianças, além de duas quadras de areia”. O investimento para a obra é estimado em R$ 4 milhões. Parte do recurso será municipal. Para complementar o valor, a Prefeitura busca parceria com o Fundo de Interesses Difusos, da Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania.
O parque diademense seguirá moldes de alguns existentes em outras cidades. “Visitamos o Parque Ecológico da Guarapiranga (na Zona Sul de São Paulo) e o Cidade de Toronto (em Pirituba, também na Capital), que têm as mesma características do que nós queremos implantar”.
Segundo o diretor, a conclusão do projeto é demorada devido à complexidade do local. “Requer muito cuidado por se tratar de um parque a ser implantado no braço da represa”, fala ele, que completa: “A ideia é que as pessoas se conscientizem da importância da água. É um projeto muito rico, não só para Diadema, mas para toda a região.” 
fonte: Vanessa de Oliveira -  Diário do Grande ABC


Nenhum comentário: