20 de ago. de 2013

Futuros moradores visitam Empreendimento Gema


A Secretaria de Habitação de Diadema promoveu na manhã do sábado, dia 17 de agosto, a visitação dos apartamentos do Empreendimento Habitacional Gema, no bairro Campanário, para seus futuros moradores. Na ocasião, eles puderam acompanhar o andamento das obras no local e conhecer o lugar onde passarão a morar em breve. O evento teve como objetivo proporcionar às famílias, que já escolheram seus apartamentos, ter uma dimensão espacial e física de suas futuras habitações. As obras estão em fase de acabamento.


Os futuros moradores, ao chegarem ao local, observavam o mapa com cores que indicavam a localização dos apartamentos no empreendimento, de acordo com o tipo de apartamento escolhido (pelo tamanho da família ou origem da demanda – no caso, Associação dos Sem Teto do Taboão ou famílias retiradas das áreas de risco). Técnicos da secretaria também colocaram uma planta do pavimento térreo dos apartamentos e um memorial descritivo com as características técnicas do imóvel.


Expectativa – As irmãs Josilene Gomes, 26, e Tereza Cristina Gomes da Silva, 47, não veem a hora de fazerem a mudança para o Empreendimento Gema. “Nosso desejo é mudar o quanto antes para cá”, afirma Tereza. No Empreendimento Gema, Tereza morará em um apartamento e Josilene em outro com seu marido, Luciano Germano, 26, e seus três filhos.


As duas moravam no Núcleo Habitacional do Jardim Santa Cruz, também na região Norte, uma área de risco entre Diadema e São Bernardo do Campo. “Em 22 de dezembro de 2008 uma forte chuva inundou a casa onde morávamos e perdemos tudo”, diz Josilene.


Na ocasião, técnicos da Defesa Civil entenderam que o local onde habitavam era área de risco, e as encaminharam para o Programa Bolsa Aluguel da Prefeitura. “O Programa nos ajudou, pois pudemos ter um lugar para morar novamente. A Prefeitura nunca atrasou o dinheiro para o pagamento do aluguel do imóvel”, ressalta Josilene.


Na visita Tereza já fazia planos para o futuro. Ela mediu, de forma improvisada (com as palmas das mãos), cada cômodo, já pensando na disposição dos futuros móveis para o seu lar.


Empreendimento Habitacional Gema


O Empreendimento Habitacional Gema atenderá 232 famílias, das quais 132 vindas da demanda da Associação dos Sem Teto Taboão e outras 100 por demanda de áreas de risco indicadas pela Secretaria.


Em fase de acabamento, o projeto de construção de 232 apartamentos de 42 m², divididos em 20 blocos de cinco pavimentos, é o primeiro no âmbito do Programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida (MCMV) que está sendo concluído em Diadema.


O empreendimento, destinado a famílias na faixa de renda de zero a três salários, por meio do FAR – Prefeitura (Fundo de Arrendamento Residencial) contou com investimento de cerca de R$ 13,6 milhões.


Os novos moradores são famílias desabrigadas de áreas de risco, insalubres e famílias residentes que se inscreveram e passaram por processo seletivo, que estabeleceu critérios como renda familiar, mulheres responsáveis pela unidade familiar e tempo de moradia na cidade, entre outros.


O Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades (MCMV-E) foi criado pelo Governo Federal, em 2009, com objetivo de tornar a moradia acessível às famílias organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associações e demais entidades privadas sem fins lucrativos.

fonte: Heitor Bisi - P.M.D.

Nenhum comentário: