13 de fev. de 2013

Diadema quer atrair empresas tecnológicas


O parque industrial de Diadema é conhecido, há tempos, como um dos braços fortes do setor no Grande ABC. De 2008 para cá, a indústria da construção percebeu que a cidade tinha demanda reprimida por imóveis residenciais e comerciais, e iniciou corrida para erguer empreendimentos no município. Agora, é a vez do setor de alta tecnologia aproveitar as qualidades da nova menina dos olhos da região.
Na semana passada, a empresa holandesa SIM Industries inaugurou em Diadema o seu primeiro centro de treinamento de pilotos no País. Segundo o diretor operacional, Paul Livingston, vários motivos contribuíram para a escolha da cidade, dentre eles a proximidade do município com a Capital, fator que teve grande relevância na decisão. "São apenas dez quilômetros de distância do aeroporto de Congonhas", destaca.
Outro ponto que reforçou a escolha foi a proximidade com as rodovias Anchieta e Imigrantes, principais vias de acesso ao Porto de Santos, um dos mais fortes canais de exportação do Brasil.
Livingston citou também que os galpões que encontraram se adequavam perfeitamente à demanda da empresa, que precisava instalar os seis simuladores - cada um avaliado em cerca de US$ 9 milhões -, para treinar pilotos de aeronaves. Além disso, segundo o diretor do centro de treinamento, João Dimas, está nos projetos da SIM criar um programa de aprendizagem e aperfeiçoamento de pilotos. "Mas não temos datas ainda."
ESPAÇO - Os galpões são do MBigucci Business Park Diadema. Segundo o construtor e proprietário do estabelecimento, Milton Bigucci, a inauguração do local ocorreu há pouco mais de um ano e metade dos 26 galpões já está alugada. Ele não revelou os valores, tendo em vista que isso depende da negociação com cada um dos interessados, mas fontes próximas contaram que a SIM pagará cerca de R$ 75 mil mensais pelos espaços alugados, que têm 1.000 metros quadrados cada e pé-direito de 12 metros.
A questão é que o interesse de outras empresas é um fato. Bigucci está animado com a demanda por galpões modernos e pensa em desenvolver mais centros de negócios na cidade.
Uma das empresas que prospectam  imóveis para instalar unidade em Diadema é a companhia de telecomunicação Net, revelaram fontes do município. Procurada, a empresa não quis se pronunciar sobre o assunto.
A administração pública municipal está confiante nesse cenário que está se desenhando. Prova disso foi a aprovação acelerada de todos os alvarás necessários para que a SIM instalasse sua unidade e também para que a companhia aérea Gol arrendasse dois simuladores, por dez anos, para treinar seus 1.560 pilotos e copilotos. Segundo o prefeito Lauro Michels (PV), todo o processo aconteceu em menos de seis meses.
O diretor do Departamento de Articulação e Desenvolvimento Empresarial da Prefeitura, Ramos de Oliveira, afirma que o Executivo municipal está de braços abertos para as empresas que se interessarem em instalar unidades na cidade.
"Vamos fazer o máximo possível para viabilizar esses projetos. Daremos prioridade para as aprovações de autorizações e alvarás. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai se esforçar para isso", garante Ramos. "Queremos que Diadema seja de todos, desde os operários até os técnicos mais qualificados", completa.
fonte: 

Pedro Souza 
Do Diário do Grande ABC

Nenhum comentário: