8 de jan. de 2012

Lancha é a grande novidade do mercado náutico

Com design italiano e capaz de atingir grandes velocidades, o Aguz 37 tem 11,5 metros de comprimento



Não são apenas os navios gigantes, como os de cruzeiros, que chamam a atenção do público. Uma lancha de 37 pés (11,5 metros de comprimento) feita em Diadema, no ABC Paulista, a 61 quilômetros do Porto de Santos, tem demonstrado que, quando existem conforto e qualidade, o tamanho pode ficar em segundo plano. Desenvolvido por um dos estaleiros mais novos do Brasil, o Aguz Marine, a Aguz 37 é a grande novidade do mercado náutico e tem atraído os olhares dos amantes de embarcações. 

Disponível recentemente para test-drive na Marina Supmar, em Guarujá, o barco faz sucesso entre aqueles que procuram comodidade, agilidade e segurança no mar. Compacto, ele pode ser um cenário aconchegante para um romântico passeio de casal. Bem distribuído, o Aguz se transforma no barco ideal para uma reunião entre amigos ou com a família. 

Durante o dia, ele comporta até 14 pessoas, que poderão desfrutar com tranquilidade dos seus espaços. Em pernoite, cabem seis, que ficarão bem acomodadas nos até três quartos que podem ser configurados, de acordo como desejo do comprador. A flexibilidade no número de camarotes está ligada à possibilidade de o cliente montar a lancha conforme suas preferências ou necessidades. “Ela é totalmente customizável. O cliente não terá que se adaptar a ela, será o contrário”, disse um dos proprietários da Aguz Marine, o diretor de Vendas, Marketing e Novos Negócios do estaleiro, Rogério Amadio, que acompanhou a equipe de A Tribuna no test-drive. 

Um dos diferenciais da embarcação, quando o assunto é customização, são as cores. Os interessados terão a chance de escolher entre mil opções, que podem ir do simples branco ao sofisticado dourado. Normalmente, as empresas nacionais liberam apenas quatro cores. O melhor é que as alterações não geram custos extras. O valor do Aguz 37 está entre R$ 680 mil e R$ 860 mil. 



Características Se alguns detalhes da lancha podem ser modificados, outras características são comuns emtodos os barcos da categoria: iluminação, design italiano, equilíbrio, agilidade e bom amortecimento. Na Aguz 37, é possível atingir 37 nós (66 km/h). Porém, no litoral, o máximo costuma ser 28 nós (50 km/h). Mesmo em alta velocidade,
os passageiros sentem-se plenamente seguros. 

A equipe de A Tribuna conferiu de perto o sistema de amortecimento da lancha. Ao navegar pela Baía de Santos a 28 nós, o barco não teve forte impacto sobre o mar e, por mais incrível que pareça, não espirrou água nos passageiros. 

“Além disso, ele faz curva como um jet ski e corta onda. Na Aguz, até o que não se vê é bem acabado”, afirmou Amadio. 

As vantagens da embarcação também foram destacadas por potenciais compradores que participaram dos test-drives, que duravam cerca de 40 minutos. “Ele navega e estabiliza muito bem. Tinham quase dez pessoas a bordo e não tivemos problemas”, afirmou o empresário de São Paulo Domenico Chiarella Neto, que prevê trocar seu atual barco por um Aguz 37. Ele estava acompanhado do filho de dez anos, que também pretende ter seu próprio barco no futuro. 

Outro que elogiou o Aguz foi Wilson Foz, apaixonado por barcos. “Como já tenho um barco mais lento, agora quero um mais rápido, para mergulho, sair com a família”, mencionou Foz, que chegou a pilotar a Aguz. O posto de pilotagem, feito em fibra de carbono, fica no centro da lancha, o que facilita a circulação no cockpit e o equilíbrio. 

A esposa de Wilson, Carla Soler, também aprovou a lancha. "Achei ela incrível, silenciosa, rápida e segura”, destacou Carla, que durante o teste, aproveitou todo o conforto do solário na área externa, outro destaque da Aguz. Na popa, o espaço comporta até quatro passageiros deitados confortavelmente. Há outro solário na proa. 

Benefícios  

Com tantos benefícios, a embarcação costuma agradar a todos os gostos e idades. “O primeiro comprador da Aguz tinha 80 anos. Ela é procurada por jovens que querem velocidade e por aqueles que pretendem sair com a família. Também costuma ser procurada pelos que já têm um barco grande e querem um menor”, explicou o diretor da Aguz Marine. 

Na linha do Aguz 37, Amadio planeja surpreender o público com outras duas lanchas, que serão lançadas a partir deste ano. As embarcações já estão, inclusive, com algumas unidades vendidas. “Estamos com dois barcos em projeto, um de 44 pés (13,4 metros) para 2013, que já tem duas vendidas, e outro de 28 pés (8,53 metros) para o final de 2012. Desse, já foram compradas três. Vão ter o mesmo DNA do atual”, garantiu. 



fonte: Lyne Santos - Jornal A Tribuna

Nenhum comentário: