28 de set. de 2011

Diadema terá 542 novas vagas em creches


Até o final do ano três novas creches disponibilizarão mais de 500 vagas para crianças de zero a quatro anos em Diadema. O investimento total para as obras é de cerca R$ 7,6 milhões e a primeira inaugurada será a José Rodrigues Pinto, na Vila Nogueira, que reabre nesta quinta-feira (29) com 192 vagas ao todo.
A secretária de Educação, Lúcia Couto, realizou nesta quarta-feira (28) a última vistoria na creche Lázara Silveira Pacheco, no bairro Campanário, que será inaugurada no sábado (1º) com um total de 180 vagas, oito salas de aula, três módulos de berçário e empregará cerca de 45 pessoas.
“As vagas dessa creche ajudarão a diminuir a lista de espera na região norte da cidade e será um passo para alcançar a meta de gerar 1,7 mil vagas até 2013”, afirma a secretária. O investimento na creche foi de R$ 2,3 milhões, sendo que 150 mil foram destinados a mobiliários. De acordo com a coordenadora da creche, Aparecida de Fátima Simão, os móveis são de altura proporcional aos pequenos porque a ideia é trabalhar a autonomia das crianças.
“São pequenos detalhes que mudam o conceito de socialização das crianças”, explica Aparecida. Outra novidade é que essa é a primeira creche do município com sistema de aquecimento solar. “O sistema ficará sobre a cozinha e a área do berçário. A ideia é que seja instalado também nas outras creches”, afirma o secretário de Serviços e Obras, Luiz Carlos Theophilo, que também participou da vistoria.
Tempo na escola aumentará
A terceira creche tem inauguração prevista para dezembro, no J ardim dos Eucaliptos, e disponilizará mais 170 vagas. Segundo a secretária, a construção de creches é apenas um dos desafios da atual gestão. “Queremos também organizar os espaços para aumentar o tempo das crianças nas escolas. A ideia é que o ano que vem todas as crianças permaneçam pelo menos quatro horas na escola”, explica Lúcia. Hoje algumas escolas do município têm o tempo máximo de 3,5 horas com as crianças. (Colaborou Carolina Neves)
fonte: REPÓRTER DIÁRIO

Nenhum comentário: