17 de out. de 2010

"Diadema, meio século em exposição”: Shopping Praça da Moça realiza exposição que conta a história da cidade


Shopping Praça da Moça realiza a mostra “Diadema, meio século em exposição”, que retrata, em 10 painéis com fotos históricas, o desenvolvimento urbano, econômico e social da jovem cidade, que completa 51 anos no próximo dia 8 de dezembro. A exposição acontece entre os dias 15 de outubro e 31 de dezembro de 2010, no piso Sucupira do empreendimento.
Estão destacadas na mostra fotos antigas e atuais de lugares que fazem parte do cotidiano dos diademenses, como a Praça da Moça, que dá nome ao Shopping. A exposição está instalada no piso do cinema e a programação visual dos painéis da mostra “Diadema, meio século em exposição” inova com um visual inspirado nos cartazes de filmes.
Wilson Pelizaro, Gerente Geral do Shopping Praça da Moça, declara: “Queremos brindar nossos frequentadores com uma homenagem a Diadema, cidade à qual estamos hoje perfeitamente integrados e da qual já nos sentimos parte da história”. E completa: “Agradecemos à Prefeitura Municipal de Diadema pela cessão de fotos do seu acervo, sem as quais a realização da Mostra não seria possível”.
Na avaliação do Prefeito de Diadema, Mário Reali, “a exposição organizada pelo Shopping Praça da Moça é uma grande oportunidade de a população tomar conhecimento da trajetória de sucesso do desenvolvimento do nosso município em uma iniciativa de grande envergadura”.
Sobre Diadema
Desde o início, o processo de ocupação de Diadema teve um fator fundamental: sua localização geográfica entre o litoral – Vila de São Vicente – e o planalto – Vila de São Paulo de Piratininga. Foi a existência de uma via de ligação entre São Bernardo do Campo e Santo Amaro que proporcionou a chegada de uns poucos moradores ainda no século XVIII. As avenidas Antonio Piranga e Piraporinha originaram-se desses caminhos primitivos.
A emancipação político-administrativa de Diadema – que fazia parte da vizinha São Bernardo do Campo – ocorreu em 25 de dezembro de 1958. No dia 10 de janeiro de 1960, tomaram posse o primeiro Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores da cidade, que hoje integra a Região Metropolitana de São Paulo, formada por 39 municípios e sete cidades na região do grande ABCD. Hoje, Diadema é conhecida nacional e internacionalmente por sua política pública de segurança, que destaca a Lei de Fechamento de Bares. Segundo pesquisa divulgada pela revista Você S/A, edição de julho/2010, Diadema está entre as 100 melhores cidades brasileiras para se fazer carreira. O dia 8 de dezembro é consagrado à Nossa Senhora da Conceição. Devido à religiosidade dos antigos moradores de Diadema e dos seus emancipadores, a data foi escolhida para comemorar a emancipação política e a santa tornou-se a padroeira da cidade.
Diadema conta atualmente com cerca de 400 mil habitantes Segundo dados do IBGE publicados em 2009 referentes a 2007, o município possui o 40º maior PIB brasileiro e o 14º do Estado de São Paulo, calculado em R$8.652.723 e que representa um número superior a muitas capitais brasileiras. No território diademense há aproximadamente 1.800 indústrias, 6.000 estabelecimentos comerciais e 12.000 prestadores de serviços (ano de 2009). Diadema situa-se numa posição estratégica, devido ao fato de ser cortada pela Rodovia dos Imigrantes, que liga a Capital Paulista ao Porto de Santos, fator que foi fundamental para que a cidade se tornasse hoje num importante centro industrial do Grande ABCD da Grande São Paulo.
Em 23 de março de 2004 uma Lei Municipal instituiu o Polo Brasileiro do Cosmético em Diadema, devido à grande concentração de empresas ligadas a este setor instaladas na cidade. O Polo tem o objetivo de oferecer assistência a estas empresas tornando-as mais produtivas e competitivas. Da mesma forma e seguindo o mesmo pensamento, também foi criado, em 2005, o Polo de Autopeças.
Sobre o Shopping Praça da Moça
Administrado pela AD Shopping, o Shopping Praça da Moça possui fácil acesso pela Rodovia dos Imigrantes (Saída 16) e Avenida Cupecê. Foi inaugurado em maio de 2009 e já faz diferença em sua área de influência, oferecendo aos visitantes 160 lojas, Praça de Alimentação e um amplo estacionamento com 1.100 vagas fixas. O mix do empreendimento destaca a presença de 10 lojas âncoras – Besni, C&A, Centauro, Fredy, Kalunga, Magazine Luiza, Mais Valdir, Marisa, Ponto Frio e Riachuelo, além de uma Lojas Americanas e TNG que serão inauguradas ainda no mês de outubro -, redes de lojas nacionais – como Habib´S, Mc Donald´s, Giraffas, Griletto, Pink Calçados, Hering, Casa Das Alianças, Subway, Banco Bradesco, Lupo, O Boticário, Kallan Calçados,  Ri Happy e muito mais. – e serviços como banco 24 horas, clínica de emagrecimento e lotérica, entre outros.
PORTAL INTELIGEMCIA

Nenhum comentário: