9 de jul. de 2010

“Fim do bloqueio de receita permite investimento”

É verdade que a Saned e a ETCD estão sendo privatizadas?
Não. Nosso projeto é vender parte da Saned para a Sabesp, que é estatal de capital misto, em troca de uma dívida calculada em R$ 700 milhões, que contestamos.
A ETCD será fechada e vamos criar uma outra empresa, com participação da Prefeitura.
São recursos extremos, não?!
São recursos extremos para problemas crônicos. Tanto a ETCD como a Saned sofreram sequestros de receita por conta de altas dívidas, que inviabilizam as duas empresas.
E os direitos trabalhistas?
Os trabalhadores estão garantidos. Todo o pessoal na Saned será automaticamente transferido para a nova empresa. Para os novos contratados haverá concurso.
Já a nova empresa de transporte coletivo vai priorizar a contratação dos 300 trabalhadores da ETCD. O acordo garante a quitação de todos os direitos trabalhistas.
Quais os outros termos dos acordos?

A empresa que nasce da união entre a Saned e a Sabesp vai terminar a construção do coletor tronco, fazer a interligação dos reservatórios d’água e investir na melhoria do abastecimento.
Vamos também tirar o esgoto de muitos córregos, instalando um sistema ao lado deles que levará o esgoto para tratamento na estação que fica em São Caetano.
E a ETCD?
O problema na ETCD foi a inclusão das tarifas sociais (estudantes, idosos etc.) nos custos operacionais, que inviabilizaram a empresa.
As atuais gratuidades vão continuar, com mudança no sistema de integração. Hoje ele vale para os dois terminais e vai passar a valer por um tempo definido de tantas horas em 20 pontos espalhados pela cidade.
As contas da Prefeitura voltam ao equilíbrio?
A eliminação das dívidas da ETCD e da Saned e a aprovação da emenda dos precatórios, pelo Congresso, tiram a espada da nossa garganta, pois afastam o bloqueio de receitas.
Com a aprovação da emenda, a Prefeitura passou a destinar 1,5% da receita mensal para o pagamento dos precatórios e planejar seu futuro.
Antes isso era impossível com as constantes ameaças de sequestro de receita para o pagamento de precatórios.
Como estão os investimentos na cidade?
Atualmente, a maioria dos investimentos vem do governo federal.
Temos investimentos para a primeira etapa de reconstrução da Favela Naval, para moradia, o Restaurante Popular, verba para saneamento, a construção da UBS do Jardim ABC, caminhamos para acabar com a fila de espera nas creches. O programa Mais Educação está em dois bairros e a ideia é estendê-lo para toda a cidade.
Já o campus da Unifesp será no antigo prédio da Conforja. Temos também dinheiro do PAC para construir 10 creches, vamos construir duas Unidades de Pronto Atendimento, uma no Jardim Paineiras e outra no Campanário.
Também vamos reformar nove escolas. Agora, sem o fantasma dos sequestros, teremos condições de ampliar as verbas municipais.

fonte: Tribuna Metalúrgica do ABC

2 comentários:

Anônimo disse...

Infelismente os promotores de Diadema nunca pediram uma auditoria nestas duas Autarquias. A SANED tem qualidade, pórem sua tarifa é maior que a das cidades atendidas pela SABESP, não paga as contas?
Já a ETCD é o maior mistério, segundo o ex- prefeito e atual candidato a deputado federal, as contas de ambas estavam saneadas, sendo que o próprio sr Reali foi um dos presidentes da SANED. Em quem acreditar?
Agora eles estão de volta, com soluções maravilhosas tais como as antigas que hoje vemos que não funcionaram. Francamente estou cansado, cheio dessa gente governando em Diadema, espero sim que o PSDB saia do Governo do Estado tanto quanto desejo ver bem longe todos do PT de Diadema.
Caro amigo Edu, havendo a possibilidade e não sendo contra a política do Blog, faça uma enquente sobre a eleição desse cidadão que citei, se alguem tem pretensão de votar nele para deputado federal. Grato.
Jomadas.

Luiz disse...

Eu ñ voto em ninguém! Sei q ñ é a coisa mais certa a fazer mas cansei! Prefiro pagar a multa de 3 reais!