14 de jul. de 2010

Diadema faz entrega 252 moradias na próxima sexta

DIADEMA - Está marcada para esta próxima sexta-feira (16), a entrega de 252 apartamentos para os antigos moradores da "favela" Naval, localizada na cidade de Diadema, próxima à capital paulista. Na ocasião, são esperados diversos políticos e personagens ilustres, sendo contada como certa a presença também do presidente Lula, previsto para participar da entrega das habitações.

Conforme especialistas em moradia, essas obras fazem parte da primeira parte do projeto local e conta com recursos federais, por meio do Ministério das Cidades, e municipais, tendo o aporte de recursos de R$ 2,5 milhões da União e R$ 5 milhões como contrapartida municipal. O projeto visa a urbanização e qualificação do núcleo onde residem cerca de 800 famílias. Outras 500 que residem no entorno da área também se beneficiarão com as obras e próprios públicos que serão construídos.

O Núcleo Habitacional Naval é uma área que sofre com problemas de enchentes, incêndios e episódios de violência urbana. As obras terão investimento arquitetônico ousado e também trabalho social desenvolvido com os moradores da área, uma vez que a operacionalização de cada etapa do projeto abrange diversas ações socioeducativas e comprometidas com o fortalecimento da participação social.

Integração

Será construído o Centro de Integração Social Naval (CISN) que deve contribuir com o exercício de cidadania dos moradores do núcleo. O equipamento deverá dar continuidade às ações de apoio ao desenvolvimento comunitário e promover atividades de geração de renda, educação sanitária e ambiental e outras políticas sociais desenvolvidas no município.

Na primeira fase do projeto, das 252 novas moradias que serão entregues nesta primeira fase, 48 compõem o Conjunto Habitacional Piraporinha II, construído no próprio núcleo. Os apartamentos estão distribuídos em oito blocos de três andares cada e ainda oferecem infraestrutura e áreas verdes aos moradores. Cada unidade tem 42 m² de área útil distribuídos em dois quartos, sala, cozinha, lavanderia e banheiro.

Os outros 204 apartamentos foram edificados no Conjunto Habitacional Serraria, que também receberá as famílias da Naval. O empreendimento, constituído por 34 blocos de três andares cada, foi erguido em área de 12.375 metros quadrados, no bairro Serraria, zona oeste da cidade. Para oferecer mais conforto à nova população, o CH Serraria ainda possui Centro Comunitário, infraestrutura e áreas verdes e de lazer.

Para a segunda etapa, estão previstas a construção de 84 novos apartamentos no núcleo e a implantação do programa de requalificação de moradias Tá Bonito, para eliminar situações de insalubridade e de insegurança estrutural de 213 casas já consolidadas no trecho urbanizado da área. Obras de pavimentação também integram a segunda fase do projeto que deve beneficiar total de 1.300 famílias residentes no assentamento e que moram no entorno e se encontram em áreas em condições sanitárias, urbanísticas, ambientais e socialmente degradadas.

O evento de entrega da primeira parte do projeto será às 12h, na rua Ana Maria, 166, bairro Serraria, em Diadema. Além do presidente Lula, a ação contará com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além das famílias beneficiadas.


fonte: DCI

Nenhum comentário: