5 de fev. de 2010

Região homenageia N.S. dos Navegantes

A tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes será realizada neste domingo no ABCD. Um dos mais importantes eventos religiosos da Região, a festa começa em São Bernardo, com a missa de abertura na paróquia São João Batista, no Riacho Grande. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes seguirá em procissão pela avenida Araguaia, percorrendo as ruas Canta Maria, Vicentina Caputo Pelosini e Marcílio Conrado, avenidas Ivaí e da Praia, até a praça Olavo Fontoura, conhecida como praça da Seringueira.

O evento reunirá 15 embarcações e deve atrair 1,5 mil visitantes nesta edição. Pescadores, religiosos e visitantes em geral poderão assistir a apresentação da Orquestra de Viola de São Bernardo e as procissões náutica e terrestre. Da Prainha do Riacho, a imagem da santa partirá de barco pela represa Billings, percorrendo as capelas ribeirinhas até a chegada na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Bairro Eldorado, em Diadema, onde a festa continua.

Em Diadema, uma missa campal em frente à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, logo cedo, vai preparar a cidade para o festejo. À tarde, às 14h, uma carreata sairá da paróquia, e, às 16h, será realizada a procissão náutica na represa Billings e uma Missa Sertaneja. A procissão náutica terá cerca de 25 barcos, com uma média de 70 pessoas, com saída do Clube dos Engenheiros e chegada próxima ao Projeto Beija Flor, ponto próximo à Igreja.

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes integra o Calendário Turístico do Estado de São Paulo desde 2005 e como em todos os anos, o encerramento da festa trará shows, que dessa vez ficarão por conta das duplas Roni & Edvaldo e Donizete e Bruna.

Histórico - A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes teve início em 1953, quando os primeiros habitantes da Região construíram uma capela para trazer proteção a todos os frequentadores da represa Billings. A partir daí iniciou-se a tradição de se realizar uma procissão náutica e terrestre em homenagem à padroeira, sempre no primeiro domingo de fevereiro.

Em 1978, a procissão foi suspensa, voltando a acontecer 18 anos depois a pedido dos fiéis, pelo pároco da igreja Nossa Senhora dos Navegantes, padre Odair Ângelo Agostin.

Confira a programação:

São Bernardo

9h15 – Missa de abertura na Paróquia São João Batista (Rua Henrich Nordoff, Centro, Riacho Grande).

10h30 – Procissão - saída da paróquia sentido Avenida Araguaia e Avenida da Praia até a Praça Olavo Fontoura, na Prainha

10h40 às 11h – Apresentação da Orquestra de Viola de São Bernardo

12h – Saída dos barcos com procissão náutica pela represa Billings até a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes (Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 144, Bairro Eldorado, Diadema)

Diadema

7h30 - Missa

14h - Carreata (saindo da paróquia)

16h - Procissão Náutica

18h - Missa Sertaneja

19h - Show com a dupla Roni &Edvaldo

20h - Show com Donizete e Bruna

fonte: Marina Bastos - Jornal ABCD Maior

Um comentário:

Anônimo disse...

(Salmos 113)
"(3) Nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz.
(4) Quanto a seus ídolos de ouro e prata, são eles simples obras da mão dos homens.
(5) Têm boca, mas não falam, olhos e não podem ver,
(6) têm ouvidos, mas não ouvem, nariz e não podem cheirar.
(7) Têm mãos, mas não apalpam, pés e não podem andar, sua garganta não emite som algum".


(São João 14,6) "Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim".

(I Coríntios 6,9) Os idólatras não possuirão o Reino de Deus.


Fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/