20 de out. de 2009

Nova sede da UAB é inaugurada em Diadema

Instalações serão usadas para oficinas, palestras e debates dos alunos

A nova sede da UAB (Universidade Aberta do Brasil), em Diadema, foi inaugurada na tarde desta terça- feira (20/10) pelo prefeito Mario Reali e pela secretária de Educação, Lucia Couto. O novo espaço tem três andares, biblioteca, computadores e espaço para que os alunos tirem dúvidas com os professores tutores.

"É preciso que os alunos se sintam parte de uma universidade, mesmo que semipresencial. É preciso criar esse ambiente e essas facilidades de estudo e ensino. Tinhamos isso antes, mas agora temos estrutura de universidade", afirmou o coordenador do polo e também aluno da UAB, Fábio Gongora Freire.

Durante o evento de inauguração do novo espaço, a secretária anunciou o primeiro curso de graduação oferecido pelo polo de Diadema. "Fui a Brasília na semana passada e fechamos o primeiro curso de graduação da UAB, que será de Pedagogia. Agora estamos estudando a universidade parceira, que irá coordenar o curso, que será a primeira graduação a distancia da nossa unidade”, explicou.

Atualmente, o polo de Diadema da UAB, que foi inaugurada em outubro de 2008, conta com a parceria de universidades públicas e oferece, preferencialmente a professores das redes estaduais e municipais de ensino, cursos de extensão, especialização e pós-graduação em questões didáticas. “Nosso foco são os professores, que precisam de força curricular e se sentem motivados a fazer novos cursos com horários e condições adaptáveis, e o primeiro curso ser de pedagogia vem para suprir ainda a necessidade de alguns professores da Região que ainda não têm diploma”, afirmou Lucia.

O total de vagas oferecidas saltou de 66, em 2008, para 270, em 2009, e a concorrência entre alunos está em sete candidatos por vaga. Para ingressar na faculdade, o processo seletivo é indicado pela universidade responsável pelo curso. “Algumas instituições pedem provas, outras analisam currículos, algumas fazem atividades. O tipo de processo fica a cargo da universidade”, explicou a secretária.

A nova sede fica no centro da cidade e a infraestrutura e prédio foram cedidos pelo município. “Educação é prioridade na nossa gestão e isso envolve, inclusive, a melhor formação dos professores da cidade. Queremos preparar melhor nossos professores para que eles preparem melhor os alunos deles”, afirmou o prefeito Mario Reali.

Antes da nova sede, o polo ficava dentro da Escola Municipal Anita Malfatti, e tinha parceria com a UFF (Universidade Federal Fluminense), a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a (Unesp Universidade Estadual Paulista) e a UniRio (Universidade do Rio de Janeiro). Para 2010, uma parceria com a UFABC (Universidade Federal do ABC) já está nos planos do prefeito.

fonte: Paula Cristina - Jornal ABCD Maior

Nenhum comentário: