16 de ago. de 2009

Diadema inicia plantio de oito mil mudas de árvores

A Prefeitura de Diadema promoveu neste sábado (15/08), com o apoio de associações, empresas e da Secretaria do Meio Ambiente, o primeiro “Mutirão Viva Vida Verde”. A ação, que contou com a participação de cerca de 100 voluntários, possibilitou o plantio de 860 mudas de árvores nativas no Parque Ecológico do Eldorado e em canteiros de ruas e avenidas dos bairros Eldorado e Serraria.

“Fizemos o plantio e também a limpeza de locais em que estávamos com problemas de lixo e entulho acumulado”, explicou o secretário de Meio Ambiente do município, Rogério Menezes de Mello, que pegou na enxada para ajudar na realização do trabalho.

O projeto não teve custos para a administração municipal, uma vez que as mudas foram uma compensação ambiental de empresas que se instalaram na cidade. O próximo mutirão está marcado para 21 de setembro, dia da árvore.

Nesta primeira edição, foram plantadas espécies nativas, como quaresmeiras, aroeiras, ipês roxos e amarelos. “Nós fizemos o início de uma recomposição de mata ciliar no Parque Ecológico do Eldorado e depois trabalhamos concentrados na região Sul, que é uma área de mananciais”, destaca Mello.

Até o final do ano há uma meta a ser atingida: oito mil mudas plantadas em Diadema. “A árvore traz uma série de benefícios para a população, fixa gás carbônico, diminui a poluição do ar, libera o oxigênio para nossa atmosfera. Ela fornece sombra e traz um aspecto visual muito bonito”, enumera o secretário.

No entanto, a moradora do Bairro Serraria, Tereza Pacheco, que acompanhava a ação, lamenta a falta de consciência da população sobre a necessidade de áreas verdes. “Eu acho muito bonito, mas a molecada não deixa as árvores brotarem, quebram tudo. Acho que a Prefeitura deve plantar árvores maiores para evitar isso. Falta consciência da juventude”.

A munícipe, inclusive, busca fazer a sua parte na preservação ambiental. “Eu detesto rua suja. Às vezes eu mesma recolho lixo da minha rua com um saco”, conta, orgulhosa, a moradora.

Por: Walter Fernandes (wfernandes@abcdmaior.com.br)

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, Diadema está precisando de árvores. Seria bom q a população entendesse a importância disso. - Luiz

Anônimo disse...

Seria bom q cada um plantasse uma árvore na frente de sua casa, ao invés de ficar esperando pela prefeitura!

Anônimo disse...

sem duvidas que o plantio de àrvores é muito bom, pois deixa a cidade mais bonita e agradavel, mas melhor ainda se fosse construídos mais parques em Diadema,porque nossa cidade está muito cinza de tanto concreto.

Anônimo disse...

Concordo, mas ñ pode ficar abandonado como o Parque dos Jesuítas! - Luiz