25 de ago. de 2009

Diadema faz campanha sobre entulho

APrefeitura de Diadema gasta por ano cerca de R$ 5 milhões com a retirada de entulho jogado nas ruas da cidade. Para diminuir esses custos a administração promove o programa Pé na Rua, que duas vezes por ano realiza a Operação Cata-Entulho, recolhendo esses materiais nas residências.

Ontem pela manhã os moradores do bairro Campanário acordaram ao som dos cumprimentos do prefeito do município, Mário Reali. O chefe do Executivo estava na região para iniciar a segunda etapa do projeto. Com o intuito de intensificar a conscientização, foi lançada uma campanha educativa e de prevenção. “Não adianta colocar remédio para matar rato, enquanto tem gente dando comida para os bichos. É preciso integrar as ações e orientar a população sobre a importância da limpeza. Essa é a única forma de atingir um resultado melhor, com uma cidade mais limpa e, consequentemente, mais saudável”, garantiu Reali.

Nas atividades participam profissionais das Secretarias de Obras, Transportes, Meio Ambiente, Saúde e Educação, Centro do Controle de Zoonoses e Companhia de Saneamento de Diadema (Saned). “Cada um usa os equipamentos que dispõem”, destacou o secretário de Transportes, Ricardo Perez. Entre os serviços está a pintura de guias, desentupimento das redes viárias, cata bagulho e entulho, poda, orientação e prevenção e arborização urbana. Como parte integrante do projeto, aos fins de semana serão promovidos eventos esportivos.

O Pé na Rua passa por todos os bairros do município e permanece por 15 dias em cada um deles. A próxima parada do programa será no Parque Reid.

Cidadão Legal

Nos folhetos informativos distribuídos à população está o Olimpo, Cidadão Legal. O personagem foi criado como representação do morador que faz a sua parte e cuida da cidade. “Acho esses esclarecimentos necessários. Na rua de baixo o pessoal joga lixo nos bueiros, que acabam entupindo e, quando chove, a água não tem para onde escoar e volta para dentro de casa”, comentou a dona de casa Marta Benatti Copula.

De acordo com a lei municipal nº 2336/04 é proibido jogar entulho nas ruas. Os que não cumprirem a regra poderão ser multados. Para denúncias a Prefeitura mantém o Disque Sujão: 0800 77 04 348.

fonte: Michele Coutinho - DIÁRIO REGIONAL

Um comentário:

Anônimo disse...

Finalmente uma medida mais rígida, por anos a Prefeitura com seus governos populistas permitiram que a população destrui-se as ruas com toda espécie de lixo, com a única finalidade de não punir e perder a popularidade, enfim o caos instalado forçou a tomada de atitude. Espero que esse telefone funcione, porque o da Secretária do Meio ambiente, serve apenas como anotação de denúncias, já que eu mesmo fiz diversas denúncias e pessoas que envenenaram árvores ou as cortaram ficaram impunes e serviram como exemplo para que outros cometecem o mesmo.