21 de jul. de 2009

Índice de homicídio de adolescentes em Mauá fica acima da média nacional

Do Diário OnLine

Mauá é a única cidade do Grande ABC cujo índice de mortes entre jovens de 12 a 18 anos supera a média do país, segundo pesquisa realizada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a ONG (organização não-governamental) Observatório de Favelas, divulgada nesta terça-feira.

De acordo com o levantamento, a média nacional de adolescentes mortos por homicídios antes de completar 19 anos é de 2,03 a cada grupo de mil. Em Mauá, o IHA (Índice de Homicídios na Adolescência) é de 2,58 por mil, o que coloca a cidade no 86º lugar no ranking. O estudo considerou 267 municípios brasileiros com população acima de 100 mil.

Para a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, os números apresentados são preocupantes. "A cifra é bastante elevada, considerando que uma sociedade não violenta deveria apresentar valores próximos de zero." Ribeirão é o segundo município da região com maior IHA, de 1,67 por mil, seguido por Diadema (1,34), São Bernardo (1,15), Santo André (1,01) e São Caetano (0,48).

O levantamento é inédito no País e apresenta o número de adolescentes que, tendo chegado aos 12 anos, não alcançará os 19 anos por ter sido vítima de homicídio. Isso significa que se os índices de violência não se alterarem nos próximos anos, mais de 33 mil adolescentes perderão a vida entre 2006 e 2012. De acordo com a pesquisa, os homicídios representam 46% das causas de morte nessa faixa etária, a maioria cometida com arma de fogo.

O estudo apontou, ainda, que a probabilidade de adolescentes do sexo masculino serem assassinados até os 19 anos é 12 vezes superior em relação ao sexo feminino. O risco também é quase três vezes maior para os negros em comparação aos brancos.

Realidade - Em 34% dos 267 municípios pesquisados, o IHA foi inferior a um adolescente perdido para cada grupo de mil. De acordo com o estudo, apenas cerca de 7% dos municípios alcançaram valores superiores a cinco vidas perdidas. Foz do Iguaçu (PR) obteve o maior IHA: de cada mil adolescentes que chegam aos 12 anos de idade, 9,7 podem ser vítimas de homicídio antes de completar 19 anos.

O município de Governador Valadares (MG) vem em segundo lugar, com índice de 8,7; seguido por Cariacica (ES), com IHA de 7,3. O Guarujá é o primeiro município do Estado de São Paulo a constar na lista, com índice de 2,93, na 62ª colocação.

Nenhum comentário: