18 de mai de 2009

Fabricante de molas inicia atividades em Diadema

Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC

Com investimento de 5 milhões de euros (R$ 14,25 milhões) chega a Diadema a fabricante de molas pneumáticas e suspensão a ar para veículos pesados: a Aktas Marajó S/A. A empresa é fruto da parceria entre o Grupo Aktas, da Turquia, e da brasileira Paranoá Tapetes.

Instalada em uma área de 4 mil metros quadrados na Avenida Casa Grande, bairro Piraporinha, a empresa pretende atender o mercado nacional e América Latina, fabricando e distribuindo molas pneumáticas Airtech, que são utilizadas em suspensões de ônibus, caminhões e carretas. A Aktas Marajó tem capacidade inicial de produzir 250 mil molas ao ano e pretende dobrar essa produção até o final de 2010.

"Apesar de estarmos vivendo uma crise, apostamos no País e temos boas perspectivas de negócios aqui", afirmou o diretor geral da empresa, Luiz Fernando Kass Mwosa. Ele comentou que na Europa e nos Estados Unidos 90% da frota de veículos pesados utilizam esse tipo de mola em substituição das tradicionais (mecânicas). "Em alguns países esse tipo de equipamento é obrigatório, pois reúne vantagens como maior proteção a carga, redução de impactos e vibrações e aumento da capacidade transportada", comentou.

Além dos investimentos em maquinário e instalações físicas, a empresa já é responsável pela geração de 50 empregos diretos.

O Grupo Acktas, da Turquia, já tem mais de 70 anos de atuação no mercado de autopeças, e foi estabelecido inicialmente como Sait Aktas Rubber Industry em 1938. Em 1972 passou a produzir molas pneumáticas.

A Paranoá Tapetes é uma indústria de borracha, também com sede em Diadema, que fabrica tapetes termo acústicos para veículos pesados desde 1963, atendendo todas as montadoras do País.

Nenhum comentário: