28 de ago. de 2008

BOM EXEMPLO, Três jovens de Diadema vão cursar pós-graduação na França

Três estudantes universitários de Diadema vão fazer pós-graduação na área ambiental e cultural em universidades francesas. As bolsas de estudos são resultantes da parceria entre as prefeituras de Diadema e da cidade francesa de Montreuil, que em 2003 levou outros três jovens para estudar em Paris. Cláudio Antunes dos Santos Maneja Jr., 27 anos, Cássia de Oliveira Cardoso, 26, e Fernando Tadeu Rocha, 24, viajam no próximo sábado para a França - onde vão permanecer por três anos.

Além das graduações, os estudantes farão aprendizado de língua e cultura francesa e depois de concluírem os cursos voltarão para Diadema onde, por no mínimo dois anos, vão prestar serviços voluntários à comunidade. A bolsa inclui, ainda, custeio com alojamento e bolsa-auxílio para manutenção e todas as despesas com cursos e estadia serão financiadas pela prefeitura de Montreuil.

Para freqüentar escolas na Europa os três jovens de Diadema participaram de seleção, em abril último, com 86 concorrentes. Todos os candidatos passaram por entrevistas e apresentaram projetos envolvendo a comunidade onde moram e que tiveram importância determinante nas escolhas dos finalistas. Depois da seleção, os três universitários freqüentaram por dois meses a unidade da Aliança Francesa de Santo André, curso pago pela prefeitura de Diadema e que possibilita aos jovens iniciarem os estudos na França.

Cássia Oliveira Cardoso, formada em Construção Civil, modalidade obras hidráulicas, na Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Paulo, elaborou projeto sobre reuso de água, ação muito utilizada na França. Ela pretende se especializar em meio ambiente urbano e industrial na Université de Cergy-Pontoise e depois trazer o que aprendeu para colocar em prática em Diadema.

Também preocupado com a questão ambiental o geógrafo formado pela USP, Fernando Tadeu Rocha, desenvolveu projeto que visa aumentar as áreas verdes em Diadema e criar consciência sobre preservação da natureza. Na França ele irá estudar a questão na Universidade Paris IV.

O terceiro estudante selecionado é Cláudio Antunes dos Santos Maneja Jr, formado em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Metodista. Ele vai estudar na Université de La Sorbonne - Nouvelle Paris III, no curso Artes do Espetáculo (cinema e audiovisual) e seu foco será como empregar o audiovisual como instrumento de inclusão social. Conforme o seu projeto, o desafio é inserir o audiovisual com mais eficiência nas comunidades de Diadema, contribuindo com o desenvolvimento social do cidadão e possibilitando que esses moradores se comuniquem e se expressem.

Parceria - O convênio entre as duas cidades começou em 2002 e esta é a segunda vez que jovens de Diadema recebem bolsas para estudar na França. Outros três jovens - Reinaldo de Freitas, Letícia Macedo e Simone de Araújo Amaral - também foram beneficiados com estudos em território francês, em concurso realizado no ano de 2003, com mil inscritos, para cursos de graduação na Universidade de Paris 8.

Reinaldo cursou Relações Internacionais, Simone optou por curso superior de Administração e Gestão de Empresas, com ênfase em Comércio, e Letícia Macedo, a única dos três que já havia concluído um curso superior no Brasil, aprofundou seus estudos na área de Comunicação Internacional e mestrado em Sociedades Comparadas Europa-América Latina. A jovem também aproveitou sua estadia na França para fazer estágio na redação Brasil da Radio France Internationale.

Intercâmbio - A parceria com a cidade de Montreuil também possibilitou que outros 16 jovens de Diadema viajassem à França, para conhecer o país e aprofundar o conhecimento da língua. Em 2004, por um período de 35 dias, eles visitaram colônias de férias francesas e realizaram intercâmbio cultural. Além disso, as duas prefeituras trocaram experiências nas áreas de segurança, saúde, cultura e meio ambiente.

Também com base no intercâmbio, desde o começo do mês a estudante Weenna Ayanne, 20 anos, moradora de Montreuil, está em Diadema fazendo estágio na área de administração em uma empresa de cosméticos da cidade e em setores da Prefeitura.

Nenhum comentário: