31 de ago. de 2008

Reali e José Augusto empatados


Reali e José Augusto empatados

Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC

O cenário sobre a sucessão do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), está indefinido. O governista Mário Reali (PT) e o ex-chefe do Executivo José Augusto da Silva Ramos (PSDB) estão tecnicamente empatados, conforme mostra a segunda rodada da pesquisa estimulada Diário/Ibope.

Reali registra um crescimento de 10 pontos percentuais em relação à pesquisa de julho e aparece com 40%. O tucano, que tinha este mesmo patamar há um mês, caiu cinco pontos percentuais e agora tem 35%.

Os dois, no entanto, estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 28 de agosto, com 504 entrevistas. A pesquisa está registrada na 222ª Zona Eleitoral de Diadema e está registrada sob o número 05/08.

Em terceiro lugar aparece o vereador Ricardo Yoshio (PMN), que oscilou negativamente dois pontos percentuais e está com 5%. Vladimir Trombini Campos, o Vladão (PCB) mantém 1%.

A maior distância entre Reali e José Augusto está entre o eleitorado feminino. Neste segmento, o candidato do PT tem 43%, contra 31% do tucano.

O petista também lidera as intenções de voto espontâneas. Reali tem 29%, ante os 13% registrados em julho. José Augusto sobe e hoje apresenta 24%, contra os 17% do primeiro levantamento. Yoshio mantém os 2% e Vladão não foi citado.

O prefeiturável do PT também vira o jogo quando o entrevistado é questionado sobre quem vencerá a eleição, independentemente do voto do eleitor. O deputado petista dá um salto significativo e pula de 29% para 52%. José Augusto oscila negativamente e vai de 36% para 34%.

Petista e tucano também disputam segundo turno voto a voto

A exemplo do que ocorre na pesquisa estimulada, a simulação de um possível segundo turno, no levantamento Diário/Ibope, apresenta um equilíbrio entre o petista Mário Reali e o tucano José Augusto da Silva Ramos.

O candidato do PT aparece com 45%, contra 41% do deputado tucano. Com a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão, dessa forma, tecnicamente empatados.

Brancos e nulos somam 8%, não sabem em quem votar 5%, e 1% do total não respondeu a pergunta.

A diferença mais significativa entre os dois aparece nos eleitores com escolaridade entre 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Neste segmento, Reali aparece com 50%, contra 37% registrados por José Augusto.

Na faixa etária entre os 16 e 29 anos, a distância também é grande. O petista obtém 50%, e o tucano, 40%.

A única vitória de José Augusto em um cenário de segundo turno é no segmento de eleitores com escolaridade de até 4ª série do Ensino Fundamental. Ele aparece com 49%, ante 36% do candidato governista.

Os dois aparecem empatados tecnicamente entre o eleitorado masculino e nas faixas etárias entre 30 e 39 anos e acima de 50 anos. Em todos estes casos, porém, José Augusto está ligeiramente na frente, ainda pela margem de erro.

Rejeição - Vladão lidera apenas no quesito rejeição. O comunista tem 43%, contra os 20% registrados na primeira rodada da pesquisa, em julho. A maior rejeição de Vladão aparece entre o eleitorado com ensinos Médio e Superior, com 52%.

José Augusto, que já figurava em segundo, agora divide o posto com o vereador Ricardo Yoshio. O tucano tinha há um mês 17% e agora aparece com 22%, mesmo índice do vereador, que em julho tinha 9%.

O tucano tem maior rejeição entre eleitores de 40 a 49 anos e com 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Nos dois segmentos, ele aparece com 26%.

Reali aponta crescimento neste índice. O petista tinha, em julho, 13% de rejeição e agora conta com 18%.

VEJA A NOSSA PESQUISA AO LADO ESTA SEMELHANTE A ESTA PUBLICADA NO DGABC.
CONTINUEM PARTICIPANDO DA NOSSA PESQUISA, POIS É MUITO IMPORTANTE PARA A DEMOCRACIA.

30 de ago. de 2008

GCM de Diadema muda para nova base em setembro

18/08/2008 - SEGURANÇA

Por: Karen Marchetti (karen@abcdmaior.com.br)





Empresários do Shopping Praça da Moça constróem nova sede no Parque dos Jesuítas

Depois de seis meses de funcionamento num espaço temporário, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema deverá mudar em setembro para nova base da corporação. A sede definitiva fica na-rua Vitalina Caiaffa Esquível , n.4071, no Parque dos Jesuítas, região central da cidade. A previsão é da secretária de Defesa Social, Regina Miki.

A antiga base da GCM era localizada num terreno de 3,4 mil m² na rua Graciosa; a área foi vendida para o grupo de empresários do Shopping Praça da Moça, a Empreendi, para a ampliação do complexo de compras.

O terreno custou cerca de R$ 1,8 milhão para empresa, e será pago por meio de permuta. A Empreendi iniciou as obras da base definitiva da corporação em fevereiro e o prazo de conclusão de era cinco meses. "Não sei o motivo do atraso, pois quem ficou responsável foi o shopping, mas toda obra atrasa. O novo espaço é o mais adequado para corporação", avaliou a secretária.

Regina Miki afirmou que toma alguns cuidados administrativos para não ocorrer transtornos como os registrados na época em que a corporação fez a mudança para o prédio provisório na Fundação Florestan Fernandes, no Parque Sete de Setembro, em fevereiro passado.

Na época, a Fundação foi escolhida como sede porque é um local bem localizado e, principalmente, por não gerar custos com aluguel. No entanto, os guardas enfrentaram alguns problemas de logística, como a falta de linha telefônica por alguns dias, o que dificultava o atendimento à população, e a falta de estacionamento para as viaturas. "Já pedi à empresa de telefonia que transfira as linhas antes da mudança. E problemaa com estacionamento e segurança dentro da GCM não teremos, com toda a certeza", comentou Regina.

A nova sede terá câmeras de segurança fora e dentro da base, dezenas de vagas de estacionamento, espaço para cursos e telecentros, além de auditório para palestras. A secretária ainda ressaltou que terá armários para todos os guardas e uma academia com mais espaço, porém sem novos equipamentos. Atualmente, a base é composta por 219 guardas civis municipais e 187 guardas patrimoniais.

A diretora executiva do Sindema (Sindicatos dos Funcionários Públicos de Diadema), Roseli Aparecida de Souza disse que a GCM precisa de uma nova sede. "Desde quando a guarda municipal foi criada, em 2000, a corporação cresceu muito e precisa de um espaço melhor para trabalhar. Estava precária a sede antiga, inclusive a provisória em que os guardas estão hoje", comentou.

Rosa ressaltou que vai acompanhar a mudança da GCM e que vai verificar se as condições de trabalho dos servidores públicos vão melhorar. "O local e as dependências da nova base são muito bons. Agora vamos ver se vão oferecer boa condição de trabalho. Vamos fiscalizar.", concluiu a diretora.

Ausência da secretária - Uma das novidades da nova sede da GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema é que o gabinete da secretária Regina Miki e a equipe administrativa da pasta não ficarão no mesmo espaço da corporação, como acontece hoje.

O gabinete de Regina será transferido para o Paço, ao lado da sala do prefeito José de Filippi. A equipe administrativa será alocada num prédio alugado pela Prefeitura, na mesma rua, onde funcionará os serviços de Mediação de Conflito; Corregedoria; Finanças, Estudo de Mapeamento Criminal e Central de Penas Alternativa

Meio Ambiente não define prazo para liberar obras da Unifesp


SÍTIO MORUNGABA ONDE SERÁ CONSTRUÍDO O CAMPUS DA UNIFESP DIADEMA

Por: Karen Marchetti (karen@abcdmaior.com.br)





Construção do campus em Diadema começaria em 2007; falta de licença ambiental impediu início

Prevista para começar em 2007, a construção do campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em Diadema ainda não tem nenhuma previsão de ser inicada. O motivo é que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, responsável pela liberação da licença ambiental - necessária para que as obras comecem - não tem prazo para entregar a conclusão de sua análise do projeto arquitetônico.

A secretaria, por meio de nota, informou que o Relatório Ambiental Preliminar (RAP) do projeto está em análise no Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (Daia). Durante o processo, foram solicitados pareceres setoriais de órgãos como o DEPRN(Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais) e DUSM (Departamento de Uso do Solo Metropolitano), por exemplo.

A secretaria ainda ressaltou que no processo de análise foram pedidas diversas complementações. O última delas solicitou o aperfeiçoamento dos estudos de viabilidade ambiental, que, segundo a assessoria, foram entregues pela Unifesp na última terça-feira (26/08).

Por conta da falta de detalhamento em alguns pontos do RAP, não é possível dar prazos para a conclusão da análise do projeto e liberação das obras.

A construção do campus da Unifesp em Diadema, que terá capacidade para abrigar 20 mil alunos, deve demorar, no mínimo, dois anos, já que o projeto é dividido em duas fases. Desde fevereiro de 2007, quando a universidade foi inaugurada com quatro cursos (Farmácia/Bioquímica, Ciências Biológicas, Química e Engenharia Química) , a instituição está provisoriamente num prédio da Prefeitura, no Bairro Eldorado.

O novo campus da Unifesp Diadema será erguido às margens da represa Billings, num terreno de 400 mil m² localizado em área de proteção aos mananciais e, portanto, com severas restrições de edificações.

Para o presidente do MDV (Movimento de Defesa da Vida) , Virgílio de Farias é necessário fazer uma análise critica. "Não somos contra a Unifesp na cidade, mas ela vai trazer muitas mudanças negativas para a região", opinou ao dizer que, em 2006, uma área no Bairro Serraria chegou a ser cogitada para abrigar a universidade.

Na avaliação do MDV , o terreno doado pela Prefeitura é inadequado, já que apresenta uma série de restrições ambientais. "Acho que deve-se respeitar a limitação de cada região. A prefeitura doou a ultima área de manancial que ainda está preservada", ressaltou.

Farias disse que pretende realizar uma discussão com a sociedade para cobrar da Prefeitura de Diadema e Unifesp recompensação ambiental. "Queremos propor que eles institui no Bairro Eldorado uma escola de vela entre outros projetos. Vamos começar uma discussão", concluiu.

29 de ago. de 2008

DIADEMA NÃO PARA DE ATRAIR NOVOS INVESTIMENTOS - Farmácia Nova Gerty

Nova Gerty – Diadema


A entrada de grandes redes por vezes surge como uma ameaça para a sobrevivência dos estabelecimentos nativos. De outro lado, pode também representar um estímulo para o comércio local mostrar suas qualidades nos quesitos que possam ser percebidos pelos clientes.

O que se nota é que há uma parcela de público que busca um atendimento personalizado e profissional. E tais ingredientes são utilizados pela Farmácia Nova Gerty para ganhar destaque e sobreviver dentro do setor de farmácias, mesmo com a competição representada pela instalação de grandes redes na região do Grande ABC.

Tanto assim que a Farmácia Nova Gerty, dirigida pelo farmacêutico Jonas de Oliveira, 50 anos, prepara o primeiro salto expansionista.

A Nova Gerty, instalada na Rua Visconde de Inhaúma, 1.128, na Vila Gerty, um dos pontos mais nobres do comércio de São Caetano, até o final deste ano deverá operar uma segunda unidade, em Diadema, cidade em franco crescimento.

A Farmácia Nova Gerty, de São Caetano, apresenta indicadores de alta performance. "Passam por nossos caixas cerca de 1.000 clientes por dia no período de expediente que vai das 7h30 às 22h", diz Jonas de Oliveira, formado em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Araraquara, interior paulista.

A matriz, na Rua Visconde de Inhaúma, tem três ambientes distribuídos em área de 500 metros quadrados. A maior área, de 400 metros quadrados, é destinada ao auto-serviço. Outra área, com duas salas, é reservada para injetáveis, medicamentos ministrados por outros três farmacêuticos formados, como Jonas de Oliveira. Um terceiro ambiente é reservado para a especialidade de farmácia de manipulação. "Ter preço competitivo é importante, mas, fundamental para manter o cliente cativo é um atendimento atencioso e profissional, o que oferecemos como filosofia" diz Jonas de Oliveira.

Jogo rápido

Sócios e vizinhos
A decisão de abrir a segunda casa da Farmácia Nova Gerty em Diadema segue o passo de buscar novos espaços para consolidar o crescimento. Jonas de Oliveira tem como sócio na farmácia, há dois anos, o comerciante Willian Gantus, proprietário da Casa Monte, tradicional casa de material de construção instalada há 56 anos em São Caetano. Casa Monte e Farmácia Nova Gerty são vizinhos. A vizinhança acompanhará mais uma vez os dois estabelecimentos. A Casa Monte, no próximo mês, em seu primeiro passo fora de São Caetano, vai inaugurar a loja de Diadema, uma área de 2.600 metros quadrados, que terá uma gama de 23 mil itens de materiais para construção, acabamento e decoração. "Nossa meta, até 2010, é operar um total de pelo menos quatro lojas no Grande ABC", disse recentemente a Primeiro Plano, Willian Gantus.

Início tímido
Hoje com uma variedade de 14 mil itens e 50 funcionários, a Farmácia Nova Gerty teve uma forte expansão. "Começamos há mais de 20 anos, no mesmo local, só que numa pequena área e com apenas um funcionário", relembra o farmacêutico Jonas de Oliveira.

Choperia em Santo André
Antes de entrar no ramo de farmácia, Jonas de Oliveira teve outro negócio: foi sócio de uma choperia em Santo André, a Chopirata, que durante anos atuou na Avenida Pereira Barreto, esquina com Avenida Gilda.

Primeiro Plano

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

28 de ago. de 2008

BOM EXEMPLO, Três jovens de Diadema vão cursar pós-graduação na França

Três estudantes universitários de Diadema vão fazer pós-graduação na área ambiental e cultural em universidades francesas. As bolsas de estudos são resultantes da parceria entre as prefeituras de Diadema e da cidade francesa de Montreuil, que em 2003 levou outros três jovens para estudar em Paris. Cláudio Antunes dos Santos Maneja Jr., 27 anos, Cássia de Oliveira Cardoso, 26, e Fernando Tadeu Rocha, 24, viajam no próximo sábado para a França - onde vão permanecer por três anos.

Além das graduações, os estudantes farão aprendizado de língua e cultura francesa e depois de concluírem os cursos voltarão para Diadema onde, por no mínimo dois anos, vão prestar serviços voluntários à comunidade. A bolsa inclui, ainda, custeio com alojamento e bolsa-auxílio para manutenção e todas as despesas com cursos e estadia serão financiadas pela prefeitura de Montreuil.

Para freqüentar escolas na Europa os três jovens de Diadema participaram de seleção, em abril último, com 86 concorrentes. Todos os candidatos passaram por entrevistas e apresentaram projetos envolvendo a comunidade onde moram e que tiveram importância determinante nas escolhas dos finalistas. Depois da seleção, os três universitários freqüentaram por dois meses a unidade da Aliança Francesa de Santo André, curso pago pela prefeitura de Diadema e que possibilita aos jovens iniciarem os estudos na França.

Cássia Oliveira Cardoso, formada em Construção Civil, modalidade obras hidráulicas, na Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Paulo, elaborou projeto sobre reuso de água, ação muito utilizada na França. Ela pretende se especializar em meio ambiente urbano e industrial na Université de Cergy-Pontoise e depois trazer o que aprendeu para colocar em prática em Diadema.

Também preocupado com a questão ambiental o geógrafo formado pela USP, Fernando Tadeu Rocha, desenvolveu projeto que visa aumentar as áreas verdes em Diadema e criar consciência sobre preservação da natureza. Na França ele irá estudar a questão na Universidade Paris IV.

O terceiro estudante selecionado é Cláudio Antunes dos Santos Maneja Jr, formado em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Metodista. Ele vai estudar na Université de La Sorbonne - Nouvelle Paris III, no curso Artes do Espetáculo (cinema e audiovisual) e seu foco será como empregar o audiovisual como instrumento de inclusão social. Conforme o seu projeto, o desafio é inserir o audiovisual com mais eficiência nas comunidades de Diadema, contribuindo com o desenvolvimento social do cidadão e possibilitando que esses moradores se comuniquem e se expressem.

Parceria - O convênio entre as duas cidades começou em 2002 e esta é a segunda vez que jovens de Diadema recebem bolsas para estudar na França. Outros três jovens - Reinaldo de Freitas, Letícia Macedo e Simone de Araújo Amaral - também foram beneficiados com estudos em território francês, em concurso realizado no ano de 2003, com mil inscritos, para cursos de graduação na Universidade de Paris 8.

Reinaldo cursou Relações Internacionais, Simone optou por curso superior de Administração e Gestão de Empresas, com ênfase em Comércio, e Letícia Macedo, a única dos três que já havia concluído um curso superior no Brasil, aprofundou seus estudos na área de Comunicação Internacional e mestrado em Sociedades Comparadas Europa-América Latina. A jovem também aproveitou sua estadia na França para fazer estágio na redação Brasil da Radio France Internationale.

Intercâmbio - A parceria com a cidade de Montreuil também possibilitou que outros 16 jovens de Diadema viajassem à França, para conhecer o país e aprofundar o conhecimento da língua. Em 2004, por um período de 35 dias, eles visitaram colônias de férias francesas e realizaram intercâmbio cultural. Além disso, as duas prefeituras trocaram experiências nas áreas de segurança, saúde, cultura e meio ambiente.

Também com base no intercâmbio, desde o começo do mês a estudante Weenna Ayanne, 20 anos, moradora de Montreuil, está em Diadema fazendo estágio na área de administração em uma empresa de cosméticos da cidade e em setores da Prefeitura.

26 de ago. de 2008

Casa Monte será inaugurada na primeira quinzena de setembro.

A Casa Monte de Diadema será inaugurada na primeira quinzena de setembro e já conta com seus atendentes em treinamento. O aprendizado esta sendo feito no estabelecimento localizado em São Caetano, que por esse motivo passa a contar com duas equipes de vendas.

LOJA SERÁ NA RUA MANOEL DE NOBREGA EM FRENTE AO RESTAURANTE MOSHI MOSHI.

25 de ago. de 2008

Lula vai a Diadema e Santo André fazer campanha por candidatos do PT

Jeferson Ribeiro
Do G1, em Brasília



O ministro de Relações Institucionais, José Múcio, afirmou nesta segunda-feira (25), após a reunião de coordenação política do governo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá até Diadema e Santo André, ambas em São Paulo, para participar das campanhas de Mário Reali (PT) e Vanderlei Siraque (PT), respectivamente. Ele não revelou qual a data da visita do presidente.

Lula deve participar ainda neste final de semana da campanha de Marta Suplicy (PT), em São Paulo, e de Luiz Marinho, que concorre em São Bernardo do Campo, também pelo PT.

O presidente ainda deve participar de atos de campanha em pelo menos mais três capitais: Vitória, Curitiba e Natal. Nos três casos, segundo Múcio, não haverá problemas de disputa entre candidatos de partidos aliados e, por isso, Lula se sente à vontade para "alavancar" essas candidaturas.

Existe ainda a possibilidade de Lula ir a atos de campanha em Recife, pois ele teria assumido compromissos com aliados de ajudar João da Costa (PT).



Participações


Segundo outro interlocutor que participou da reunião de coordenação, o presidente se mostrou mais “animado” do que das outras vezes para participar das eleições municipais e tentar transferir votos aos aliados.

Múcio disse ainda que o presidente estuda gravar participações para campanhas de alguns candidatos. Ele não revelou quais, mas salientou que seriam em locais onde a imagem do presidente é determinante para vencer candidatos da oposição.

Participaram da reunião de coordenação os ministros da Comunicação Social, Franklin Martins, da Casa Civil, Dilma Rousseff, da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Paulo Bernardo, da Justiça, Tarso Genro, da Secretaria-Geral, Luiz Dulci, e o vice-presidente José Alencar.

23 de ago. de 2008

Pólo de Cosmético de Diadema participa da Beauty Fair


22/08/2008
Repórter Econômico
Pólo de Cosmético participa da Beauty Fair

Da Redação


O Pólo de Cosméticos de Diadema participa da quarta edição da Beauty Fair 2008 - Feira Latino-Americana de Cosméticos e Beleza que será realizada de 30 de agosto a 2 de setembro, no Expo Center Norte. Nove empresas do Pólo irão expor suas linhas de produtos e fazer contatos de negócios utilizará estande cooperado com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano do município.

Está é a terceira vez que empresas integrantes do Pólo participam da Feira. Nos quatro dias de evento os fabricantes vão contar com estande de 100 m² composto de dez vitrines para mostrar seus produtos. O estande ficará na rua cinco, Pavilhão Azul, do setor de negócio.

Além das nove empresas que estarão na feira por meio do estande cooperado, outros quatro fabricantes de cosméticos de Diadema vão à Beauty Fair com estandes próprios. São a Nazca Cosméticos, a Valmari, a Amend Cosméticos e a Davene.

Pólo de Cosméticos
Criado em 2002, em parceria com o poder público, indústrias e entidades, o Pólo de Cosméticos de Diadema abriga mais de 70 empresas da cadeia produtiva. Essas empresas respondem por quase 5% da arrecadação municipal e, por meio de encontros de negócios, dentro e fora do país, participações em feiras, busca a abertura de novos mercados, qualificação profissional e aumento das vendas.

Entre outras ações, o Pólo realiza compras conjuntas das principais matérias-primas utilizadas na fabricação dos cosméticos, gerando economia de até 42% na aquisição dos produtos. Junta, as empresas do Pólo geram mais de 11 mil empregos.

22 de ago. de 2008

Mário Reali sai na frente em Diadema com 38% dos votos



PESQUISA DO JORNAL REPÓRTER DIÁRIO

21/08/2008
Repórter Político
Mário Reali sai na frente em Diadema com 38% dos votos

Aline Bosio




O petista Mário Reali aparece na primeira colocação na pesquisa eleitoral estimulada. O candidato da situação registra 38% da preferência dos eleitores, seguido por José Augusto (PSDB), com 28%. Ricardo Yoshio (PMN) conta com 4% dos votos e Vladão (PCB) registrou menos que 1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 20 deste mês, quando 400 pessoas foram entrevistadas. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos. O documento foi registrado na 222ª Zona Eleitoral sob o número 004/2008, processo 153/08.

Entre as seis regiões pesquisadas na cidade, a que Reali abre a maior vantagem perante seu principal adversário é no Jardim Canhema. O petista aparece com 50% e José Augusto registra 18% da intenção de voto. No Casa Grande e Vila Conceição a situação não é muito diferente. Reali vence o tucano com diferenças de 17% e 15% respectivamente. No Centro, a diferença cai para 2 pontos percentuais. Entretanto José Augusto está em vantagem em duas regiões. Ele aparece com 3% a mais dos votos no Taboão e 13% no Eldorado.

O melhor desempenho de Ricardo Yoshio foi na Vila Conceição, com 12% da preferência. Já no Canhema e no Centro o prefeiturável não atingiu nem 1 ponto percentual. Vladão registrou 1% no Taboão e nas demais regiões o candidato não atingiu 1 ponto percentual. Entre os entrevistados, 10% afirmaram que não votarão em nenhum dos pleiteantes à vaga do Executivo e 21% ainda estão indecisos.

Quando o assunto é o conhecimento da candidatura dos prefeituráveis, José Augusto aparece na frente com 74%, seguido por Mário Reali, com 73%. Ricardo Yoshio é conhecido por 19% dos entrevistados e Vladão por 4%. No total, 21% das pessoas ouvidas na pesquisa não souberam responder quais são os candidatos.

Espontânea
Na pesquisa espontânea Mário Reali também aparece na frente, com 31% dos votos contra 22% de José Augusto. Ricardo Yoshio registra 2 pontos percentuais e Vladão não foi citado pelos entrevistados. O número de indecisos salta para 37%, enquanto 8% afirmam que irão anular o voto.

Assim como na pesquisa estimulada, Reali desponta na frente na região do Canhema com 41% dos votos, 27 pontos percentuais a mais que José Augusto que, por sua vez, também aparece na frente nos bairros Taboão e Eldorado, com 29% da intenção dos votos contra 24% do petista, e 35% contra 23%, respectivamente. Yoshio aparece com 8 pontos percentuais na região do Conceição, mas não registra intenções de votos em locais como o Centro da cidade, Taboão e no Casa Grande.

Rejeição
A disputa entre os candidatos com o maior índice de rejeição está entre José Augusto e Vladão. Enquanto o tucano aparece com 24% na pesquisa, o comunista vem logo em seguida com 21%. Mário Reali aparece na terceira colocação, com 18 pontos percentuais e Yoshio registra 17%. 47% dos entrevistados não rejeitam ou não sabem se rejeitam os candidatos que estão disputando as eleições municipais.

Casa Grande é o local em que José Augusto registra o maior índice de rejeição: 30 pontos percentuais. Já Vladão conta com 35 pontos no Jardim Eldorado e, no mesmo bairro, Reali registra 29 pontos percentuais.

Especialistas
O professor de Ciência Política da Fundação Santo André, Marco Antônio Teixeira, acredita que um dos principais motivos que levam Mário Reali a despontar na frente na corrida eleitoral é o fato do candidato ter conseguido apoiadores de peso. "O PT conseguiu um grande aliado, que foi o ex-prefeito Gilson Menezes. Isso pode tornar a disputa mais fácil em relação aos pleitos anteriores", diz.

O cientista político diz também que "os indecisos tendem a optar pela candidatura do Reali, pois como o José Augusto já foi prefeito, as pessoas o conhecem mais, fazendo com que elas busquem o que é novo, que registra menos rejeição".

Já o diretor do Instituto Opinião, Nilton César Tristão, observa que 10% do eleitorado indeciso poderá decidir o cenário político da cidade. Ele explica que em 2004 havia 21% de votos perdidos (brancos, nulos e abstenções) e que neste ano a pesquisa registra 31% (sem abstenções). "Se o índice de 2004 não for alterado, 10% do eleitorado é que definirá quem será o prefeito eleito e se será no primeiro turno", conclui. "É mais fácil o Mário Reali vencer no primeiro turno em Diadema do que o Vanderlei Siraque em Santo André", finaliza.

15 de ago. de 2008

OLHA QUEM ESTÁ CHEGANDO EM DIADEMA



DESCOBRI MAIS UMA, ONDE VAI SER O MAGAZINE LUIZA DE DIADEMA.
SERÁ NA AV. SÃO JOSÉ, 212/214 - CENTRO - DIADEMA - SP

Nome da filial: 514 - Diadema

É SÓ AGUARDAR!


AQUI SEMPRE A MELHOR INFORMAÇÃO DE DIADEMA

14 de ago. de 2008

Em breve "Lançamento Imobiliário" em Diadema.

APARTAMENTOS EM DIADEMA EM PRIMEIRA MÃO.

Em breve "Lançamento Imobiliário" em Diadema.

Parceria ABYARA (comercialização) e KLABIN SEGALL (realização).

Previsão de lançamento: novembro/2008.

Área Privativa: 81 e 111 m2.

Dormitórios: 3 e 4 dormitórios com suíte.

Informações: Darlleni 7640-6681 ou darlleni@abyaraimoveis.com.br

Localidade: Diadema, SP

12 de ago. de 2008

Morre Ivonice Satie, criadora da Cia. de Danças de Diadema




Carla Navarrete
Do Diário OnLine

Criadora da Cia. de Danças de Diadema, a coreógrafa Ivonice Satie morreu nesta terça-feira, aos 57 anos, no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. Ela lutava contra o câncer e teve insuficiência dos órgãos.

O corpo de Ivonice está sendo velado no teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista. O enterro será na tarde de quarta-feira, às 17h, no cemitério Morumbi.

Segundo a atual diretora artística da Cia. de Danças de Diadema, Ana Bottosso, Ivonice era "muito envolvida e apaixonada pelo que fazia" (veja declaração).

Ivonice começou a dançar aos nove anos, na Escola Municipal de Bailados de São Paulo. Em 1968, entrou para o Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo, o atual Balé da Cidade de São Paulo, onde permaneceu por 14 anos. Em 1977, recebeu um prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor bailarina.

Em 1993, Ivonice virou diretora artística do Balé da Cidade de São Paulo. No mesmo ano, assumiu o cargo de assessora de linguagem artística de Diadema. Dois anos depois, criou a Cia. de Danças da cidade, grupo que dirigiu até 2002.

Entre 2003 e 2005, Ivonice foi diretora da Companhia de Dança do Amazonas. Nos últimos tempos, continuava como consultora artística do grupo, da Cia. de Danças de Diadema e ainda era diretora artística da Cia. Sociedade Masculina, em São Paulo.

Cidadã diademense - Em 20 de maio deste ano, a bailarina foi homenageada pela Prefeitura de Diadema em uma cerimônia em que recebeu o título de cidadã da cidade. Já debilitada pelo câncer, ela não pôde comparecer pessoalmente.

Além da Cia. de Danças, Ivonice também criou na cidade, em 1998, um projeto de dança para portadores de deficiência física, atualmente o Grupo Mão na Roda. No mesmo ano, fundou o Núcleo de Balé Clássico para a comunidade do município.

NOSSOS SENTIMENTOS, FOI UMA PESSOA DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA DIADEMA!

9 de ago. de 2008

Mercedes-Benz investirá em Diadema




Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC


O espaço que ficará ocioso com a saída da Papaiz, de Diadema - que deve se mudar para a Bahia no início de 2009 -, será ocupado por outra empresa do Grande ABC: a Mercedes-Benz. A maior fabricante de caminhões do País vai transferir parte do setor logístico da companhia para o espaço da fabricante de fechaduras, o que deve liberar a planta de São Bernardo para um ampliação na linha de produção em até 20%.

A expectativa é que o investimento nas duas unidades da montadora fique em torno de US$ 500 milhões. Segundo o representante do Conselho Administrativo da Mercedes, Valter Sanchez, a expectativa é gerar 1.500 empregos em São Bernardo, além dos 350 previstos para Diadema.

O setor logístico passará a ser administrado por outras empresas especializadas no segmento e deve abrigar, principalmente, a parte de CKD (conjunto de peças para montagem no Experior) e de motores para exportação.

Há mais de um ano a montadora ensaia uma expansão na linha de produção, já que a fila de espera para a venda de caminhões chega a nove meses. O projeto foi aprovado junto à matriz na Alemanha num momento de mercado em alta. A Mercedes-Benz vendeu neste ano 22,7 mil caminhões, 31,5% a mais que em 2007.

Contudo, a planta de São Bernardo não tinha mais capacidade para ser ampliada se não houvesse o remanejamento dos setores não-produtivos da empresa para outros locais.

Diversas instalações foram prospectadas, mas a decisão de ficar em Diadema é comemorada pelo poder público local e pelos trabalhadores da fábrica, que estiveram envolvidos em toda a negociação com a Mercedes-Benz. "É uma vitória manter essa área da Mercedes aqui, pois toda vez que se pensa em ampliar, as empresas acabam indo para outras cidades", comenta Sanchez.

Em cinco anos, a montadora realizou 3.500 contratações e, hoje, emprega 12 mil funcionários.

Com a ampliação em São Bernardo, a montadora terá capacidade aproximada de 75 mil veículos por ano. A empresa exporta parte de sua produção, principalmente de motores para caminhões para os Estados Unidos.

O anúncio oficial e detalhamento do projeto de investimento serão feitos na segunda-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao governador José Serra. (com AE)


Filippi espera que nova planta vire uma fábrica

A expectativa do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), é que as instalações da Mercedes-Benz na cidade possam virar uma unidade produtiva no futuro e não apenas uma planta de logística. "Essa área pode ser melhor aproveitada pela Mercedes-Benz, pois há espaço para expansão, caso seja necessário", comenta.

Durante um ano, a Prefeitura e os trabalhadores da montadora estiveram envolvidos na negociação para trazer a fabricante de caminhões para a cidade. "Começamos esse namoro quando soubemos que a companhia procurava um espaço para essa área de logística, já que tínhamos a confirmação da saída da Papaiz", conta Filippi.

Inicialmente, a Mercedes-Benz vai alugar o espaço da Papaiz, que além de galpões ainda oferece um espaço livre de 20 mil m² e mais um terreno de 100 mil m² anexo, que também pode ser utilizado em caso de ampliação. A planta será transformada em um condomínio empresarial pela fabricante de fechaduras, que manterá no local sua fábrica de esquadrias metálicas.

Segundo o prefeito, a preocupação do poder público era encontrar um novo investidor na área, pois essa é uma das maiores plantas industriais da cidade e uma das principais contribuintes para os cofres de Diadema.
Para incentivar ainda mais a instalação da montadora de caminhões, a Prefeitura de Diadema tem realizado obras na infra-estrutura viária próxima à área onde a empresa montará o setor de logística e ainda estuda buscar uma parceria com a Prefeitura de São Bernardo e apoio do governo estadual, para melhorar a malha viária no trecho que ligará as unidades da empresa.

"Ainda teremos a ligação da Avenida Água Espraiada (atual Avenida Roberto Marinho), da Capital, com Diadema e a chegada do Rodoanel, o que melhora ainda mais a logística para a Mercedes-Benz", afirma o prefeito

8 de ago. de 2008

ABC e D: mais segura, Diadema atrai grandes redes


De Diadema - VALOR

Em abril do próximo ano, Diadema vai ganhar seu primeiro shopping center. A obra ocupa um quarteirão no centro, a 250 metros do comércio popular da cidade, em uma área onde existiam um prédio da prefeitura, algumas casas e uma chácara. Serão cerca de 150 lojas.

O shopping Praça da Moça é um dos empreendimentos que promete mudar a cara do município do ABC paulista que até pouco tempo era conhecido pela violência e pelo abandono. Diadema vive um boom imobiliário, com outdoors espalhados pelas ruas anunciando prédios de apartamentos e lojas.

Várias redes de varejo decidiram se estabelecer no município. A Dicico, que vende material de construção, abriu uma loja em 2007 em um movimentado cruzamento da região central. O Tenda Atacado inaugura uma unidade em meados de agosto. O Wal-Mart também pretende abrir sua loja até o fim deste ano.

“Chegou a nossa vez”, diz Celso Ruiz, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Diadema. Ele acredita que é o início de um círculo virtuoso, porque as novas lojas vão ajudar a “segurar” o consumidor em Diadema. A cidade é exportadora líquida de renda, porque faltam opções de comércio e lazer.

Existem 1.866 empresas em Diadema nos setores de autopeças, plástico, químico e borracha. Além disso, operários das montadoras instaladas no ABC paulista moram na cidade. Segundo a prefeitura, 25% a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) está relacionado à indústria automotiva, que está batendo recordes de vendas e contratando mais operários.

Em 2007, o emprego cresceu 6,4% em Diadema, acima da média nacional de 5,85%. Na indústria, que concentra a maior parte das vagas, aumentou 5,4%. Na construção civil, a alta chegou a impressionantes 27,5%. No primeiro semestre deste ano, o emprego em Diadema cresceu 3,8% - ritmo similar a média do Brasil.

Com a atividade econômica mais forte, a arrecadação fiscal também melhorou, possibilitando investimento em segurança e saúde. Entre 2003 e 2007, o repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do governo estadual para Diadema cresceu, em média, 13,6% ao ano. No mesmo período, a arrecadação de Imposto sobre Serviços (ISS) também avançou 25,2% na média anual.

“O crescimento econômico foi a cereja do bolo”, disse Roberto Martins, diretor da Empreendi e coordenador do projeto do novo shopping. Graças à expansão da atividade local, 75% das lojas já foram alugadas. Segundo o executivo, algumas redes confirmadas são C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Magazine Luiza. O shopping será destinado à classe C, que responde por metade da população de Diadema.

Martins explica que a redução da criminalidade também foi fundamental para convencer os investidores. Para viabilizar o empreendimento, o executivo conseguiu R$ 150 milhões com fundos de investimentos, pessoas jurídicas e físicas. A Funcef adquiriu recentemente 40% do empreendimento.

O Wal-Mart está investindo R$ 21 milhões na nova loja em Diadema. Segundo Leonardo Taufer, diretor comercial da divisão Maxxi do grupo, o objetivo é atender pequenos estabelecimentos comerciais e famílias das classes C e D. “Escolhemos Diadema por conta do crescimento econômico e do aumento de consumo e renda”, explicou.

O Tenda Atacado vai trabalhar com itens de alimentos, higiene pessoal, perfumaria e limpeza para varejistas independentes e também para o consumidor final. Segundo Eduardo Severini, diretor do Tenda, a loja faz parte de um plano mais amplo de expansão do grupo e Diadema foi escolhida porque possui um grande potencial de consumo.

Conforme Dimitrius Markakis, presidente da Dicico, as vendas na loja de Diadema superam a expectativa. A média diária de visitantes da rede é de 800 pessoas por loja nos dias úteis. Em Diadema, são mil visitantes/ dia. A loja abriu há oito meses e a Dicico é o único grande varejista de construção civil na cidade.

E ainda vem mais por ai, lojas Kalunga, apartamentos de alto padrão da klabin Segall, Casa Monte e muito mais é só aguardar.