7 de out. de 2013

Empresa tem presença garantida na Copa de 2014

Marina Brandão/DGABC
A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, está chegando e muita gente se prepara para ver os jogos de pertinho. Para uma empresa de Diadema, a Ital Multidutos, a presença já está garantida em diversos estádios: isso porque essa companhia, que produz e revende dutos de ventilação, forneceu material que equipa as instalações do Maracanã e da Arena Natal, entre outros.
 A empresa, que nasceu em 2000 para atuar na área de isolamento acústico e térmico, tem crescido, em média, 30% ao ano nos últimos seis anos, entre outros fatores, por se beneficiar da expansão do mercado da construção civil.
 Neste ano, o ritmo deverá permanecer favorável. Apesar da desaceleração da economia, o presidente da empresa, Auro Pontes, projeta alta de 16% nas vendas, percentual com o qual espera chegar aos R$ 40 milhões de faturamento em 2013.
CONSTRUÇÃO
 Além de obras em estádios, a companhia já atendeu processos construtivos de hospitais, shoppings e hotéis. Com a demanda em alta, neste ano, a fabricante investiu mais de R$ 1 milhão para a ampliação de sua área produtiva e para a aquisição de equipamentos destinados a aumentar a capacidade de industrialização dos produtos. A Ital, que contava com 13 mil m² de instalações, ganhou mais 1.200 m².
 Pontes afirma que as parcerias, com grupos internacionais, também ajudaram a impulsionar os resultados. Entre os parceiros estão a alemã Kaymann, que conta com mais de 25 anos de experiência nos mercados de tubos e mantas de borracha elastomérica (insumo para isolamento térmico), e a PAL, empresa criada na Itália há 45 anos que atua em mais de 40 países com sede em Dubai, detendo alta tecnologia para produção de linhas e sistemas de dutos para condução de ar-condicionado.
 Porém, ele destaca que a empresa não é apenas mero distribuidor. “Temos produção própria e capacidade para oferecer produtos personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente”, diz. Além de ampliar a capacidade, o quadro de funcionários também cresceu: hoje, são 140 funcionários. No ano passado, eram 95. O executivo assinala ainda que há muito espaço para crescer no mercado. A Ital fornece para mais de 300 clientes e tem representantes espalhados pelo País.
PROJETOS
 Entre os planos para seguir crescendo, Pontes afirma que um deles é a abertura de centros de distribuição no Rio de Janeiro e no Recife. Em relação a esta última capital, ele assinala que será ponta de lança para um mercado promissor e que segue em ritmo de crescimento: o Nordeste. 
fonte: Leone Farias - Diário do Grande ABC

Governo quer levar monotrilho para Diadema

Monotrilho1
Representantes do Governo do Estado de São Paulo prometem mais uma vez a chegada do Metrô na cidade de Diadema. Agora a proposta é uma continuação da Linha 18-Bronze, que sai da estação Tamanduateí, em São Paulo e vai até São Bernardo do Campo, com uma extensão adicional para a cidade. Só um detalhe: A linha ainda nem começou a ser construída.


Este trecho adicional faria parte da segunda etapa do empreendimento, que deverá ter obras iniciadas somente depois de 2015. A construção da primeira fase está prevista para começar no ano que vem, e contempla o trecho entre a capital paulista e São Bernardo . Anteriormente o governo estadual tinha outras 2 possibilidades para atender a cidade, sendo a expansão da Linha 1-Azul (Jabaquara/Tucuruvi) ou a mudança no traçado da futura Linha 20-Rosa (Lapa/Moema), cujo projeto prevê ampliação para o Rudge Ramos.

De acordo com o Jornal “Diário do Grande ABC”, o presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, afirmou que, após análises preliminares, a empresa concluiu que o mais viável seria esticar o traçado do monotrilho da linha 18. “É o que temos de mais adiantado nesse sentido. Depois do Alvarenga, em São Bernardo, a linha seguiria para Diadema. Já está no nosso mapa da rede futura”, firmou o gestor durante a 12ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas de São Paulo, realizado na sexta-feira no Memorial da América Latina, na Capital.

Do Alvarenga a extensão seria até o bairro Eldorado, em Diadema, com distância de aproximadamente cinco quilômetros. Até o Centro, o acréscimo é de cerca de sete quilômetros.

Concorrência com a Metra
Outra problemática seria uma possível concorrência do Monotrilho com o corredor ABD, atualmente operado pela concessionária Metra, o que, segundo o governo, pode gerar impasses administrativos. Em junho, o secretário-adjunto de Transportes Metropolitanos, Peter Walker, admitiu que a ampliação do empreendimento representava “risco muito grande”.

O fato é que em muitos horários os trólebus da Metra estão cheios, inclusive aos finais de semana. O Governo não pode simplesmente ceder a interesses privados.

fonte: Renato Lobo - viatrolebus

6 de out. de 2013

Linha 18-Bronze deve chegar a Diadema

Orlando Filho/06.12.2011/DGABC
Em mais uma tentativa de levar o Metrô  a Diadema, o Estado analisa proposta para extensão da futura Linha 18-Bronze até o município. O projeto original estabelece São Bernardo como o ponto final do monotrilho, que ligará a região à Estação Tamanduateí, na Capital, passando também por Santo André e São Caetano. O possível trecho, no entanto, está planejado para a segunda etapa do empreendimento, que deverá ter obras iniciadas somente depois de 2015. A construção da primeira fase está prevista para começar no ano que vem.
A avaliação sobre a ampliação será feita após solicitação do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que anunciou em julho o objetivo de levar o Metrô à Diadema. Na época, as possibilidades consideradas eram a expansão da Linha 1-Azul (Jabaquara/Tucuruvi) e a mudança no desenho da futura Linha 20-Rosa (Lapa/Moema), cujo projeto prevê ampliação para o Rudge Ramos. Caso essa opção fosse escolhida, o itinerário passaria por Diadema antes de chegar a São Bernardo.
O presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, afirmou que, após análises preliminares, a empresa concluiu que o mais viável seria esticar o traçado do monotrilho. “É o que temos de mais adiantado nesse sentido. Depois do Alvarenga, em São Bernardo, a linha seguiria para Diadema. Já está no nosso mapa da rede futura”,
firmou o gestor durante a 12ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas de São Paulo, realizado na sexta-feira no Memorial da América Latina, na Capital.
Não há prazo para que os estudos sejam concluídos, bem como o aumento no investimento necessário. Do Alvarenga – terminal previsto para a segunda etapa da proposta original – até o bairro Eldorado, em Diadema, a distância é de aproximadamente cinco quilômetros lineares. Até o Centro, o acréscimo é de cerca de sete quilômetros. A etapa inicial, prevista para ficar pronta em 2015, tem ponto final planejado para o Centro de São Bernardo (leia mais abaixo).
Apesar das intenções do Estado, o ramal adicional esbarra em pelo menos dois problemas. O primeiro diz respeito às dificuldades para realizar as desapropriações, já que a região do Alvarenga possui diversos terrenos ocupados de forma irregular. Outra situação que preocupa é o fato de o traçado do monotrilho sobrepor o corredor ABD, atualmente operado pela concessionária Metra, o que pode gerar impasses administrativos. Em junho, o secretário-adjunto de Transportes Metropolitanos, Peter Walker, admitiu que a ampliação do empreendimento representava “risco muito grande”.
Estação Oratório abre em janeiro
Serão inauguradas em janeiro as duas primeiras estações da Linha 15-Prata do Metrô, monotrilho que fará a ligação da Linha 2-Verde (Vila Prudente/Vila Madalena) com a Zona Leste da Capital. Além do terminal Vila Prudente, será aberta a Estação Oratório, que fica a cerca de três quilômetros de distância da divisa com São Caetano e Santo André. O primeiro trecho liberado para os usuários terá 2,9 quilômetros.
O presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, informa que, nos primeiros meses, o ramal funcionará em operação assistida, com horário reduzido e sem abertura nos fins de semana. Até dezembro do ano que vem, deverão ser inauguradas outras duas estações, chegando até o Jardim Planalto. O investimento total para a linha, que terá 18 paradas e 26,6 quilômetros, é de R$ 5,5 bilhões. O modal terá capacidade para receber 48 mil passageiros por hora em cada sentido. O intervalo aproximado entre trens será de 90 segundos.
Em agosto, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou outra expansão para a Linha 15-Prata. O objetivo é fazer com que o sistema chegue até a estação Ipiranga, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Lá, será possível fazer conexão com a Linha 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra). A nova opção de baldeação deve desafogar a demanda na estação Tamanduateí, de onde é possível acessar a Linha 2-Verde. Não foi dado prazo para que a expansão seja concluída.
Também estão em obras atualmente as linhas 17-Ouro (Jabaquara/Morumbi), que também será operada por monotrilho; 5-Lilás, que será expandida do Largo 13 até a Chácara Klabin; e 4-Amarela (Luz/Butantã), que deverá ganhar até o ano que vem cinco novas estações: Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie.
Edital para licitação deverá ser lançado ainda este mês
O presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, afirma que o edital para licitação da Linha 18-Bronze (Tamanduateí/Djalma Dutra) deverá ser publicado ainda neste mês. O lançamento, prometido para o início deste ano, já foi adiado diversas vezes. O atraso foi atribuído a problemas no certame de outra PPP (Parceria Público-Privada), a da Linha 6-Laranja (Brasilândia/São Joaquim).
Segundo Pacheco, equipes do Metrô irão participar de reunião na segunda-feira com integrantes do governo federal para definir os últimos detalhes do edital. A consulta pública para o documento foi lançada em julho.
A Linha 18-Bronze terá extensão de 14,9 quilômetros e ligará a Estação Tamanduateí ao Centro de São Bernardo por meio de monotrilho. Também serão cortados pelo traçado os municípios de Santo André e São Caetano. O investimento previsto é de R$ 3,5 bilhões, sendo 55% aplicado pela iniciativa privada. A construção deverá gerar 3.000 empregos, enquanto a operação irá proporcionar a criação de 1.500 postos de trabalho.
fonte: Fabio Munhoz - Diário do Grande ABC


4 de out. de 2013

Vamos conhecer empresas instaladas em Diadema - Infanti

A Infanti é uma marca internacional de produtos infantis, desenvolvida por designers italianos de acordo com o conceito "Design, Segurança e Praticidade" e está presente no mercado brasileiro desde 2003.

Descrição
A produção dos berços, travel system, carrinhos e cadeiras de carro, acontece em diferentes paises como França, Brasil, Israel, México e China e os produtos são distribuídos em toda a América Latina, Israel, Austrália e África do Sul.

A INFANTI disponibiliza hoje o maior mix de produtos no segmento de assentos de segurança. Atualmente, são oito modelos diferentes e indicados de acordo com o peso e tamanho da criança (grupo de massa). Por isso, a marca tornou-se líder em vendas no país.


A INFANTI, além das opções já existentes no mercado, possui novos assentos de segurança que oferecem ao consumidor o melhor custo benefício. Esses produtos têm um preço mais acessível sem deixar de lado os requisitos de qualidade que são priorizados pela marca, ou seja, todos os produtos são testados e aprovados pelas normas de segurança europeias e brasileiras, e contam com o selo do INMETRO. A empresa possui produtos que atendem a todos os grupos de massa:

Grupo 0 +: 0 - 13 kg
Grupo I: 9 - 18 kg
Grupo II: 15 - 25 kg
Grupo III: 22 - 36 kg.

Um modelo específico foi desenvolvido para todo o grupo de massa: 0 + I, II e III: 0 - 36 kg

Rua Anita, 225 Galpão 3 - Vila Odete - CEP: 09941-640 - Diadema - SP - Fone: (011) 4072 4000 - Fax: (11) 4072-3301

Na série Vamos conhecer empresas instaladas em Diadema, pretendemos divulgar o que se produz em nossa cidade, em Diadema se produz de tudo que se possa imaginar, e devagar procuraremos divulgar toda essa variedade de produção, mostrando a riqueza aqui produzida.

Câmara de Diadema aprovou a adoção do modelo Sesi

Foto: Rodrigo Pinto
Foto: Rodrigo Pinto
 
Após discussão acalorada e diversos pedidos de adiamento, a Câmara de Diadema aprovou nesta quinta-feira (03/10) a adoção do modelo Sesi no sistema de ensino municipal. Professores da rede compareceram em peso pedindo o adiamento da votação para melhor compreensão do projeto. No entanto, apenas a bancada do PT foi contrária à aprovação.

Na manhã desta quinta, o secretário de Educação, Marcos Michels (PV), e o secretário de Assuntos Jurídicos, Fernando Moreira Machado, foram ao plenário debater os detalhes da proposta com os parlamentares. Durante a reunião, vereadores de oposição solicitaram o adiamento do texto para que fosse discutido durante simpósio da Educação que ocorre nos próximos dias. A proposta, porém, terminou por aprovada pela maioria governista.

Ao custo de aproximadamente R$ 3 milhões, o novo modelo de ensino deve ser aplicado já a partir de 2014. A meta do Executivo era aprovar com urgência a matéria para fazer a transição de sistemas. 

A diretoria do Sindema (Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema) e educadores presentes na sessão utilizaram a tribuna para cobrar a discussão do plano. Além do alto gasto, a principal crítica dos professores foi com relação à taxa do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em cidades que já praticaram a adoção do sistema Sesi. 

Em Araraquara, por exemplo, cidade citada pelo Executivo como referência, o índice registrou queda após a aplicação do novo modelo.

fonte: Nicole Briones - ABCD MAIOR

3 de out. de 2013

Ensino Sesi vai custar R$ 2,6 milhões em Diadema

O projeto de autoria do prefeito Lauro Michels (PV) que prevê parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) para implementação de atividades com­plementares de ensino nas escolas municipais vai custar R$ 2,6 milhões anuais aos cofres públicos. O secretário de Educação, Marcos Mi­chels, disse que o valor será utilizado para a aquisição de materiais que vão auxiliar os profissionais da educação na cidade, mas reconheceu que o método não será o bastante para alavancar o ensino municipal. O projeto retorna, hoje (3), à ordem do dia da sessão ordinária na Câmara.
“Sabemos que o ensino de Diadema não vai mudar totalmente com a chegada do Sistema Sesi. Na verdade, será um auxílio ao método de ensino aplicado pelos professores da rede municipal. Temos cerca de duas mil crianças nas escolas que não sabem ler ou interpretar um texto e, por isso, precisamos de outros investimentos. Temos ciência de que só o Sesi não será o bastante”, afirmou Marcos Michels.
De acordo com o projeto do Executivo, o Sesi vai manter a proposta pedagógica do município e buscará potencializá-la com aperfeiçoamento da gestão educacional das unidades escolares de ensino infantil e fundamental. Se aprovado na sessão de hoje, o convênio entrará em vigor a partir do ano letivo de 2014 e vai alcançar 24.485 crianças entre 4 e 10 anos.
De volta
Adiada na semana passada por falta de informações, a apreciação da proposta volta para votação e discussão no Legislativo depois de Marcos Michels ter detalhado o texto aos vereadores. Os parlamentares não concordaram com o fato de o projeto ter sido protocolado às pressas e em regime de urgência, o que impediu maior debate na Casa. “O governo precisa tomar mais cuidado quando encaminhar os projetos à Câmara. Há projetos que não podem ser protocolados às pressas e em regime de urgência”, reconheceu o secretário, acrescentando que houve compreensão dos vereadores. “Esperamos vo­ta­ção tranquila”, previu.
fonte: Fernando Valensoela - DIÁRIO REGIONAL

Modernizar-se para ser competitiva

Modernizar-se para ser competitiva
A Uniforja (Cooperativa Central de Produção Industrial de Trabalhadores em Metalurgia), de Diadema (SP), é um caso de sucesso no mundo dos empreendimentos solidários. A expectativa da direção do empreendimento é de fechar o ano com faturamento de R$ 180 milhões. E para manter sua competitividade, a ideia é sempre investir em modernização.

A empresa incorporou neste ano o primeiro ‘robô’ em sua linha de produção. O equipamento, que teve um custo de aquisição de R$ 500 mil, tem capacidade de fazer a forja das peças na prensa. Para o próximo ano está prevista a instalação de mais um robô, de origem suíça, com o objetivo de realizar o processo de martelamento.

“Essa é uma meta constante. Assim como a economia solidária está em constante evolução é necessário que nós também estejamos”, ressalta o presidente da Uniforja, João Trofino.

A Uniforja foi fundada há 13 anos a partir da massa falida da Conforja. Hoje, o contingente é de 450 funcionários, dos quais 279 são cooperados. A carteira de clientes da Uniforja é bem segmentada e inclui empresas de setores como petróleo e gás, automotivo, geração de energia e até indústria naval. No total, são produzidos 5 mil itens.

Trofino está na cooperativa desde antes dela existir. Era gerente de produção na Conforja. “Nos primeiros anos tivemos que nos virar com o dinheiro que tínhamos. Em 1998 faturamos menos de R$ 1 milhão”.

No início, a cooperativa trabalhava com quatro metas: garantir emprego, aposentadoria, créditos trabalhistas e a compra dos ativos da Conforja.

“Hoje, podemos afirmar que esses objetivos foram plenamente cumpridos. Estamos discutindo agora quais serão as metas dos próximos anos”, explica.

Fonte: Unisol Brasil 

30 de set. de 2013

Diadema ganha mais uma feira livre

A partir deste domingo (06/10), os moradores do bairro Casa Grande terão mais uma opção para comprar frutas e verduras frescas: uma feira livre começa a funcionar na avenida Fundibem, entre os números 783 e 1.108. Para avisar os moradores da região, a Prefeitura colocará faixas informativas no local e nas proximidades.

A criação do espaço foi uma reivindicação dos moradores da região por uma feira livre aos finais de semana. O horário de funcionamento é das 7h às 13h. Ao todo, serão 28 barracas para comércio de frutas, verduras, legumes, pescados, frango, ovos, pastéis e caldo de cana, entre outros.

Com o espaço no Casa Grande, a cidade completa 24 feiras livres. Uma delas, a noturna, inaugurada em agosto deste ano. As feiras funcionam de terça-feira a domingo e recebem cerca de 400 barracas que contam com o trabalho de mais de 1.400 feirantes.

fonte: ABCD MAIOR

29 de set. de 2013

Diadema e Sto.André irão ampliar vagas de Zona Azul

Arquivo DGABC
A partir do mês que vem, o número de vagas no sistema Zona Azul começará a ser ampliado em Santo André e Diadema. Juntas, as cidades oferecem hoje cerca de 3.300 espaços para estacionamento rotativo. O objetivo do aumento é dar mais comodidade aos clientes de regiões comerciais.
Em Diadema, os novos parquímetros deverão ser instalados em outubro no bairro Piraporinha. Segundo o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves, serão criadas cerca de 100 vagas nas ruas mais movimentadas da região. O titular da Pasta informa que também há estudos para implantação de Zona Azul no Serraria. O projeto de lei que autoriza o aumento foi aprovado em dezembro de 2010 pela Câmara Municipal. Atualmente, o município tem 700 vagas desse tipo.
“O estacionamento rotativo é um pedido dos comerciantes. Muita gente deixa o carro de manhã, pega o ônibus para trabalhar, e só volta para liberar a vaga à noite”, comenta Gonçalves.
Na cidade, o motorista que estacionar o veículo em uma vaga rotativa paga R$ 0,75 a cada meia hora de permanência. Ainda não foi definido o total de espaços que serão oferecidos no Serraria, nem quando o sistema será implementado.
Já em Santo André, a Prefeitura informa que também tem planos de expandir ainda neste ano o total de vagas pagas nas ruas dos bairros Jardim, Vila Assunção e Vila Bastos, além de implantação de parquímetros na Vila Gilda. Atualmente, a cidade oferece cerca de 2.500 áreas para parada. O Executivo não informou a porcentagem de aumento estimada para o sistema.
O motorista que ficar parado por 30 minutos desembolsa R$ 0,60. A permanência máxima para estacionamento nas ruas é de duas horas (R$ 2,40). Nos bolsões disponibilizados pela Prefeitura, o veículo pode ficar no local por até cinco horas. Nesse caso, o usuário terá de pagar R$ 6.
São Caetano tem cerca de 2.900 vagas de Zona Azul nos bairros Centro, Barcelona, Santa Paula, Santo Antonio, Oswaldo Cruz, Fundação e Nova Gerty. A cidade não tem planos de expansão desse número. Já Ribeirão Pires tem 300 áreas pagas, e a Prefeitura também não pretende criar outros espaços. Rio Grande da Serra não possui Zona Azul. Questionadas pelo Diário, São Bernardo e Mauá não informaram o total de vagas.
OPINIÕES
Trabalhadores do comércio elogiam os estacionamentos rotativos. “Se não tiver cobrança, não tem vaga. E, dessa forma, o cliente não para por aqui. A Zona Azul irá melhorar o movimento nas lojas”, comenta o comerciante Francisco Ivanildo da Silva, 58 anos.
“Eu, como cliente, se vejo que não tem lugar em frente ao comércio, nem tento parar. Vou embora”, reconhece o taxista José Piveta, 67.
O vendedor ambulante Ivan Valdemar da Silva, 42, no entanto, critica a criação. “Eu uso a vaga para estacionar a perua onde guardo meus produtos. Terei de procurar outro ponto”, lamenta.
fonte: Fábio Munhoz - Diário do Grande ABC


Bruna Michels é uma das cinco mais belas do Brasil


Bruna ficou entre as cinco semifinalistas do concurso. Foto: Mister Shadow/Estadão Conteúdo
O Miss Brasil 2013, que chegou à 59ª edição, teve um sabor especial para o ABC. Ontem (28), em evento realizado em Belo Horizonte, a Miss São Paulo, Bruna Michels, de Diadema, foi eleita uma das cinco mulheres mais bonitas do país entre as 27 candidatas, que desde o dia 14 deste mês cumpriram intensa rotina de visitas, passeios e ensaios.

A coroa ficou com a Miss Mato Grosso, Jakelyne de Oliveira, 20 anos. Em segundo lugar foi eleita a Miss Minas Gerais, Janaína Barcelos, 25, seguida da representante da Bahia, Priscila Cidreira, de 22 anos, em terceiro.
As concorrentes elegeram a candidata do Espírito Santo como a Miss Simpatia. Deisiane Volpini tem 23 anos, nasceu em Viana e trabalha como modelo.

Jakelyne de Oliveira vai representar o Brasil no Miss Universo, em 9 de novembro, no Crocus City Hall, em Moscou, Rússia, e tentar quebrar jejum de 44 anos sem vitória brasileira. As duas únicas representantes do país que levaram a coroa de mais bela do mundo foram a gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963, e a baiana Martha Vasconcellos, em 1968. (RL)
fonte:  DIÁRIO REGIONAL