4 de out. de 2013

Câmara de Diadema aprovou a adoção do modelo Sesi

Foto: Rodrigo Pinto
Foto: Rodrigo Pinto
 
Após discussão acalorada e diversos pedidos de adiamento, a Câmara de Diadema aprovou nesta quinta-feira (03/10) a adoção do modelo Sesi no sistema de ensino municipal. Professores da rede compareceram em peso pedindo o adiamento da votação para melhor compreensão do projeto. No entanto, apenas a bancada do PT foi contrária à aprovação.

Na manhã desta quinta, o secretário de Educação, Marcos Michels (PV), e o secretário de Assuntos Jurídicos, Fernando Moreira Machado, foram ao plenário debater os detalhes da proposta com os parlamentares. Durante a reunião, vereadores de oposição solicitaram o adiamento do texto para que fosse discutido durante simpósio da Educação que ocorre nos próximos dias. A proposta, porém, terminou por aprovada pela maioria governista.

Ao custo de aproximadamente R$ 3 milhões, o novo modelo de ensino deve ser aplicado já a partir de 2014. A meta do Executivo era aprovar com urgência a matéria para fazer a transição de sistemas. 

A diretoria do Sindema (Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema) e educadores presentes na sessão utilizaram a tribuna para cobrar a discussão do plano. Além do alto gasto, a principal crítica dos professores foi com relação à taxa do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em cidades que já praticaram a adoção do sistema Sesi. 

Em Araraquara, por exemplo, cidade citada pelo Executivo como referência, o índice registrou queda após a aplicação do novo modelo.

fonte: Nicole Briones - ABCD MAIOR

Nenhum comentário: