15 de fev. de 2017

Fabricante de robôs de Diadema lança sistema a laser remoto


A Motoman Robótica do Brasil, empresa localizada em Diadema que pertence ao conglomerado japonês Yaskawa, desenvolveu sistema inédito em território nacional de solda a laser remoto, que permite a operação com um robô e um gerador de energia. A tecnologia já tem um primeiro cliente, a Amvian, fabricante norte-americana de estruturas para bancos automotivos, situada em Atibaia, no Interior, que abastece a Volkswagen.
De acordo com a Motoman, o sistema foi desenvolvido apenas por profissionais brasileiros, e em Diadema. A máquina foi criada para realizar a soldagem do banco do novo veículo que a Volks pretende lançar no decorrer deste ano, cujo nome ainda não foi revelado pela montadora alemã. No entanto, conforme o Diário antecipou, a planta da Anchieta, em São Bernardo, começará a fabricar veículo da ‘família’ do Gol. Mais sofisticado e mais espaçoso que o carro popular, sua nova versão terá outro nome e será comercializado em faixa acima da do modelo atual – que segue sendo manufaturado. Será espécie de versão brasileira do Polo. É possível, portanto, que seus bancos recebam essa tecnologia.
“Muito embora a solução já seja aplicada em outros países da Europa e nos Estados Unidos, no Brasil é a primeira vez que ela é desenvolvida. Me sinto muito orgulhoso por fazer parte desse feito”, afirma o diretor da Motoman, Icaru Sakuyoshi.
O sistema, que vale cerca de R$ 5 milhões – e, segundo Sakuyoshi, custa entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões se importado –, é composto por robô de alta precisão, gerador de laser, cabeçote laser 2D (para fixar a peça), dispositivos de solda, bases, enclausuramento, coifa, sistema de exaustão com filtragem, aparelho de monitoramento on-line e portas automáticas.
Segundo Sakuyoshi, o equipamento, que levou nove meses para ser construído, é quatro vezes mais rápido do que a solda convencional, ou seja, tem capacidade para chumbar a peça traseira do banco do automóvel em apenas 60 segundos. “Em razão da demanda, pretendemos construir um novo exemplar do sistema, só que dessa vez em menos tempo, em seis meses, no máximo”, comenta.
Sem contar que, a partir do momento em que o trabalho de solda é feito pelo robô, além de aumentar a velocidade, o risco diminui.
A Amvian foi escolhida pela Volkswagen no início de janeiro para substituir o grupo Prevent (detentor da Keiper, de Mauá), com o qual rompeu contrato de fornecimento após disputa comercial. Sem bancos para terminar a montagem dos automóveis, a marca alemã teve de paralisar a produção por várias semanas nas unidades de São Bernardo, Taubaté e São José dos Pinhais (Paraná). Ao todo, a montadora estima que 150 mil veículos deixaram de ser confeccionados por esse motivo.
Questionado sobre o possível risco aos empregos no chão de fábrica com o advento, Sakuyoshi rebate. “Esse negócio de que a máquina tira emprego do homem é um mito, o objetivo por aqui é maior. Queremos investir em novas tecnologias, aumentar a produtividade e expandir os negócios e, como consequência, disso, gerar empregos mais qualificados na área.”
Hoje, a companhia emprega 93 funcionários. Dentre os setores que a Motoman atua estão as indústrias automotiva, alimentícia, de implementos agrícolas, siderúrgica e paletização. A robótica está na região por meio da companhia desde 1999, primeiro em São Bernardo e depois, em 2011, em Diadema.
EXPECTATIVA - Antes de realizar projeções para este ano, a Motoman aguarda o fechamento do balanço de 2016, cujo ano fiscal se encerra somente em abril. A intenção da empresa é retomar o crescimento em razão dos novos negócios firmados e, assim, recuperar a queda de 30% registrada em 2015.
“Estamos em negociações avançadas com a Amvian para atender mais uma montadora do Grande ABC. Caso dê certo, vamos investir mais e construir outro sistema de solda a laser para atender os requisitos do cliente. Creio que 2017 será ano de expansão para nós”, estima Sakuyoshi. 
fonte: DGABC

25 de dez. de 2016

História da Uniquímica no Brasil ganha livro sobre 42 anos de Brasil


Dando continuidade à comemoração de mais um aniversário, a Uniquímica, empresa especializada em nutrição animal, com sede em Diadema (SP), lançou o livro “Inovando e Aprendendo”, publicação que trata da história da organização fundada por Hiroshi Katayama, médico veterinário graduado na Universidade de São Paulo (USP), filho de imigrantes japoneses da região de Mie, a “Ilha das Pérolas”, que chegaram ao Brasil na virada do século passado. A obra traz diversas histórias contadas diretamente pelos fundadores e colaboradores, além de participações especiais de ex-funcionários, representantes, clientes e amigos. O objetivo da Uniquímica é mostrar sua trajetória, as aspirações, os sonhos e as inovações que foram se concretizando durante mais de quatro décadas de trabalho, inovação e investimentos em tecnologia dentro da cadeia de produção de proteína animal do Brasil.
Hiroshi Katayama nasceu em Pereira Barreto, noroeste paulista, graduou-se na USP e permaneceu dois anos nos Estados Unidos, onde estudou na Universidade do Estado de Iowa e fez estágio em diversas empresas avícolas. Voltou ao Brasil para atuar no Grupo Ito, onde se destacou por ajudar na implantação das caixas de ovos de papelão sem retorno, ser a primeira empresa a colocar a marca em estojos de uma dúzia de unidades e fazer da Ito a primeira granja com um milhão de aves no país. Em 1974, fundou a Comércio e Indústria Uniquímica Ltda, ao lado dos sócios Iwao Ito, Grupo Ito e quatro companhias japonesas: Sankyo, Nippon Kayaku, Meiji Seika e Banyu. A primeira sede foi na Vila Nova Conceição, na capital paulista. Inicialmente, a empresa importava equipamentos médicos cirúrgicos e odontológicos. Mais tarde, começou a importar ingredientes voltados à nutrição animal e também a desenvolver as próprias formulações. Em 1980, surgiu em Diadema a moderna fábrica de Premix. Em 1992, Hiroshi Katayama saiu da presidência do Grupo Ito e assumiu a Uniquímica. O empreendedor morreu em fevereiro de 2011.
O livro “Inovando e Aprendendo” é uma realização do Instituto Biográfico do Brasil, foi escrito pelo jornalista Michel Chelala Siqueira e lançado também para fortalecer os valores mais valorizados pela Uniquímica, como inovação, gratidão e respeito a todos que trilharam com ela esse caminho, garantindo a tradição na qualidade em tudo o que produz. E ainda para mostrar todo o comprometimento da direção em treinar, preparar e atuar ao lado dos colaboradores, promovendo convenção de vendas, distribuição de prêmios, cursos de capacitação, viagens de atualização, além de destacar a importância do trabalhar com inúmeros profissionais do mais alto gabarito, simbolizados, por exemplo, na figura do Doutor Clodoaldo Moretti, um dos maiores nomes da Avicultura mundial.
Também receberam um espaço especial na obra a interação com as universidades brasileiras, os projetos de responsabilidade social e o lançamento de produtos revolucionários na história da produção de proteína animal brasileira, como a Kanamicina e a Colistina, soluções que se firmaram como referência na Nutrição de Qualidade nas Granjas. Atualmente, o portfólio da Uniquímica é composto de produtos como Lipocel, Endopower, Casporin, Genophos, UNisorb, entre outros, além de ofertar diversos produtos veterinários. O livro explica porque a empresa foi pioneira ao incluir o Ômega 3 na nutrição de aves e apresentar ao mercado os ovos Pufa, alimento fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares e promotor de saúde para recém-nascidos e gestantes. Também reforçando a posição de excelência da Uniquímica como fornecedor de produtos de altíssima qualidade em Premix, Núcleos / Concentrados e Nutrição de Suínos.
São mais de 40 anos desenvolvendo uma completa linha nutricional e de aditivos, como complexos enzimáticos e probióticos para todas as fases de produção de aves e suínos, além de contar com produtos para a saúde animal. Atualmente, a Uniquímica contribui com o agronegócio em diversos países da América Latina, sendo reconhecida como uma empresa qualificada pela oferta de soluções tecnológicas e prestações de serviço com grande tradição e consolidação no mercado. Neste caminho, em agosto passado, a Uniquímica inaugurou sua primeira filial, localizada estrategicamente em Garça (SP), cidade próxima ao importante polo produtivo de ovos, em Bastos, para suprir a necessidade de um rápido atendimento ao produtor da região. É um centro de inovação e negociação, onde não somente haverá treinamento técnico para a equipe e os clientes, mas a promoção de encontros focados na criação e desenvolvimento de negócios. Alex Katayama, Diretor Presidente da Uniquímica, aponta que a diferença da empresa dentro do mercado está num fator que já foi apontado pelo seu pai, Hiroshi Katayama: "Ele dizia que temos a missão diária de hoje ser melhor do que ontem, sempre. Este é um dos pilares da Uniquímica para procurar seu desenvolvimento", reforçou.
Em 2017, a Uniquímica vai apresentar grandes inovações a todos os seus clientes, como o programa Soluções Uniquímica. Esse programa oferecerá aos produtores consultorias em implementação e gestão de qualidade, seja em fábrica de rações com o BPF (Boas Práticas de Fabricação) ou no manejo da granja com o BPP (Boas Práticas de Produção), assim como a prestação de serviços do Laboratório Móvel Uniquímica, que oferece um diagnóstico do processo produtivo, auxiliando na minimização das perdas. “A inauguração é um sonho que realizamos em conjunto com a equipe e também com nossos parceiros comerciais”, resumiu Alex Katayama. Um momento que só reforça a energia transmitida pelo pioneiro Hiroshi Katayama sempre que se dirigia aos seus parceiros, colegas e colaboradores. “É uma satisfação muito grande que toda a nossa equipe esteja conjuminada num só espírito. Acredito que este espírito de equipe é que realmente leve as coisas para frente”. Parabéns a Uniquímica por todas essas conquistas.
Fonte: Revista Ave e Revista Pork

29 de nov. de 2016

Nosso Carrefour Express chegou!


Você está no centro de Diadema? Nosso Carrefour Express chegou!
Estamos na Rua Manoel da Nóbrega, 712 - Loja 343-348 do Shopping Praça da Moça. Dê uma passadinha lá e conheça-nos a partir do dia 30/11/2016 as 10:00hs. 

27 de out. de 2016

Shopping Praça da Moça

Localização

Rua Manoel da Nóbrega, 712
Diadema, SP
Situado na região central de Diadema, próximo ao terminal rodoviário, fórum, teatro, Biblioteca Municipal, e ao calçadão de comércio, o Shopping Praça da Moça localiza-se em uma região estratégica com alta densidade populacional e grande fluxo diário de pessoas.

Característica do Imóvel

Área do terreno: 20.600 m²
Área Construída: 105.000 m²
Área Bruta Locável (ABL): 29.784 m²

Primeiro e único Shopping Center da cidade de Diadema, o Shopping Praça da Moça atende uma região com mais de 1 milhão de habitantes, sendo 75% pertencentes às classes A, B e C. Conta com mais de 165 lojas satélites e semi-âncoras, além de um complexo de salas de cinemas da PlayArte, praça de alimentação e espaço para eventos.
Com projeto arquitetônico premiado e assinado por Roberto Candusso, a construção e a operação seguindo elevados padrões de sustentabilidade ambiental, o Shopping Praça da Moça possui área bruta locável de 29.784 m² (expansível para 43.000 m²) e 1.210 vagas de estacionamento.





24 de out. de 2016

A empresa Lipson de Diadema investe alto na maquiagem



A Lipson, empresa de terceirização de cosméticos sediada em Diadema, na Grande São Paulo, está finalizando a última etapa de um amplo programa de investimentos iniciado há dois anos e focado em produtos de maquiagem. Empresa familiar fundada há 27 anos, a Lipson emprega atualmente cerca de 700 pessoas que trabalham em duas unidades de produção.

Nos últimos dois anos, o ritmo de investimentos industriais aumentou consideravelmente nas fábricas dessa grande empresa 100% brasileira, que atua na fabricação terceirizada de produtos de beleza. A pedido dos clientes, os diretores decidiram agilizar os planos relativos à fabricação de produtos de maquiagem e adquirir o que há de melhor em matéria de equipamentos de produção e envase. O resultado é uma segunda fábrica novinha em folha, com 3.000 m² distribuídos em dois andares: o primeiro é voltado para a produção de pós e o segundo, para os outros tipos de produtos - ou seja, batom, gloss, rímel, etc. Para completar, a empresa instalou uma sala limpa e construiu um terceiro prédio, com 5.000 m², para o armazenamento de produtos.
Uma particularidade da empresa é que, excetuando os novos equipamentos de acondicionamento importados da Coreia, toda a engenharia da fábrica é prata da casa.

A pleno vapor

“Estamos na etapa final desse grande projeto”, explica Regina Helena R. T. Rodriguez, diretora da empresa. “As novas instalações de produção, inteiramente dedicadas ao setor de maquiagem, já estão parcialmente operacionais. Até o início do ano que vem, os equipamentos estarão funcionando a pleno vapor”. Dentro de algumas semanas, toda a empresa terá gestão SAP. A fábrica antiga, que ocupa uma área de 5.000 m², continuará encarregada das operações de embalagem de produtos de perfumaria e higiene.
“Temos recebido um grande volume de pedidos”, ressalta Regina Helena R. T. Rodriguez. “Muitas marcas estrangeiras têm procurado a Lipson para solicitar a produção e o envase de produtos de maquiagem. O setor está em alta, tanto no Brasil como em outros mercados, e nossas antigas instalações de produção não estavam mais dando conta!”
fonte:  Brazil Beauty News

22 de out. de 2016

AMERICAN HOUSE INAUGURA LOJA NO SHOPPING PRAÇA DA MOÇA



Foi inaugurada no dia 12 de Outubro de 2016 a loja American House no Shopping Praça da Moça. Loja de comercialização de colchões.