27 de nov. de 2013

Diadema inicia canalização do Córrego Canhema


Obra deverá ser concluída em 18 meses - Foto: Mauro Pedroso/PMD
DIADEMA – A Prefeitura de Diadema iniciou a canalização do Córrego Canhema, na região norte da cidade. A obra deverá ser concluída em 18 meses e custará R$ 2,085 milhões. Os recursos para executar a melhoria são provenientes do governo federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e têm como contrapartida municipal 5% do valor global.

Serão canalizados mais de 600 metros de córrego, no trecho localizado entre as ruas das Ameixeiras e Bertoldo Klinger, próximo à Divisa de Diadema com São Bernardo. A obra beneficiará diretamente 30 mil famílias.

Para o secretário de Serviços e Obras, Marcio Paschoal Giudicio, a canalização trará vários benefícios para o bairro. “Além de evitar enchentes a região terá mais saneamento e isso implica na melhoria da qualidade de vida dos moradores”, afirma.

Mais dois córregos de Diadema também estão em processo de canalização. São o Ribeirão dos Couros e o Córrego dos Monteiros. As obras estão em fase de conclusão e também contam com recursos federais e da administração municipal.

fonte: DIÁRIO REGIONAL

25 de nov. de 2013

Emplacar o carro em Diadema traz benefícios para a cidade



Quem mora em Diadema e emplaca o carro na cidade traz benefícios para todo o município. Do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) arrecadado pelo Estado de São Paulo, 50% da receita é devolvida para a cidade onde o emplacamento foi realizado.


Esse repasse é utilizado em investimentos, benefícios para a população e outras despesas. Por essa razão, ao emplacar o carro em Diadema o munícipe contribui para a melhoria de serviços e equipamentos da cidade. A maior parte da renda do IPVA é arrecadada no início de cada ano, quando as cobranças de todos os veículos são pagas à vista ou em três parcelas. No restante do ano são pagos os impostos proporcionais de carros novos adquiridos no período.


Além disso, o proprietário do veículo não é obrigado a realizar anualmente a inspeção veicular, pois no município ela não é obrigatória todos os anos. Em 2013, Diadema está recebendo um repasse de R$ 36 milhões como retorno do IPVA pago ao Estado.


Mudança no emplacamento


Para quem deseja mudar o município de emplacamento é necessário procurar o Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) e solicitar a mudança de endereço. O processo não é obrigatório, mas caso a pessoa não altere o endereço as multas continuarão sendo encaminhadas para o município cadastrado. 


Serviço
Para mais informações, acesse:
Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo
detran.sp.gov.br


fonte:  Natalia Zancheta - Portal PMD

Diadema gastará R$ 232 milhões em obras viárias

Orlando Filho/DGABC
A Prefeitura de Diadema pretende iniciar até o ano que vem cinco grandes intervenções no sistema viário para reduzir os congestionamentos na cidade. O investimento aplicado será de aproximadamente R$ 232 milhões e a verba utilizada virá do governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade e de financiamento com a Caixa Econômica Federal.
Ao todo, serão cinco obras, todas com duração estimada de um ano. Nenhum dos projetos foi licitado ainda, mas o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves, acredita que é possível iniciar os serviços em 2014. O município aguarda a liberação do recurso. O objetivo das modificações é dar mais fluidez ao trânsito na região central e na problemática Avenida Piraporinha.
Com a verba do PAC, a Prefeitura fará um viaduto sobre a Rodovia dos Imigrantes, ligando a Avenida Dona Ruyce Ferraz Alvim com a Estrada Samuel Aizemberg, em São Bernardo. Hoje, o motorista que está nessa via e precisa atravessar a estrada em direção ao município vizinho tem de dar volta com cerca de três quilômetros, passando pela Avenida Eldorado e Rua Rio de Janeiro.
As outras duas intervenções bancadas pelo programa federal serão as ligações terrestres daAvenida Fundibem e da Rua Mem de Sá com a Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, também em São Bernardo. “Os moradores da região do Jardim Portinari, Casa Grande e Jardim Ruyce têm de passar pela Piraporinha para chegar a São Bernardo. Essas obras vão diminuir os congestionamentos nessa via”, comenta Gonçalves.
Já as obras com o financiamento da Caixa visam solucionar os nós viários na região central. Um dos projetos é o viaduto estaiado que ligará as avenidas Roberto Gordon e Sete de Setembro, que também irá transpor a Rodovia dos Imigrantes.
A última intervenção será um elevado de acesso do Corredor ABD para a Avenida Piraporinha, eliminando o cruzamento em nível entre as duas vias. “Quem vem de Piraporinha e quer ir para o Centro de Diadema não precisa dar aquela volta. Já pega a alça e cai na Fábio Eduardo Ramos Esquível. Isso irá diminuir muito o tempo de deslocamento”, explica o titular da Pasta.
Outra adaptação viária, de menor porte, será feita logo no início do ano, em janeiro. Será criada uma opção de conversão à esquerda da Avenida Fagundes de Oliveira para a Piraporinha. “O usuário que quer ir para São Bernardo tem de dar a volta por trás do terminal de ônibus e andar mais 750 metros”, destaca Gonçalves. Segundo ele, estudo feito pela secretaria aponta que, do total de motoristas que passam diariamente pela Fagundes de Oliveira, 72% vão para a Piraporinha com intuito de chegar ao município vizinho.
CORREDOR ABD
No segundo semestre do ano que vem deverá ser iniciada a transposição do Corredor ABD de trólebus (Jabaquara/São Mateus/Brooklin). O corredor de ônibus, que hoje passa pela Avenida Antônio Piranga, será deslocado para a Fábio Eduardo Ramos Esquível. O objetivo é melhorar a fluidez na via exclusiva e diminuir risco de atropelamentos no Centro. A intervenção custará cerca de R$ 36 milhões e será paga pelo governo do Estado.
Zona Azul entra em vigor em um mês
Deverá entrar em vigor no mês que vem o sistema de estacionamento rotativo no bairro Piraporinha, em Diadema. Serão criadas cerca de 100 vagas na modalidade Zona Azul nas principais vias. Atualmente, a cidade possui 700 espaços desse tipo, cujo valor cobrado é de R$ 0,75 a cada meia hora de permanência.
O secretário municipal de Transportes, José Carlos Gonçalves, afirma que foram iniciados na semana passada os trabalhos de conscientização da população, com faixas e panfletagens. As multas para quem estacionar sem comprar o tíquete começarão a ser aplicadas em dezembro.
A ampliação da Zona Azul divide opiniões de motoristas e comerciantes, mas Gonçalves garante que o sistema irá aquecer as atividades econômicas locais. Isso porque, sem a cobrança, muitos condutores estacionam o carro pela manhã e só retiram o veículo à tarde, ocupando o espaço de quem pretende parar para visitar o comércio.
Em janeiro, a ideia é expandir o sistema de estacionamento para o bairro Serraria. Ainda não foi definido, no entanto, o número de vagas que serão criadas. O projeto de lei que autoriza a ampliação da Zona Azul foi aprovado em dezembro de 2010 pela Câmara Municipal.
Em Santo André, a Prefeitura também pretende criar ainda neste ano novos espaços pagos nas ruas dos bairros Jardim, Vila Assunção, Vila Bastos e Vila Gilda. Atualmente, a cidade oferece cerca de 2.500 áreas de parada. A cada meia hora, o preço cobrado é de R$ 0,60 e o tempo máximo de permanência do veículo é de duas horas (R$ 2,40). Nos bolsões, é possível ficar até cinco horas, ao custo de R$ 6.
fonte: Fábio Munhoz Do Diário do Grande ABC

23 de nov. de 2013

Catracas do terminal de Diadema são inauguradas

Passageiros precisam utilizar equipamento para passar de um lado a outro do terminal - Foto: DR
As catracas que foram instaladas há quase dois anos no Terminal Metropolitano Diadema, e que simbolizam para os moradores o temor de que a integração gratuita termine, foram inauguradas ontem (22). A reportagem do Diário Regional registrou que os passageiros, para passar de um lado a outro do terminal, precisavam utilizar os equipamentos.

Funcionários da Metra, empresa que opera o Corredor ABD, informaram que se tratava apenas de contagem dos passageiros. Nas plataformas, a desconfiança era geral. “Era só o que faltava, cobrarem agora a integração”, reclamou a atendente Solange de Oliveira Lopes.
A Prefeitura de Diadema informou que a passagem pelas catracas trata-se de uma pesquisa para saber quantos passageiros circulam pelo terminal e o número de usuários transportados pelas empresas que operam no local. A enquete deve-se ao fato de que não há dados sobre o montante de usuários. O trabalho não tem nenhuma ligação com cobrança e a integração continua garantida. A Secretaria de Transportes tem ciência sobre o estudo, pois foi acordado entre as empresas Benfica e Mobibrasil com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Metra.
A Metra também confirmou que se trata apenas de uma pesquisa que está sendo realizada pelo Centro de Controle Operacional da empresa sobre origem e destino dos passageiros. Por fim, a EMTU informou que o direcionamento do fluxo observado no Terminal Diadema é temporário e faz parte de um levantamento periódico de tráfego de usuários realizado pela empresa nos terminais do Corredor ABD. No caso de Diadema, o fluxo voltará ao normal na próxima semana. A alteração observada não tem relação com nenhuma cobrança de integração.
Entenda o caso
Em outubro de 2011 a EMTU comunicou a Prefeitura de Diadema sobre o fim do convênio que garantia gratuidade para os passageiros vindos de linhas municipais embarcarem em linhas intermunicipais nos dois terminais da cidade. A cobrança nas baldeações já é realizada em todos os terminais metropolitanos do Estado, com exceção dos que existem em Diadema. A ideia inicial era cobrar R$ 1 pela integração e a medida deve afetar mais de 40 mil pessoas, que utilizam os terminais todos os dias.
A alegação da EMTU é que a demanda de passageiros aumentou muito nos últimos anos e que a eletrificação de alguns trechos dos corredores metropolitanos geraram custos que precisavam ser repostos. A cobrança tinha início previsto para fevereiro de 2012, quando se encerraria o convênio. Em fevereiro de 2012 o Ministério Público obteve liminar impedindo a cobrança. A EMTU tentou derrubar a decisão, mas o pedido foi recusado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. A empresa recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que aceitou o pedido em julho do ano passado e considerou válida a cobrança. A EMTU informou que estava esperando passar o período eleitoral para início da cobrança, que ainda não foi implementada.
fonte: Aline Melo - DIÁRIO REGIONAL

22 de nov. de 2013

Diadema testará internet wi-fi nos ônibus municipais


Arquivo/DGABC
Até o fim do ano, Diadema deverá iniciar testes para implantação de sinal de internet wi-fi (sem fio) gratuito em uma linha de ônibus municipal. Nos mesmos veículos também serão instaladas televisões, serviço semelhante ao que é oferecido em alguns coletivos da Capital. A Prefeitura não terá gastos com o projeto.
Ainda não foi definido qual itinerário será escolhido para os testes. O secretário de Transportes da cidade, José Carlos Gonçalves, afirma, no entanto, que a primeira companhia a disponibilizar a tecnologia será a Benfica. “Tenho certeza que vai dar certo e, então, vamos expandir. Acredito que, depois, a outra empresa (Mobibrasil) também acompanhe.” Todo o investimento será feito pelas concessionárias, sem contrapartida municipal ou alteração no preço da tarifa, que hoje custa R$ 3.
Gonçalves acredita que, com a iniciativa, mais pessoas se interessem em utilizar o transporte público na cidade, diminuindo o número de veículos particulares nas ruas. “A ideia é justamente essa. Queremos dar mais conforto e dignidade ao usuário.” Ainda não há prazo para que o sistema esteja disponível em todos os 186 ônibus que operam os 24 itinerários municipais.
Além de Diadema, Ribeirão Pires iniciou em agosto o projeto piloto para transmissão de sinal gratuito de internet nos coletivos da Rigras. Nos veículos de tamanho convencional, o teste prevê a colocação de três aparelhos televisores, sendo dois de 19 e um de 22 polegadas. Nenhuma outra cidade da região oferece o serviço. A tecnologia é disponibilizada em algumas linhas intermunicipais.

TERMINAL ELDORADO

O secretário de Transportes de Diadema espera assinar ainda neste ano TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público para solucionar a situação do Terminal Eldorado. O equipamento, construído em 2001 em área de proteção de manancial, está completamente abandonado. A área tem problemas de licenciamento ambiental junto à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
O projeto para o local, informa o titular da Pasta, é construir parque e transformar o terminal em ponto apenas para passagem dos ônibus, com duas plataformas cobertas. Com isso, as duas empresas terão de providenciar outro espaço para estacionamento dos veículos e descanso dos motoristas. 
fonte:  Fábio Munhoz  - Diário do Grande ABC


Diadema inaugura obras no valor de R$ 48,5 milhões

Mais de 300 novas unidades habitacionais serão entregues pela prefeitura - Foto: Divulgação/Mauro Pedroso
A Prefeitura de Diadema inaugura entre os dias 30 deste mês e 23 de dezembro, 17 obras que totalizam R$ 48,5 milhões. O pacote faz parte das comemorações pelo 54º aniversário da cidade, celebrado em 8 de dezembro. Entre as inaugurações estão a entrega de 332 unidades habitacionais, uma escola de educação básica, uma praça, reforma de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS); e quatro Centros de Referência da Assistência Social (Creas), além da primeira fase da revitalização do Parque do Paço. “Todas essas realizações foram em apenas dez meses de governo. Algumas obras tivemos de refazer, por conta de irregularidades. Porém, agora está tudo aí para a cidade”, declarou o prefeito Lauro Michels.

As primeiras entregas ocorrerão no próximo dia 30: 60 unidades do Conjunto Habitacional Krones e 1,5 quilômetros de extensão do coletor-tronco Curral Grande, que juntas, somam R$ 8,7 milhões. No dia 3 de dezembro, será a vez da Praça Georges Gebrail, no Jardim Marilene, que recebeu quadra poliesportiva, quadra de areia para futebol society, bancos, playground, baia de estacionamento e espaço reservado para colocação de duas caçambas de lixo.
Além das entregas, no dia 7 de dezembro a prefeitura inaugura o Natal Iluminado, com decoração que inclui uma árvore de 15 metros. “É a primeira vez que a cidade vai ter uma decoração assim, que foi totalmente feita com recursos de parceiros, sem investimento da prefeitura”, destacou Michels. Ainda no dia 7, durante a inauguração, haverá o sorteio do segundo prêmio da Nota Fiscal Cidadã, no valor de R$ 50 mil.
Ações futuras
Michels destacou, ainda, ações futuras, que estão sendo negociadas, como a transposição do corredor do trólebus para a avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível, a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) atrás do Hospital Municipal, que ainda depende da doação do terreno para a prefeitura pelos ministérios da Previdência e Saúde e projeto para construção de um viaduto no final da avenida Sete de Setembro. “Quero ser o prefeito de anunciar e entregar. Não quero ficar criando expectativas. Porque se for para um secretário ou governo anunciar, e a prefeitura tiver de arcar, não faço”, completou


O prefeito também afirmou que o Poupatempo, que será implementando onde hoje funciona a Central de Atendimento da prefeitura, deve iniciar atendimento em maio. Serão necessários cinco meses para as obras de adequação. “No primeiro anos passamos um pano na casa. Primeiro varremos. Aí passamos aquele pano para tirar a poeira grossa e agora vamos entrar com a faxina, como manda o figurino. Passar cera na mesa, pintar a parede, deixar a casa em ordem”, declarou, fazendo analogia com os dez meses de atuação da sua gestão.
fonte: Aline Melo - DIÁRIO REGIONAL

20 de nov. de 2013

EMTU testa primeiro ônibus elétrico movido só por baterias


O governo de Estado, por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) lançou na manhã de ontem (19) o Ebus, primeiro ônibus articulado do mundo movido totalmente por baterias. O veículo vai operar este mês no corredor de trólebus no trecho de Diadema até o Morumbi, em período de teste O Ebus será liberado para passageiros em janeiro de 2014.
O modelo foi desenvolvido em parceria entre a Mitsubishi Heavy Industries, Mitsubishi Corporation e a empresa brasileira Eletra. A tecnologia desenvolvida pelas empresas foi adaptada para um modelo articulado de fabricação brasileira. Com a bateria composta de íons de lítio recarregável, o ônibus possui zero de emissões de gases ou substâncias tóxicas.
“Temos uma energia limpa por meio da energia elétrica no Brasil porque nossa fonte é hidráulica. Então, podemos usar e abusar da energia elétrica. Temos essa facilidade que a natureza nos deu”, destacou o secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Para o secretário, a nova tecnologia pode eliminar o incômodo e o trabalho gerado pela fiação dos trólebus comuns, que não é ruim apenas esteticamente, mas limita a mobilidade do sistema.
Recarga rápida
A autonomia operacional é de 200km por dia com o sistema de recarga rápida. Com cerca de 5 minutos recarrega até 15% da bateria, que tem o tempo de vida de 10 anos. “Isso nos trará avanço e agilidade. Esperamos que dentro de um ano, se possível, nosso sistema aos poucos seja substituído para o uso das baterias”, pontuou Jurandir, que espera futuramente implementar o mesmo sistema no corredor Jacu Pêssego, em São Paulo.
É a primeira vez que um teste desse tipo é realizado em um ônibus articulado. O investimento até o momento partiu unicamente das empresas desenvolvedoras do projeto. Segundo as companhias, há capacidade para fabricação de até 40 novos ônibus do tipo a partir de 2014.
O trecho Diadema-Morumbi possui 11 quilômetros de extensão e ainda não conta com rede de fiação para trólebus elétricos convencionais. A operação do novo veículo foi planejada para permitir, ao longo do dia, quatro recargas rápidas com duração de quatro minutos cada. Na garagem o ônibus também receberá uma carga lenta com duração de até três horas.
O secretário aproveitou para anunciar que o edital da linha 18 Bronze do metrô está passando por ajustes em Brasília, para ser aberto até o fim do mês.
fonte: Luana Arrais - DIÁRIO REGIONAL

Diadema: uma cidade que não para de crescer

    Obras do empreendimento Portal do Paço

   

     Endereço: Avenida Antônio Piranga, 890 - Centro, Diadema - SP

Reforma do Parque do Paço continua

    Reforma da pista de caminhada continua

   Com a troca das velhas canaletas por guias de concreto

    E um novo piso

    A entrada do parque esta sendo remodelada

   O gradil esta sendo pintado na cor branca

   Esperamos que estas reformas fiquem boas!

   DIADEMA 10

18 de nov. de 2013