12 de ago. de 2012

Empresas anunciam investimentos em plantas em Diadema


Bresciani afirmou que o investimento é importante para a cidade. Foto: Rodrigo Pinto
Bresciani afirmou que o investimento é importante para a cidade. Foto: Rodrigo Pinto
 

A empresa japonesa Yaskawa Elétrico do Brasil e o grupo Artecola anunciaram nesta semana investimentos em novas plantas na cidade. A companhia japonesa está se instalando em Diadema e a Artecola ampliando a planta local. Ambas desenvolvem produtos com alta tecnologia e inovação. A localização estratégica do município, às margens da Imigrantes, Rodoanel e próxima da Capital, é um dos fatores que atrai cada vez mais empresas para o município.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luis Paulo Bresciani, afirmou que até o final de 2012 outras empresas desse mesmo nível também  se instalarão na cidade.


“Insistimos que é necessário ter empresas que criem e desenvolvam produtos, não só as que montam e confeccionam. Estamos alinhados à perspectiva do governo federal que é o de atrair companhias que desenvolvam o conhecimento aqui. Não queremos mais ser um país apertador de parafuso. Atrelado a essas empresas estão profissionais mais qualificados e com a remuneração melhor. Só investindo em inovação poderemos nos destacar no mercado competitivo”, afirmou o secretário.


A japonesa Yaskawa está há 90 anos no mercado e há 40 no Brasil. É fabricante de equipamentos de automação industrial de alta tecnologia.  A empresa atuava na Capital e em São Bernardo, mas optou em unir as duas plantas em um espaço moderno e de fácil localização. O novo endereço da empresa é na avenida Piraporinha, 777.


 “A proximidade com a Capital, porto de Santos, o Rodoanel e a facilidade de locomoção dos funcionários pelo trólebus foram os fatores determinantes para escolhermos Diadema. O município tem um espaço geográfico favorável. Aqui vamos desenvolver os projetos dos nossos equipamentos”, afirmou o diretor da Yaskawa do Brasil, José Luiz Rubinato. Ao todo, a Yaskawa tem 10 mil metros quadrados e emprega 140 funcionários. A perspectiva de investimento até 2018 é de R$ 30 milhões.

Alta tecnologia
Já o grupo brasileiro Artecola, do Rio Grande do Sul, já instalado no Jardim Casa Grande, em Diadema há alguns anos, resolveu ampliar a planta e ter um novo centro de distribuição. “O grupo desenvolve produtos com alta tecnologia para diversos setores como o da construção civil, e já estuda ampliar a empresa ainda mais no município por conta da facilidade de logística”,afirmou Bresciani.


A Artecola foi fundada em 1948 com uma pequena fábrica de tintas e cola, e hoje já é uma multinacional que fabrica diversos itens como colas, adesivos, silicones, laminados especiais. O novo  prédio, que atende a marca Afix da empresa,  recebeu investimento de R$ 2 milhões e se localiza ao lado da fábrica.


“Até o final do ano temos a perspectiva da instalação de outras empresas no município. Porém, os nomes ainda são sigilosos”, afirmou Bresciani.


fonte: Michelly Ciryllo - ABCD MAIOR

11 de ago. de 2012

D/Office é lançado em Diadema com boas expectativas


DIADEMA – A construtora Tecnisa lançou, na última quinta-feira (9), o empreendimento D/Office em Diadema. O prédio terá 17 andares e 338 salas comerciais, que variam entre 46 m² e 90 m². O investimento será de R$ 25 milhões, e o empreendimento deve ser inaugurado em outubro de 2015.
O D/Office será o primeiro empreendimento comercial de alto padrão da cidade.
“Vendemos número satisfatório de salas durante a pré-venda e, agora, no lançamento oficial, o que a gente espera é realmente chegar bem próximo de vender todas as salas disponíveis em pouco tempo”, destacou o coordenador geral da Tecnisa, Senna.
Para atender os clientes de forma mais confortável, a construtora ofereceu  degustação de petiscos e bebidas, além de sala para crianças. “É importante fazer um evento diferenciado para atrair nosso público-alvo. Temos também uma sala para crianças. Assim, os pais ficam mais à vontade para fechar o negócio”, afirmou o coordenador.
Para a secretária Maria Ercília Adão, que compareceu à inauguração, o empreendimento mostra a força do município. “Diadema sempre foi uma cidade-dormitório. Porém, depois da construção do shopping (Praça da Moça), o município começou a evoluir. Agora foi feito o que estava faltando: um empreendimento comercial de grande porte”, disse.
fonte: RENATO GERBELLI - DIÁRIO REGIONAL

Saned investe R$ 50 mi em saneamento


A Companhia de Saneamento de Diadema (Saned) investiu entre 2007 e 2011 R$ 48,5 milhões na melhoria do sistema de abastecimento de água e da coleta e tratamento do esgoto. Apenas para melhoria do abastecimento, que já atinge 100% da população, foram usados R$ 32,8 milhões.
A construção de um novo reservatório no bairro Inamar, com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água e a interligação deste equipamento com os outros dois existentes (Jardim das Nações e Parque Real) por meio das adutoras Nações/Real e Real/ Eldorado vai diminuir as perdas e otimizar o tempo de chegada da água nos bairros mais altos da cidade. As adutoras estão em construção e vão beneficiar 14.710 famílias.
A coleta de esgoto alcança 95% dos domicílios. Os 5% restantes respondem por residências edificadas nos chamados ‘fundos de vale’, áreas cuja topografia torna difícil o acesso para instalação de rede.
Financiamento aprovado no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 prevê contratação de projeto executivo das redes de esgoto para atingir 100% de coleta até 2018. Na implementação de novas redes coletoras e substituição de antigas o investimento alcança R$ 5,5 milhões, totalizando mais de 20 quilômetros de rede.
De todo o esgoto coletado, atualmente 13% é enviado para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ABC, mantida pela Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp). Com a conclusão dos três coletores-tronco que já estão em obras e somam R$ 7,9 milhões em investimentos (Curral Grande, Canhema e Monteiros/Floriano/Serraria – cuja função é afastar o esgoto e não poluir córregos) e a construção do coletor-tronco Couros, cujo projeto executivo está em fase de análise para aprovação na Caixa Econômica Federal, Diadema atinge 100% de esgoto tratado em 2018.
fonte: ALINE MELO - DIÁRIO REGIONAL

10 de ago. de 2012

Yaskawa eleva capacidade de produção


Com suas fábricas agora instaladas em um parque mais moderno, a Yaskawa está investindo na capacidade de produção no Brasil. Desde junho, tanto a subsidiária da Drives amp; Motion, braço de automação, como a Motoman Robotics, empresa do grupo dedicada à robótica, mudaram-se para um espaço com mais que o dobro de área – 10 mil m2 – em Diadema (SP).
 
As empresas estavam instaladas antes em unidades que somadas tinham 4 mil m2, em São Bernardo do Campo (SP) e na capital paulista. Elas estavam trabalhando no limite em termos de espaço físico, explica o direto-geral da Yaskawa no Brasil, José Luiz Rubinato. De acordo com o executivo, a mudança é parte do plano de investimento de R$ 30 milhões a ser realizado deste ano até 2017.

O plano prevê também a ampliação no número de filiais comerciais do grupo em 2013, uma no Rio de Janeiro e outra em Porto Alegre. Hoje, a Yaskawa tem as fábricas em Diadema, filiais em Belo Horizonte  e Curitiba e um centro técnico em Ipatinga (MG). Os equipamentos e sistemas são vendidos no resto do país por meio de representantes e distribuidoras.

Em 2011, o grupo faturou R$ 85 milhões no Brasil, parte ainda pequena da receita mundial de US$ 4 bilhões. Mesmo afetada pela crise, sentindo também a desaceleração no Brasil, a Yaskawa aposta no espaço de crescimento do mercado de automação no país. A Yaskawa vem sofrendo os efeitos da crise, mas estamos investindo no potencial de crescimento principalmente dos mercados emergentes, afirma Rubinato. Neste ano, a empresa quer chegar a R$ 100 milhões de receita no Brasil e dobrar esse valor em um prazo de três a cinco anos.
 
O diretor revela que o grupo avalia instalar uma nova fábrica no país, com um investimento estimado de US$ 30 milhões. Segundo Rubinato, o projeto será colocado em prática quando a Yaskawa atingir a meta de dobrar o faturamento. A ideia é que a nova unidade produza inversores de frequência, que são componentes utilizados, por exemplo, em painéis e sistemas de automação industrial.

Atualmente, a Yaskawa fabrica, aqui, painéis e sistemas, por meio da Drives amp; Motion, e peças acessórias para equipamentos de robótica, através da Motoman. Os inversores e os robôs em si são importados da matriz no Japão e da fábrica nos Estados Unidos.

Uma das apostas da empresa no Brasil é vender sistemas de automação que elevam a eficiência energética das empresas. A Yaskawa tem entre seus clientes a Usiminas. Esse mercado é bastante desenvolvido em países europeus, Japão e Estados Unidos, mas está engatinhando por aqui, avalia Rubinato. A demanda por sistemas de eficiência energética vem crescendo, mas ainda em um ritmo menor do que deveria. Para divulgar o produto, a Yaskawa realiza atividades de marketing como workshops para clientes potenciais.
 
Com o incremento na produção e nas vendas, a Yaskawa pretende crescer em participação de mercado no Brasil. O objetivo é aumentar a fatia na área de componentes e sistemas de automação, mercado atualmente dominado pela WEG, Siemens e ABB e no qual a empresa estima ter cerca de 10%, além de consolidar um espaço de liderança no setor de robótica.
Fonte: Investe SP 

Band fará debate entre candidatos à Prefeitura de cidades da região metropolitana de SP


Neste sábado, dia 11 de agosto, a Band promoverá uma série de debates com os candidatos a Prefeito  das cidades da região metropolitana de São Paulo: Guarulhos, Osasco, São Bernardo, Santo André, Diadema, Mauá, Carapicuíba e Barueri. O encontro entre os candidatos está marcado para as 10h pela emissora e o seu portal online.
Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo da Band, em entrevista ao Portal Comunique-se, reforçou o interesse  da emissora em manter a tradição jornalística na cobertura das eleições. Ele explicou que a região metropolitana de São Paulo tem forte apelo econômico e político para o país e é muito importante para que os cidadãos conheçam os projetos dos candidatos que administrarão a Prefeitura destes municípios.
Os eleitores poderão acompanhar o programa em cinco blocos. No primeiro, será sorteada uma pergunta para que todos os candidatos respondam. Nos 2º e 4º blocos os candidatos terão a chance de fazer perguntas entre si. Já o 3º bloco os jornalistas presentes questionarão os candidatos sobre suas campanhas, políticas e, intenções, entre ou temas. O último bloco será reservado para as considerações finais dos participantes do debate.
fonte: Tadeu Goulart - Portal Comunique-se 

9 de ago. de 2012

IPT financia pesquisas de empresas de cosméticos


Empresas de Diadema e do Grande ABC da área de cosméticos que queiram realizar P&D (pesquisa e desenvolvimento) buscando a inovação tecnológica e a competitividade contam agora com acesso a recursos de baixíssimo custo. O Itehpec (Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) assinou protocolo de intenções para cooperação técnico-científica com o IPT (Instituto de PesquisasTecnológicas), visando à realização de projetos com financiamentos em até 90% a fundo perdido.
A parceria válida por dois anos conta ainda com a participação do governo federal, por meio da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), que junto com o IPT, garantirá os recursos.
Os projetos apresentados devem envolver linhas de pesquisas nas áreas de Microtecnologia e Metrologia 3D, Nanotecnologia e Biotecnologia e podem ser desenvolvidos individualmente ou coletivamente entre empresas. "A vantagem desse modelo de P&D é a agilidade no processo de contratação dos projetos, que poderão ser de qualquer porte" afirma Marina Kobayashi coordenadora de ações do Itehpec.
A oportunidade em realizar projetos dessa envergadura poderá garantir as mais as empresas da cadeia do cosmético em Diadema, hoje em torno de 60 indústrias, o lançamento de novos produtos e viabilização de negócios futuros. Na Região do ABCD estão concentradas 10% dos fabricantes de produtos de beleza e higiene pessoal do Brasil e a realização e o desenvolvimento de mais pesquisas na área proporcionará a abertura de novos mercados dentro e fora do País.
Novas oportunidades
Para o diretor da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), Manoel Teixeira Simões, a área de nanotecnologia apresenta grandes oportunidades de negócios, principalmente, porque o mercado brasileiro de protetor solar é um dos maiores do mundo e ainda tem espaço para crescimento. "Empresas nacionais estão desenvolvendo diversos projetos de P&D nessa área e as multinacionais estão trazendo para o Brasil centros de pesquisas. Quem ficar parado irá perder mercado", alerta Simões.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Euromonitor, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial dos mercados consumidores de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, atrás somente dos Estados Unidos e do Japão. As empresas do segmento faturaram no País, em 2011, US$ 43 bilhões, um crescimento de 18,9% em relação a 2010. O levantamento mostrou, ainda, que entre as macrocategorias o Brasil é o primeiro colocado no consumo de desodorantes e o vice-líder em produtos infantis, higiene oral, produtos masculinos e produtos para cabelo/banho.
O Itehpec é um braço da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e tem como missão atender a demanda do setor em questões de inovação e tecnologia. Entre suas ações, o Instituto tem patrocinado os Encontros Internacionais de Nanotecnologia em Cosméticos e o Projeto de Nanometrologia da Agenda Tecnológica Setorial da Abdi (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), em parceria com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Mais informações sobre como participar dos projetos de P&D do Itehpec no telefone 3372-9899.
fonte: 

Leone Farias 
do Diário do Grande ABC

8 de ago. de 2012

Lust inicia operação no Shopping Praça da Moça


No dia 20 de julho foi inaugurado o quiosque da Lust no Shopping Praça da Moça, 

trazendo novidades para quem deseja comprar Relógios.

Mais uma opção de compra para os frequentadores do Shopping.

fonteAD Shopping 

Pink Biju inicia operação no Shopping Praça da Moça


No dia 03 de agosto foi inaugurado o quiosque da Pink Biju no Shopping Praça da Moça, trazendo novidades para quem deseja comprar Acessórios.Mais uma opção de compra para os frequentadores do Shopping.
fonte: AD Shopping 

7 de ago. de 2012

Japoneses ampliam atuação no Grande ABC


Dois grupos japoneses estão investindo no Grande ABC. Um deles é o Yaskawa, de automação industrial, que vai aportar R$ 30 milhões para concentrar suas operações em Diadema. Outro é a Prime Polymer, que pertence à companhia petroquímica Mitsui, e que acaba de adquirir 70% do controle da Produmaster, que tem sede em Mauá.
O grupo Yaskawa, que já está no Brasil há quase 40 anos, tem duas empresas no País, a Yaskawa Elétrica, que ficava sediada no bairro Jabaquara, na Capital, e a Motoman Robótica, localizada na Via Anchieta, em São Bernardo e, decidiu reunir as duas em um único empreendimento, de 10 mil m², bem maior que os anteriores (1.800 m² de uma e 1.500 m² de outra).
A concentração das operações deve gerar sinergia, com redução de custos da gestão, assinala o diretor-geral da companhia, José Luiz Rubinato. Ele destaca ainda que a escolha de Diadema se deu pela proximidade com São Paulo e pela facilidade de acesso dos clientes, ao Porto de Santos e a aeroportos.
O grupo atende, entre outros segmentos, a área automotiva. Fornece, por exemplo, para as empresas como a Mercedes-Benz e a autopeça Faurecia. E vem em ritmo ascendente. Neste ano, a expectativa é crescer 10% em faturamento. Em 2011, a produtora de itens elétricos (inversores, utilizados para dar controle de velocidade a máquinas) faturou cerca de R$ 45 milhões e a Motoman (que faz robôs), aproximadamente R$ 40 milhões. As perspectivas no mercado nacional são favoráveis. Isso por causa da necessidade das empresas de elevar a competitividade da indústria nacional.
PLÁSTICO - A Produmaster, que faturou R$ 102 milhões em 2011, é uma das principais empresas de compostos de polímeros (utilizados na produção de painéis e parachoques de carros) do País e passa a integrar uma das maiores companhias mundiais do setor, a Prime Polymer. E ganha condições de se tornar fornecedora de empresas como a Toyota, Honda e Nissan, atendidas pelo grupo japonês.
Com crescimento de 25% ao ano e 11% de participação no mercado automotivo, a empresa mauaense é a terceira maior do Brasil no segmento. Tem condições de fabricar 55 mil toneladas ao ano em suas duas fábricas, uma em Mauá e outra em Camaçari (BA).
NOS EMERGENTES - O interesse de grupos do Japão e de outros países em investir no Brasil se explica pelo potencial de mercado nacional e também pela crise global, que gerou retração em mercados desenvolvidos, afirma o diretor financeiro do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Shotoku Yamamoto. "O retorno de investimentos na Europa e nos Estados Unidos está muito baixo", diz.
fonte: DGABC

Diadema terá o dobro de prédios residenciais


De patinho feio até a década de 2000 por conta dos altos índices de violência a nova queridinha do mercado imobiliário, Diadema inicia processo de verticalização já vivido nas vizinhas Santo André, São Bernardo e São Caetano.

O número de prédios residenciais em construção hoje na cidade é quase o mesmo que o erguido em 52 anos de fundação da cidade, de acordo com dados da Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Diadema possui 69 edifícios verticais residenciais. Estão em obras aprovadas pela prefeitura atualmente outros 53. E se depender da procura de novos moradores, o município deve continuar crescendo para cima.

Apenas a MZM, construtora com cinco conjuntos em construção na cidade, afirma ter em fila de espera cerca de 80 pessoas interessadas em lançamentos de 2 e 3 dormitórios. “Diadema é a bola da vez. A cidade conseguiu se desvencilhar da imagem de violenta e tem atrativos como preços mais baixos e proximidade com a capital”, disse o diretor comercial e de marketing da MZM, Hélio Korehisa.

O crescimento da renda da população de Diadema é outro fator determinante apontado pelo secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Milton Sussumu Nakamura.

De acordo com o responsável pela aprovação dos empreendimentos, 45% dos compradores são da própria cidade. Dos 55% restantes, metade vem da capital e a outra parte, de cidades do ABC. “Com o aumento de renda da população, há procura maior por moradia de melhor qualidade. Além disso, o mercado imobiliário passou por transformações e há mais facilidades de financiamento”, disse Nakamura.

A cidade discute agora como ordenar o adensamento populacional previsto para os próximos anos para que não haja problemas no trânsito e infraestrutura. “Estamos fazendo estudos do impacto do acúmulo de empreendimentos para saber como controlar isso. Por enquanto, a situação ainda é suportável.” A previsão é que o município volte a rever seu Plano Diretor no próximo ano. 


Região central do município concentra lançamentos imobiliários / Thales Stadler / ABC DigiPress

fonte: Metro ABC