12 de mar. de 2011

PEQUENOS APOSTAM NAS EXPORTAÇÕES PARA CRESCER


O aumento do volume de exportações da Região neste ano, além de representar o aquecimento dos negócios para as grandes indústrias, os principais exportadores, também está beneficiando os pequenos empreendimentos do ABCD. A variedade de destinos e itens comercializados com o exterior pelas pequenas empresas da Região impressionam e as exportações ganham representatividade nos negócios.

A Arte dos Aromas, com sede em Diadema, é um dos exemplos de pequenas empresas que aposta no mercado externo para crescer. A empresa projeta para 2011 um incremento de 10% nas vendas para o mercado internacional e de 20% para consumo interno. A diretora comercial da marca, Geysa Belém, destaca que Dinamarca, Lituânia e Itália são os principais compradores.

Entre os produtos exportados pela Arte dos Aromas estão cremes faciais e sais de banho, feitos com ingredientes orgânicos, como óleos de castanha, babaçu, buriti e andiroba, além de extrato de açaí e manteiga de cupuaçu, e xampus e sabonetes fabricados com materiais tipicamente brasileiros. “Foi difícil, mas conseguimos todas as certificações necessárias e passamos a adotar os padrões de embalagens utilizados no mercado internacional. Com isso, foi possível aumentar o volume de operações com os países europeus”, afirmou.

Já a Steroc produz em São Bernardo brocas e outros materiais utilizados no setor de mineração. No ano passado, a empresa registrou mais de R$ 1,5 milhão em exportações. De acordo com o proprietário da empresa, José Rufino, os principais clientes estão no Peru, Equador e no México. “Temos capacidade de exportar aproximadamente 50% da nossa produção, mas atualmente as vendas internacionais representam cerca de 15%. Nossa expectativa é aumentar esse índice nos próximos anos”, disse.

A gerente do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) na Região, Josephina Irene Cardelli, afirma que a tendência é que cada vez mais as pequenas empresas ganhem representatividade no total exportado pelo Brasil. A professora do curso de logística e economia na Universidade Metodista de São Paulo, Cláudia Bock, tem a mesma expectativa. “Em breve, as pequenas empresas brasileiras terão a mesma representatividade econômica que as dos Estados Unidos e as da Europa, onde são responsáveis por 50% das exportações”, estima.

Parceiros
Os empresários do ABCD que querem exportar contam com a ajuda de órgãos ligados às Prefeituras, da unidade do Sebrae no ABCD, das regionais do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), dos Correios e do Banco do Brasil. Em geral, os órgãos oferecem visitas técnicas, palestras e consultorias diretamente nas empresas, para esclarecer as dúvidas dos empreendedores.

De acordo com o analista da regional do Sebrae no ABCD, Rodrigo Ferreira, as oficinas sobre comércio exterior realizadas pelo órgão contribuem para orientar os empresários sobre as melhores formas de expandir os negócios. “É uma maneira rápida e eficaz dos pequenos empreendedores obterem conhecimento e ampliarem a participação mercado internacional”, afirmou. 

fonte: Felipe Rodrigues - JORNAL ABCD MAIOR
 

Diadema recebe segunda loja do Grupo Afeet



Aproveitando o bom momento da região do ABCD paulista, o empresário Alessandro Nunes inaugurará sua segunda franquia do Grupo Afeet em Diadema, no próximo dia 15 (terça-feira).

Artwalk é uma rede de calçados fashionistas, que recebe eventualmente exclusividades das maiores marcas do mercado, como Nike, Puma, Adidas, Reebok, Converse, entre outras. A loja pertence ao Grupo Afeet, também detentor da Authentic Feet e Magic Feet.  

A marca possui franquias em todo país, totalizando atualmente 35 lojas.

fonte: Portal Fator Brasil

10 de mar. de 2011

Jovens atletas que passaram pelas escolinhas de futebol do ex-jogador do Corinthians agora fazem sucesso no futebol profissional




O legado de Marcelinho Carioca, ídolo da torcida do Corinthians e quinto maior artilheiro da história do clube, está vivo até hoje nos campos de futebol pelo Brasil. E não é na lembrança dos torcedores, ou nas placas em estádios, como a que está na Vila Belmiro e foi entregue por Pelé ao ‘Pé de Anjo’ depois do gol antológico sobre o filho do Rei, Edinho, em jogo contra o Santos em 1996.

O legado de Marcelinho defende, faz gols, foi convocado nessa semana para a seleção brasileira e responde pelos nomes de David Luiz e Lucas. Os jogadores do Chelsea e do São Paulo começaram suas carreiras nas Escolinhas de Bola do Marcelinho, em Diadema, Grande São Paulo. 

“Fixo extremamente feliz por ter feito ese trabalho. Revelei só fera!”, disse ao ESPN.com.br o ex-camisa 7, que também revelou o meio campista William, ex-Corinthians e vendido por US$ 19 milhões ao Shakhtar Donetesk em 2007, onde está até hoje, e Jéferson, do Vasco.

Marcelinho não possui muitas recordações dos seus pupilos. Mas garante que teve participação na formação dos hoje renomadosatletas. “Eram tantos alunos...mas a gente lembra do William pequenininho. Dele um pouco mais, mas do Lucas também. Eram mais rapidinhos, tinham talento. A gente falava com os professores: esses ai vão dar caldo. Eu dava palestras, passava em todas as escolas. Às vezes jogava com eles. Mas cobrava mais a parte educacional e comportamental. Queria saber se estava estudando, conversava com os pais.”



David Luiz e Lucas, crias de Marcelinho Carioca
David Luiz e Lucas, crias de Marcelinho Carioca
Crédito da imagem: Montagem/Reuters e Vipcomm
 
As Escolinhas do Marcelinho acabaram depois que o jogador foi para o Japão, em 2002. Mas elas vão voltar. Marcelinho promete reiniciar o projeto a partir de Atibaia, interior de São Paulo, onde tem um resort que recebe times de futebol, eventos empresariais e até casamentos. Posteriormente, será levado para a região metropolitana de São Paulo. A intenção é renovar mais craques e também formar cidadãos, como gosta de ressaltar Marcelinho. 

“Aqui nós vamos realizar sonhos. Vão ser 20% - das vagas - para bolsistas. Vamos ver as pessoas mais carentes, que não têm condição. Elas vão ser patrocinadas pela prefeitura e vão treinar futebol. Se não conseguir, vai ser adotado por uma empresa para fazer um curso técnico.” 

As escolinhas ainda não voltaram à ativa. Contudo, o ‘Pé de Anjo’ já tem outros postulantes a craque no forno. Um deles é Antônio Flávio, 24 anos, atleta que começou no Santo André, teve passagem pelo AIK, da Suécia, e está emprestado ao São Caetano. “São características diferentes. O Lucas e o David demonstraram potencial mais elevados. Não que ele – Antônio Flávio – não tenha. Ele tem todas as condições de ir para a seleção.

Autor: Lucas Borges 
Fonte: ESPN Brasil 

5 de mar. de 2011

EX-JOGADOR DENÍLSON VEM AO ABCD NA PRÓXIMA SEMANA


A ADC Mercedes-Benz vai inaugurar na próxima sexta-feira (11/03) um novo Ginásio Poliesportivo. Entre os destaques nas modalidades esportivas que já confirmaram presença estão os ex-jogadores de futebol Denílson e Ânderson Lima, além da ex-jogadora de basquete Marta Sobral.


A ADC Mercedes-Benz é o clube dos funcionários da empresa no Brasil. Hoje, além de atender os associados, o clube tem como responsabilidade social ajudar a comunidade de Diadema e do ABCD. Para isso, tem um programa que incentiva crianças, adultos e idosos a praticar esportes gratuitamente. Para melhorar a qualidade da prática esportiva e assim continuar a formação de novos talentos, a Mercedes fez uma reforma no ginásio que, a partir da inauguração, terá dimensão oficial regulamentada pelas Federações Esportivas Nacionais e novo piso.


No evento, também estão confirmadas as presenças do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, dos secretários de Esportes de Diadema, Rubens Xavier Martins, e de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi. O presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Jürgen Ziegler, também participa da inauguração.


fonte: JORNAL ABCD MAIOR

MEGGASHOP É INAUGURADA


Quem nunca usou um Bamba? 
Ou uma calça US Top, um tênis Rainha, uma sandália Havaianas, ou jogou com uma bola Topper? A Alpargatas e suas marcas estiveram e estarão sempre presentes em nossa vida, pois seus produtos não são somente práticos e usuais, mas também são desenvolvidos pensando diretamente no compromisso com nossos clientes e consumidores. O sucesso de suas marcas registradas são o reflexo mais direto da empresa no mercado em que atua.

 Nesta semana Diadema ganhou mais uma loja foi inaugurada a MEGGASHOP (Como tinhamos informado algum tempo atrás)

A loja que vende produtos da Alpargatas fica na Av. 7 de Setembro ao lado do super mercado Coop.

Edu

Shopping Praça da Moça comemora “Dia da Mulher” com música


Na semana de 08 a 13 de março, o Shopping Praça da Moça promove a ação “Mulheres Instrumentistas”, para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A atração será embalada no ritmo de chorinho, jazz, música popular brasileira (MPB), música erudita e popular, como também música regional.
A gerente de marketing do Shopping Praça da Moça, Regina Pugliesi, declara: “As mulheres marcam presença em todos os setores da sociedade moderna, inclusive na música; por isto, escolhemos mulheres instrumentistas para esta ação especial”.
Teclado, fagote, clarinete e violão, entre outros são destaque nas apresentações. Confira a programação completa:
DATA
ATRAÇÃO
LOCAL
HORÁRIO
08/03
Rose Calixto
Praça de Alimentação
Das 14:30 às 16h e das 18:45 às 20:30
09/03
Chorinho

Piso Paineira

Das 19 às 20h
10/03
Jazz e MPB
11/03
Música Erudita e Popular
12/03
Chorinho
13/03
Música Regional
“Dia Internacional da Mulher”
O “Dia Internacional da Mulher” é comemorado em 08 de março porque, em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York promoveram uma greve em busca da redução do horário de trabalho e melhores condições para trabalhar. A greve foi repreendida com violência, as operárias foram trancadas dentro da fábrica e incendiadas, matando cerca de 130 tecelãs morrer. A data de 08 de março foi escolhida em 1910, na Dinamarca, em homenagem a estas mulheres. Somente em 1975, a ONU – Organização das Nações Unidas  oficializou a data como o “Dia Internacional da Mulher”.
Sobre o Shopping Praça da Moça
Administrado pela AD Shopping, o Shopping Praça da Moça possui fácil acesso pela Rodovia dos Imigrantes (Saída 16) e Avenida Cupecê. Foi inaugurado em maio de 2009 e já faz diferença em sua área de influência, oferecendo aos visitantes 160 lojas, Praça de Alimentação com grandes redes como Habibs, Mc Donald’s e Spoleto, entre outras, e um amplo estacionamento com 1.100 vagas fixas. O mix do empreendimento destaca a presença de 11 lojas âncoras – Besni, C&A, Centauro, Frêdy, Kalunga, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Mais Valdir, Marisa, Pixolé Calçados, Ponto Frio, Riachuelo e TNG, redes de lojas nacionais – como Hering, Lupo, O Boticário, Kallan Calçados, Garbo e Ri Happy –, sete salas de cinema PlayArte e serviços como Banco Bradesco, Banco 24 horas, clínica de emagrecimento e lotérica, entre outros.

fonte: Vivian e Suzana
Persona Consultoria de Comunicação

2 de mar. de 2011

Shopping Praça da Moça realiza exposição “O Carnaval de Diadema”


Para comemorar uma das maiores festas populares do Brasil, o Carnaval, o Shopping Praça da Moça realiza, no período de 28 de fevereiro a 9 de março, exposição de máscaras produzidas por artistas plásticos de Diadema. A mostra está sendo realizada no Piso Paineira, próximo às lojas Centauro e Samello.

Cada máscara traz impressa uma informação sobre a história do carnaval na cidade, de seus primórdios até os dias de hoje. No começo da década de 1970, os munícipes de Diadema se divertiam nos bailes de rua, organizados por clubes da região. Na época, não existiam premiações ou competições: o objetivo era simplesmente celebrar a data mais alegre do ano. A primeira escola de samba da cidade, a “Unidos de Diadema”, criada em 1971, apresentava-se nas ruas não apenas no carnaval, mas também em outras datas comemorativas.

O gerente geral do Shopping Praça da Moça, Wilson Pelizaro, declara: “O Carnaval é um momento de festa e queremos comemorar com nossos visitantes mostrando um pouco da história do carnaval de Diadema, através de um dos ícones mais marcantes da festa, a máscara”. E completa: “Agradecemos à Prefeitura de Diadema e ao Centro de Memória pelo material cedido ao shopping sobre a história da festa na cidade”.

fonte: Vivian e Suzana
Persona Consultoria de Comunicação

28 de fev. de 2011

Energia própria é opção contra apagão


A padaria onde Andréia Gonçalves Moreira trabalha, no Jardim do Estádio, em Santo André, ficou sem luz por três dias em janeiro. No mesmo período, a empresária Andréa Fazan dispensou clientes da lavanderia que administra, no município, porque não tinha como ligar as máquinas.
Para evitar esses problemas, cada vez mais empresas buscam alternativas de geração própria de energia, a fim de não ter de depender da rede da AES Eletropaulo, pelo menos em parte do dia. O Shopping Praça da Moça, em Diadema, é um exemplo: o centro de compras investiu em gerador movido a gás natural.
A ideia, segundo o gerente geral do empreendimento, Wilson Roberto Pelizaro, é que o equipamento comece a funcionar em março. "Ele fornecerá energia para o shopping no horário de pico, das 18h30 às 21h30, quando o preço de um quilowatt chega a ser dez vezes mais caro que no restante do dia", ressaltou.
COGERAÇÃO
Dados da EPE (Empresa de Pesquisas Energéticas) mostram que o mercado da autoprodução de energia vem em ascensão e deve disparar até 2020, com expansão de 6,8% ao ano, ou seja, acima do ritmo do consumo de eletricidade no País, que deve girar em 4,8% anualmente no período.
De olho nesse mercado, a Comgás, concessionária da distribuição de gás no Estado de São Paulo, criou em 2007 departamento específico para a área, que registrou alta de 55% nas vendas em 2010.
Embora o volume consumido pelos clientes do segmento ainda seja pequeno - 30 milhões de m³ ao ano, frente ao total de cerca de 5 bilhões de m³ anuais -, o percentual de crescimento justifica ter equipe dedicada a esse público. Isso porque as perspectivas são promissoras. Para este ano, o gerente de cogeração da Comgás, Alexandre Breda, afirma que a meta é de expansão superior a 52% em relação a 2010.
Breda acrescenta que entre os clientes há hospitais, prédios comerciais, escolas e shopping centers.
Seu departamento engloba três segmentos: o de ar-condicionado a gás, a geração de ponta (para operação normalmente no horário de pico de consumo de eletricidade, das 17h30 às 20h30) e a cogeração propriamente, em que o equipamentos ficam ligados o tempo todo e há o aproveitamento da queima do gás para o aquecimento ou resfriamento de água, por exemplo.
No caso da última modalidade, ele cita que o investimento inicial gira em R$ 7 milhões, para capacidade de 2,5 MW. Ele ressalta que a economia de gastos com eletricidade fica em 30% e que há retorno do valor aplicado no prazo de até quatro anos.
Autoprodução é tendência mundial, apontam especialistas
A geração própria de energia é tendência mundial, segundo o especialista em mercado de energia elétrica da UFABC (Universidade Federal do ABC), Aroldo de Farias Júnior. O gerente da Comgás Alexandre Breda cita que o Brasil ainda está bem atrás de outros países. "O mundo inteiro vai na direção da cogeração. A média mundial é de 20% (do consumo), enquanto no Brasil está em 1%", afirma.
Breda destaca que o sistema dá mais confiabilidade, já que pode ser usado em paralelo à rede de eletricidade. Farias Júnior avalia ainda que a fonte geradora de energia localizada mais próxima ao local de consumo diminui os riscos de interrupção no abastecimento.
Paulo Toledo, consultor da Ecom Energia, considera que a autoprodução é uma opção, mas não justifica os serviços prestados pelas distribuidoras. "Nosso sistema de energia não condiz com a tarifa cobrada. É preciso fiscalizar para que façam um serviço mais confiável", afirma.
As falhas se agravam todo início de ano. "Nessa época, o clima contribui para agravar o problema, pois raios e tempestades prejudicam a rede. Mas transformadores e subestações também estão com defeitos e precisam passar por manutenção", afirma Farias Júnior.
Representantes do setor empresarial da região engrossam o coro das críticas à rede da AES Eletropaulo. Em recente reunião com técnicos da companhia, dirigentes do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) questionaram a qualidade da rede e a demora no restabelecimento da energia
AES Eletropaulo rebate críticas
A AES Eletropaulo rebateu as críticas e afirmou, em nota, que investe R$ 12 milhões na região. Entre as ações previstas estão a modernização de três subestações (Capuava, Nações e Utinga), beneficiando mais de 100 mil consumidores, e a realização de 70 mil podas, já que 52% das interrupções são causadas por quedas de galhos e árvores na rede.
Segundo o diretor executivo de operações da empresa, Sidney Simonaggio, as ações já estão em andamento.
Ele apontou o fator climático como o causador dos apagões. "Foram eventos notáveis que causaram a queda de árvores e galhos sobre a rede, além de deixar ilhadas as equipes de atendimento emergencial." Ainda segundo ele, em janeiro choveu mais que no mesmo período de 2010, mas a empresa teve melhor desempenho neste ano. "Houve queda de 19% no número de clientes que ficaram sem abastecimento e de 25% na duração do blecaute", explicou
Indústria aposta em projetos sustentáveis
Grandes indústrias da região estão investindo em usinas de energia no interior do Estado, que se inserem em estratégias de sustentabilidade.
É o caso da Rhodia Energy, divisão do grupo químico francês, que vai aportar cerca de R$ 150 milhões em projeto de cogeração, utilizando a biomassa da cana-de-açúcar, em Brotas (SP). Terá capacidade instalada de 70 MW (megawatts) e produzirá o suficiente para atender a 200 mil residências ou 600 mil pessoas. A maior parte da eletricidade gerada por essa unidade será comercializada no sistema nacional de energia.
Segundo o presidente da Rhodia América Latina, Marcos De Marchi, a empresa já tinha gerador em suas instalações em Santo André, com capacidade de 4 MW, para dar mais confiabilidade, já que o processo produtivo da companhia não pode parar. "A Rhodia Energy é um negócio à parte. Temos a crença de que esse modelo vai tornar nossa empresa perene, aumentando produtos sustentáveis, como é o caso da biomassa", afirma.
Iniciativa que também carrega o conceito da sustentabilidade é das PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) da Volkswagen. A montadora anunciou em dezembro a construção da segunda unidade geradora de energia, com aporte total de R$ 143 milhões. A usina, com inauguração prevista para 2013, terá capacidade instalada de 25,5 MW/h, com três turbinas.
A primeira PCH, em operação desde março de 2010, é a Celan (Central Elétrica Anhanguera S.A.), resultado de parceria entre a Volkswagen, a Seband e a Pleuston, construída no rio Sapucaí, afluente do Rio Grande, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará.
A planta já em operação tem capacidade instalada de 22,68 MW/h e possui potencial de geração anual de 18,3 mil toneladas de crédito de carbono. Juntas, as duas usinas totalizam investimento de R$ 273 milhões. Para o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, os aportes mostram a preocupação da empresa no desenvolvimento de alternativas de energia geradas por fontes limpas e renováveis. 
fonte: 

Leone Farias 
do Diário do Grande ABC

24 de fev. de 2011

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas e materiais


O prefeito de Diadema, Mário Reali, entregará viaturas e materiais para o Posto de Bombeiros do município nesta sexta-feira (25), às 11h. Participam do evento autoridades do município e militares.
Entre os itens que serão entregues estão uma viatura unidade resgate utilizada para salvamento e transporte de vítimas em diversas ocorrências no valor de R$ 131,2 mil, uma viatura S10 para apoio em ocorrências e serviços administrativos no valor de R$ 53,4 mil, e um balão de iluminação espacial de grande capacidade para apoio em ocorrências em regiões de difícil acesso e com pouca iluminação ao custo de R$ 9 mil.
Também serão entregues capas de combate a incêndio, um tripé para uso em ocorrências de salvamento em poços, uma maca cesto para transporte de vítimas em locais de difícil acesso e trabalhos em altura e uma boneca de treinamento de primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar.
O recurso para a compra é proveniente da Taxa de Sinistro, inclusa no IPTU e criada com objetivo de contribuir com a manutenção do Corpo de Bombeiros e, desde 2009, também da Defesa Civil.
A entrega será realizada no Posto de Bombeiros de Diadema, que fica na Av. Fábio Eduardo Ramos Esquível, 1351, Vila Mulford.
fonte: Agência BOM DIA