07/10/2008
Repórter Cidade
Da Redação
O Governo do Estado de São Paulo vai complementar recursos para a construção de 260 imóveis no ABC pelo Programa Crédito Solidário, do Governo Federal. O secretário Estadual da Habitação, Lair Krähenbühl, autorizou a liberação de R$ 2,1 milhões para a construção de dois empreendimentos nas cidades de Diadema e Mauá.
Além desses municípios, há recursos autorizados para a produção de outras 473 moradias na Capital. O total liberado para esses imóveis será de R$ 6,6 milhões. A autorização foi publicada no Diário Oficial nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. No ABC, serão construídos 60 imóveis em Diadema e 200 em Mauá.
7 de out. de 2008
5 de out. de 2008
Shoppings intensificam investimentos
domingo, 5 de outubro de 2008, 07:09
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
O setor de shopping centers no Grande ABC está intensificando seus investimentos, que incluem projetos de novos empreendimentos - a serem inaugurados a partir de 2009 -, e ainda a ampliação e modernização de centros de compras já existentes. Esse impulso no segmento deve ocorrer mesmo com a crise financeira internacional, que traz incertezas às empresas e consumidores.
Contam a favor fatores como a economia aquecida (pelo menos até agora), o bom poder de consumo dos moradores da região (pouco explorado pelo segmento, em algumas áreas, como Diadema e parte de São Bernardo) e a valorização imobiliária, que contribuem para o fortalecimento da atividade.
A região deve ganhar pelo menos três grandes novos shoppings - em Diadema, o Shopping Praça da Moça, cujas obras devem ser concluídas em abril do ano que vem; outro que será erguido no bairro Ferrazópolis e deve ser inaugurado em 2010; e um terceiro, que deve sair do papel em São Caetano (ainda sem data divulgada de abertura), e que será parte do complexo comercial e residencial do Espaço Cerâmica.
Com quase 100% da estrutura já contratada (blocos, telhado e até elevadores e escadas rolantes), a obra do Shopping Praça da Moça (investimento estimado de R$ 150 milhões) segue em ritmo acelerado para atender o cronograma.
O coordenador do projeto, Roberto Martins, afirma que, como o setor de construção está muito aquecido, tem havido disputa por peças e serviços e há escassez de mão-de-obra qualificada, e tem sido necessária uma forte negociação com fornecedores e parceiros.
Mas o executivo se mostra confiante e não acredita que a turbulência nos EUA ameace a iniciativa. O espaço (serão 30 mil m² de área bruta locável) já tem definidas as lojas âncoras (nomes como Magazine Luiza, Lojas Marisa, Riachuelo, Americanas e C&A) e tem os recursos garantidos para sua conclusão. "Não somos tomadores de empréstimos e temos o aporte dos sócios - o maior deles é a Funcef (o fundo de pensão dos empregados da Caixa Econômica Federal) - separado", disse.
Outro empreendimento, a ser construído no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo, (nesse caso, o valor do investimento não foi divulgado, apenas o do terreno, que soma R$ 44 milhões), terá inicialmente, cerca de 30 mil m² de área locável e será construído pela General Shopping.
O diretor de Relações com Investidores da companhia, Alessandro Veronezi, também demonstra confiança, em função do potencial de mercado. "Fizemos pesquisa e identificamos uma área de influência, em um raio de deslocamento de cinco quilômetros em linha reta em que não existe ou existe pouca concorrência", disse.
Nessa área, são mais de 500 mil habitantes, uma demanda qualificada para despesas de mais de R$ 150 milhões por mês, segundo o executivo.
O empreendimento está em fase de aprovação de documentos na Prefeitura e deve iniciar as obras em 2009. Veronezi afirma ainda que já estão acertadas âncoras, mas os nomes ainda são mantidos em sigilo, e assegura que o investimento está garantido. "A crise não nos influencia, já são investimentos planejados", disse.
Centros de compras desenvolvem planos de ampliação
Ao mesmo tempo em que há novos concorrentes chegando, empreendimentos já consagrados desenvolvem planos de expansão e modernização.
É o caso do Shopping Metrópole, localizado no Centro de São Bernardo. Mais antigo da região, com 28 anos de existência, o centro de compras inaugura no próximo dia 15 de novembro uma nova praça de alimentação, que é parte de uma revitalização que demandou R$ 8 milhões e incluiu mudanças de telhado, reformas de escadas e banheiros.
Segundo o superintendente, André Lupo, um dos objetivos foi a introdução de conceitos arquitetônicos mais modernos (como a colocação de clarabóias, decks e mesas diferenciadas). Mas, além disso, há planos de ampliação. "A praça é o primeiro passo, o segundo será o cinema (que será realocado em novo espaço a ser erguido, com o qual o shopping ganhará mais 3.400 m² de área)", disse Lupo.
Há ainda uma terceira etapa de expansão da área construída que está sendo analisada. O executivo afirma que as melhorias têm ocorrido, entre outros fatores, em função do potencial de mercado, devido à valorização imobiliária no entorno do shopping. Apenas um complexo residencial de uma construtora, nas proximidades, vai ter moradias para 1.800 famílias.
Além do Metrópole, os outros grandes centros de compras (Shopping ABC, ABC Plaza e Mauá Plaza) fazem reformas neste ano. No de Mauá, a otimização do Extra Hipermercados, que devolveu 4.000 m² de área, permitiu a ampliação da Casas Bahia e a abertura de uma Kalunga e de mais dez estabelecimentos.
No entanto, a idéia é desenvolver, de fato, um projeto de expansão em 2009. Segundo o gerente geral, Fernando Alvarez Rodriguez, a valorização de imóveis, em função do Rodoanel, faz com que isso seja uma necessidade, para atender bem o público
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
O setor de shopping centers no Grande ABC está intensificando seus investimentos, que incluem projetos de novos empreendimentos - a serem inaugurados a partir de 2009 -, e ainda a ampliação e modernização de centros de compras já existentes. Esse impulso no segmento deve ocorrer mesmo com a crise financeira internacional, que traz incertezas às empresas e consumidores.
Contam a favor fatores como a economia aquecida (pelo menos até agora), o bom poder de consumo dos moradores da região (pouco explorado pelo segmento, em algumas áreas, como Diadema e parte de São Bernardo) e a valorização imobiliária, que contribuem para o fortalecimento da atividade.
A região deve ganhar pelo menos três grandes novos shoppings - em Diadema, o Shopping Praça da Moça, cujas obras devem ser concluídas em abril do ano que vem; outro que será erguido no bairro Ferrazópolis e deve ser inaugurado em 2010; e um terceiro, que deve sair do papel em São Caetano (ainda sem data divulgada de abertura), e que será parte do complexo comercial e residencial do Espaço Cerâmica.
Com quase 100% da estrutura já contratada (blocos, telhado e até elevadores e escadas rolantes), a obra do Shopping Praça da Moça (investimento estimado de R$ 150 milhões) segue em ritmo acelerado para atender o cronograma.
O coordenador do projeto, Roberto Martins, afirma que, como o setor de construção está muito aquecido, tem havido disputa por peças e serviços e há escassez de mão-de-obra qualificada, e tem sido necessária uma forte negociação com fornecedores e parceiros.
Mas o executivo se mostra confiante e não acredita que a turbulência nos EUA ameace a iniciativa. O espaço (serão 30 mil m² de área bruta locável) já tem definidas as lojas âncoras (nomes como Magazine Luiza, Lojas Marisa, Riachuelo, Americanas e C&A) e tem os recursos garantidos para sua conclusão. "Não somos tomadores de empréstimos e temos o aporte dos sócios - o maior deles é a Funcef (o fundo de pensão dos empregados da Caixa Econômica Federal) - separado", disse.
Outro empreendimento, a ser construído no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo, (nesse caso, o valor do investimento não foi divulgado, apenas o do terreno, que soma R$ 44 milhões), terá inicialmente, cerca de 30 mil m² de área locável e será construído pela General Shopping.
O diretor de Relações com Investidores da companhia, Alessandro Veronezi, também demonstra confiança, em função do potencial de mercado. "Fizemos pesquisa e identificamos uma área de influência, em um raio de deslocamento de cinco quilômetros em linha reta em que não existe ou existe pouca concorrência", disse.
Nessa área, são mais de 500 mil habitantes, uma demanda qualificada para despesas de mais de R$ 150 milhões por mês, segundo o executivo.
O empreendimento está em fase de aprovação de documentos na Prefeitura e deve iniciar as obras em 2009. Veronezi afirma ainda que já estão acertadas âncoras, mas os nomes ainda são mantidos em sigilo, e assegura que o investimento está garantido. "A crise não nos influencia, já são investimentos planejados", disse.
Centros de compras desenvolvem planos de ampliação
Ao mesmo tempo em que há novos concorrentes chegando, empreendimentos já consagrados desenvolvem planos de expansão e modernização.
É o caso do Shopping Metrópole, localizado no Centro de São Bernardo. Mais antigo da região, com 28 anos de existência, o centro de compras inaugura no próximo dia 15 de novembro uma nova praça de alimentação, que é parte de uma revitalização que demandou R$ 8 milhões e incluiu mudanças de telhado, reformas de escadas e banheiros.
Segundo o superintendente, André Lupo, um dos objetivos foi a introdução de conceitos arquitetônicos mais modernos (como a colocação de clarabóias, decks e mesas diferenciadas). Mas, além disso, há planos de ampliação. "A praça é o primeiro passo, o segundo será o cinema (que será realocado em novo espaço a ser erguido, com o qual o shopping ganhará mais 3.400 m² de área)", disse Lupo.
Há ainda uma terceira etapa de expansão da área construída que está sendo analisada. O executivo afirma que as melhorias têm ocorrido, entre outros fatores, em função do potencial de mercado, devido à valorização imobiliária no entorno do shopping. Apenas um complexo residencial de uma construtora, nas proximidades, vai ter moradias para 1.800 famílias.
Além do Metrópole, os outros grandes centros de compras (Shopping ABC, ABC Plaza e Mauá Plaza) fazem reformas neste ano. No de Mauá, a otimização do Extra Hipermercados, que devolveu 4.000 m² de área, permitiu a ampliação da Casas Bahia e a abertura de uma Kalunga e de mais dez estabelecimentos.
No entanto, a idéia é desenvolver, de fato, um projeto de expansão em 2009. Segundo o gerente geral, Fernando Alvarez Rodriguez, a valorização de imóveis, em função do Rodoanel, faz com que isso seja uma necessidade, para atender bem o público
4 de out. de 2008
Subida de Reali aponta 1º turno
sábado, 4 de outubro de 2008, 11:00
Subida de Reali aponta 1º turno
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
O candidato do PT à Prefeitura de Diadema, Mário Reali, aparece, na quarta rodada da pesquisa Diário/Ibope, com 58% dos votos válidos. O índice pode garantir a vitória do petista já no primeiro turno, apesar de estar no limite da margem de erro. O tucano José Augusto da Silva Ramos - que pode amargar a terceira derrota consecutiva para o PT - tem 37%. Ricardo Yoshio (PMN) aparece com 5%.
Vladimir Trombini Campos, o Vladão (PCB), não foi citado.
Na estimulada, o petista registrou crescimento de seis pontos percentuais em relação ao levantamento publicado no último dia 25, e saltou de 47% para 53%. José Augusto teve oscilação negativa de um ponto e aparece com 34% das intenções de voto. Yoshio manteve os 4% e Vladão, que tinha 1%, agora não pontuou.
Foram ouvidos 504 eleitores entre os dias 1º e 2 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na 222ª Zona Eleitoral de Diadema, sob o nº 13/2008.
Assim como na terceira rodada, o crescimento de Reali ocorreu justamente entre os eleitores indecisos, que baixou de 9%, na semana passada, para 5%. O índice dos que indicaram branco ou nulo manteve-se em 4%.
Na espontânea, o deputado estadual do PT também apresentou crescimento significativo. Na última pesquisa, Reali aparecia com 33%, e, agora, tem 43%. O também parlamentar do PSDB oscilou positivamente dois pontos percentuais e registra 27%, ante os 25% do levantamento anterior. Yoshio manteve os 2% e Vladão continuou sem pontuar.
No questionamento sobre quem deverá vencer a eleição, independentemente do voto do eleitor, o prefeiturável governista manteve a tendência de subida. Ele pulou de 58% para 65%. José Augusto subiu de 23% para 26%. Ricardo Yoshio foi citado por 1% dos eleitore
Prefeiturável cresce em todos os setores
O prefeiturável do PT apresenta melhora significativa em todos os segmentos listados pela pesquisa. Entre o eleitorado masculino, o crescimento é de cinco pontos percentuais - tem 53% -, enquanto que José Augusto registra queda de seis pontos, e agora tem 32%.
Reali também apresenta a mesma ascensão entre as mulheres e, na pesquisa, conta com 52%. Neste quesito, o tucano tem 35%.
No segmento da faixa etária, o governista de Diadema pulou de 49% para 58% entre os eleitores de 16 a 29 anos. No mesmo setor, o candidato do PSDB caiu seis pontos e tem, agora, 28%. Entre os com mais de 50 anos, o crescimento de Reali foi de sete pontos.
Em escolaridade, o petista saltou de 39% para 49% entre os que disseram ter cursado até a 4ª série do Ensino Fundamental. Entre os com ensinos Médio e Fundamental, Reali cresceu cinco pontos e agora tem 57%. Neste segmento, José Augusto aparece com 31%.
SEGUNDO TURNO - Reali também ampliou a vantagem para José Augusto, em possível cenário de segundo turno entre os dois. O petista oscilou positivamente três pontos percentuais em relação à terceira rodada e agora conta com 54%. Já o tucano caiu três pontos e registra 35%, ante os 38% do levantamento anterior.
Brancos e nulos somaram 6%, contra os 3% da última pesquisa. Entre os que não souberam ou não responderam, a queda foi de um ponto e agora o índice é de 6%.
REJEIÇÃO - Vladão perdeu a liderança do ranking da rejeição para José Augusto. Há uma semana, 28% dos entrevistados disserram que não votariam de jeito nenhum no candidato do PSDB. No levantamento atual, o índice é de 33%.
O candidato do PCB, que na semana passada tinha 34%, agora conta 31%.
Reali subiu um ponto percentual neste quesito e agora conta com 22%, o que o deixa na terceira colocação deste segmento. Ricardo Yoshio foi quem mais caiu nesta faixa:
o candidato do PMN baixou de 24% para 17% em uma semana. Apenas 4% disseram que poderiam votar em todos os candidatos, ante os 12% da pesquisa anterior.
Subida de Reali aponta 1º turno
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
O candidato do PT à Prefeitura de Diadema, Mário Reali, aparece, na quarta rodada da pesquisa Diário/Ibope, com 58% dos votos válidos. O índice pode garantir a vitória do petista já no primeiro turno, apesar de estar no limite da margem de erro. O tucano José Augusto da Silva Ramos - que pode amargar a terceira derrota consecutiva para o PT - tem 37%. Ricardo Yoshio (PMN) aparece com 5%.
Vladimir Trombini Campos, o Vladão (PCB), não foi citado.
Na estimulada, o petista registrou crescimento de seis pontos percentuais em relação ao levantamento publicado no último dia 25, e saltou de 47% para 53%. José Augusto teve oscilação negativa de um ponto e aparece com 34% das intenções de voto. Yoshio manteve os 4% e Vladão, que tinha 1%, agora não pontuou.
Foram ouvidos 504 eleitores entre os dias 1º e 2 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na 222ª Zona Eleitoral de Diadema, sob o nº 13/2008.
Assim como na terceira rodada, o crescimento de Reali ocorreu justamente entre os eleitores indecisos, que baixou de 9%, na semana passada, para 5%. O índice dos que indicaram branco ou nulo manteve-se em 4%.
Na espontânea, o deputado estadual do PT também apresentou crescimento significativo. Na última pesquisa, Reali aparecia com 33%, e, agora, tem 43%. O também parlamentar do PSDB oscilou positivamente dois pontos percentuais e registra 27%, ante os 25% do levantamento anterior. Yoshio manteve os 2% e Vladão continuou sem pontuar.
No questionamento sobre quem deverá vencer a eleição, independentemente do voto do eleitor, o prefeiturável governista manteve a tendência de subida. Ele pulou de 58% para 65%. José Augusto subiu de 23% para 26%. Ricardo Yoshio foi citado por 1% dos eleitore
Prefeiturável cresce em todos os setores
O prefeiturável do PT apresenta melhora significativa em todos os segmentos listados pela pesquisa. Entre o eleitorado masculino, o crescimento é de cinco pontos percentuais - tem 53% -, enquanto que José Augusto registra queda de seis pontos, e agora tem 32%.
Reali também apresenta a mesma ascensão entre as mulheres e, na pesquisa, conta com 52%. Neste quesito, o tucano tem 35%.
No segmento da faixa etária, o governista de Diadema pulou de 49% para 58% entre os eleitores de 16 a 29 anos. No mesmo setor, o candidato do PSDB caiu seis pontos e tem, agora, 28%. Entre os com mais de 50 anos, o crescimento de Reali foi de sete pontos.
Em escolaridade, o petista saltou de 39% para 49% entre os que disseram ter cursado até a 4ª série do Ensino Fundamental. Entre os com ensinos Médio e Fundamental, Reali cresceu cinco pontos e agora tem 57%. Neste segmento, José Augusto aparece com 31%.
SEGUNDO TURNO - Reali também ampliou a vantagem para José Augusto, em possível cenário de segundo turno entre os dois. O petista oscilou positivamente três pontos percentuais em relação à terceira rodada e agora conta com 54%. Já o tucano caiu três pontos e registra 35%, ante os 38% do levantamento anterior.
Brancos e nulos somaram 6%, contra os 3% da última pesquisa. Entre os que não souberam ou não responderam, a queda foi de um ponto e agora o índice é de 6%.
REJEIÇÃO - Vladão perdeu a liderança do ranking da rejeição para José Augusto. Há uma semana, 28% dos entrevistados disserram que não votariam de jeito nenhum no candidato do PSDB. No levantamento atual, o índice é de 33%.
O candidato do PCB, que na semana passada tinha 34%, agora conta 31%.
Reali subiu um ponto percentual neste quesito e agora conta com 22%, o que o deixa na terceira colocação deste segmento. Ricardo Yoshio foi quem mais caiu nesta faixa:
o candidato do PMN baixou de 24% para 17% em uma semana. Apenas 4% disseram que poderiam votar em todos os candidatos, ante os 12% da pesquisa anterior.
3 de out. de 2008
Prol Editora Gráfica investe em Diadema

03/10/2008 - 08:27
Prol Editora Gráfica aumenta produção e investimentos
Fundada há mais de três décadas, a Prol Editora Gráfica, empresa familiar de capital fechado, atualmente está entre as maiores empresas de impressão de livros e revistas do Brasil. Mas a expansão não pára, está sempre investindo em novas aquisições e qualificação de seus colaboradores. Prova disso foi sua última aquisição: duas máquinas Komori (System 38D Web Offset, 4x4 cores e 32 páginas). Segundo o gerente Industrial, Ricardo Fraga, isso representará um aumento de 40% na produção da Prol, serão 50 mil exemplares por hora.
Segundo o gerente uma Komori S38D está em processo de montagem e entrará em produção no final de outubro, a outra está prevista para começar a funcionar em dezembro. Atualmente estão responsáveis pela montagem da máquina onze técnicos japoneses, três brasileiros da empresa Gutemberg e cinco técnicos da Prol. Parece muito? Imagine então, que foram necessários 17 caminhões para trazer uma Komori do Porto de Santos até a sede da Prol Gráfica, em Diadema.
Além das rotativas Komori, foram comprados sistemas "fio de cola" diretamente aplicada aos cadernos, sendo assim desnecessário o grampo para cadernos de 16 ou 32 páginas. Também foram adquiridas duas linhas de acabamento Gammerller que ficam instaladas em seqüências às rotativas para acabamento em linha.
“De olho na inovação, a Prol Gráfica já olha para 2009”, frisa Ricardo Fraga.
Quanto o faturamento da Prol Editora Gráfica, o vice-presidente da empresa Eduardo Carvalho Neto prevê que faturamento de R$ 210 milhões em 2008. Ele prefere não comparar crescimento em relação ao ano anterior: “Não entramos nas loucuras de algumas gráficas que compram equipamentos para crescer mercado. O mercado cresce de acordo com a vontade dele e não da gráfica. Os muitos investimentos que fizemos e faremos não são para crescer, mas para melhorar o que já temos”, sustenta.
Investimentos - “Há três meses mudamos da unidade de Tamboré para Alphaville num prédio de 20 mil metros quadrados preparado para gráfica. Compramos e estruturamos o prédio para atender o mercado de livros. Lá a unidade de impressão plana tem uma temperatura controlada, temos a maior estrutura de costura e a maior de capa dura. Antigamente em Tamboré não estávamos preparados, a unidade era muito antiga.
O treinamento de profissionais é algo no qual investimos muito. Neste ano, até o momento, enviamos ao exterior mais de 30 profissionais em impressão, acabamento, eletrônica. No ano passado foram 25.
Não adianta investir em aperfeiçoamento profissional se não há investimento em tecnologia. Tiramos do nosso caixa, nos últimos dois anos, R$ 50 milhões em equipamentos e melhoria de processo e tecnologia. Adquirimos três rotativas, três máquinas de grampear Prima, duas lombadas quadradas Corona, que são as maiores e melhores da Müller Martini, duas máquinas de oito cores, toda a estrutura de pré-impressão e máquina de dobra. Os investimentos brotam de lados e de todas as formas para entregarmos o melhor preço e a melhor qualidade no mais perfeito prazo de entrega”, destaca Eduardo Carvalho.
Nova Komori - “As rotativas de 32 páginas que estão chegando são para entregar preço e qualidade com prazo de entrega cada vez melhor. Não é uma vaidade da empresa anunciar que comprou uma máquina oito cores. Precisamos dar agilidade, qualidade e preço bom e este trinômio só as oitos cores podem fazer.
Uma lombada quadrada de 12 mil por hora, que custa uma nota absurda, serve para fazer os livros didáticos, quando tem nos últimos três meses do ano, no prazo mais rápido possível. Queremos atender os livros didáticos, as revistas e os livros de mercado sempre bem em qualquer momento do ano; não queremos atingir nenhum outro mercado. A Prol está focada no livro e na revista e isso que nos vamos fazer de melhor. A Prol é 100% nacional com três sócios, meu pai com 98%, eu e o Umberto Copolla com 1%, que é o diretor comercial. Não temos nenhum fundo estrangeiro e somos agressivos no nosso ambiente”, adianta o executivo.
Unidade Alphaville - “Desses R$ 50 milhões, R$ 15 milhões foram injetados na unidade de Alphaville, em dois anos, e a Prol não vai parar por aí, nosso foco é continuar investindo no mercado editorial para poder oferecer o que há de melhor e agregar valor ao cliente.
Resumo a Prol numa palavra: cliente. Todo profissional que vem aqui fica um pouco assustado com a forma que tratamos o cliente. Eles não estão acostumados com tanta dedicação. Nosso negócio é atender o cliente, depois nosso profissional e depois a tecnologia. O resto é resto”, conclui.
2 de out. de 2008
CEFET/SC, UFSE e UNIFESP oferecem 25 vagas para professores
02/10/2008 18:25
Do CorreioWeb
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC) e a Universidade Federal de Sergipe abrem 17 vagas de professor substituto. Já os professores adjuntos podem concorrer a oito oportunidades na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Os cargos de professor substituto oferecidos pelo CEFET-SC são para as Unidades de Florianópolis e Joinville e as chances são para graduados em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação ou em Tecnologia de Automação. Há vagas também para candidatos com nível superior em Enfermagem. A remuneração é de R$ 1.241,02.
As inscrições devem ser realizadas na área de atuação. Para a Unidade de Florianópolis, o endereço é Av. Mauro Ramos, 950, Centro. Já em Joinville o cadastro deve ser feito na Rua Pavão, 1337, Bairro Costa e Silva. O valor da taxa é de R$ 15.
A Universidade Federal de Sergipe também realiza concurso para preencher vagas de professor substituto. São oferecidas 13 oportunidades para os departamentos de Artes e Comunicação, Serviço Social, Ciências Contábeis, Fonoaudiologia, Biologia, Engenharia Química, Letras e Arquitetura e Urbanismo. Os candidatos podem se inscrever até 10 de outubro nos departamentos da Universidade. Os salários oferecidos variam de R$ 415 a R$ 2.028,78.
Para professor adjunto, as oportunidades são para a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São oito vagas para as áreas de Química Orgânica, Microbiologia Básica e Clínica, Patologia Geral e Fisiopatologia, Equipamentos e Processos de Separação, Fenômenos de Transporte, Fisiologia Vegetal, Zoologia de Vertebrados e Matemática. A remuneração é de R$ 6.497,05. As inscrições estão abertas até 31 de outubro, no Campus Diadema. A taxa de participação é de R$ 162,42.
30 de set. de 2008
Apesar da crise nos EUA, Wal-Mart mantém metas de investimento no Brasil em 2009
Rede varejista pode investir até R$ 1,8 bilhão para abrir mais 90 lojas
30.09.2008 - 13:38
Redação
Apesar das incertezas que tomam conta do mercado, o Wal-Mart pretende manter o investimento previsto para 2009 no Brasil, entre R$ 1,6 bilhão e R$ 1,8 bilhão, segundo o vice-presidente de operações de atacado, Marcelo Viena.
O dinheiro será destinado à expansão da rede, com até 90 novas lojas. Desse total, mais de dez lojas serão da bandeira Maxxi Atacado, reporta a Agência Estado. Ainda em 2008, dez unidades do Maxxi serão inauguradas, ampliando o número para 25 pontos de venda. Serão mais oito lojas em Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Londrina, Pelotas, Diadema, Taboão da Serra e São Paulo.
O Wal-Mart tem 323 lojas no Brasil de várias bandeiras de hipermercados (como Supercenter e BIG), supermercados (como Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi) e clube de compras (Sam's Club). Em 2007, a rede faturou R$ 15 bilhões, alta 16,2% sobre 2006.
30.09.2008 - 13:38
Redação
Apesar das incertezas que tomam conta do mercado, o Wal-Mart pretende manter o investimento previsto para 2009 no Brasil, entre R$ 1,6 bilhão e R$ 1,8 bilhão, segundo o vice-presidente de operações de atacado, Marcelo Viena.
O dinheiro será destinado à expansão da rede, com até 90 novas lojas. Desse total, mais de dez lojas serão da bandeira Maxxi Atacado, reporta a Agência Estado. Ainda em 2008, dez unidades do Maxxi serão inauguradas, ampliando o número para 25 pontos de venda. Serão mais oito lojas em Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Londrina, Pelotas, Diadema, Taboão da Serra e São Paulo.
O Wal-Mart tem 323 lojas no Brasil de várias bandeiras de hipermercados (como Supercenter e BIG), supermercados (como Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi) e clube de compras (Sam's Club). Em 2007, a rede faturou R$ 15 bilhões, alta 16,2% sobre 2006.
29 de set. de 2008
Diadema, 1958: o cenário de Anita Malfatti

Anita Malfatti (São Paulo 1889-1964). Fundou com Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Pichia o Grupo dos Cinco, em 1922, e participou da Semana de Arte Moderna. Anos mais tarde, integrou na Spam (Sociedade Pró-Arte Moderna), na FAP (Família Artística Paulista) e participou do Salão Revolucionário.
Há 50 anos Diadema preparava-se para a campanha autonomista e o centro do então distrito, do antigo loteamento Vila Conceição, era um bucólico espaço como se observa na foto de hoje - uma rara foto, descoberta nos anais da Assembléia Legislativa do Estado pelo pesquisador Walter Adão Carreiro, do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória).
São 20 imagens como essa, de toda a cidade. No presente caso, estamos na bifurcação das avenidas Antônio Piranga e Alda. A casinha branca em primeiro plano fazia parte da chácara de Maria Cândida de Oliveira, a Maria Portuguesa, que ali cultivava lírios, que eram vendidos na Praça da Árvore, em São Paulo.
A casa da Maria Portuguesa e todos os demais imóveis do triângulo foram demolidos para no local se instalar a Praça Diadema, hoje Praça Castelo Branco, no centro nervoso da cidade de Diadema de hoje.
Coube ao paisagista Giuseppe Legger arborizar a Praça Castelo Branco. Foi ele também quem cuidou da arborização da Praça Lauro Gomes, em São Bernardo.
Ponto a ponto, a memória reconstruída
Walter Carreiro identificou todos os demais equipamentos que aparecem na foto, inclusive a casa em que residiu Anita Malfatti, a grande artista plástica paulista e brasileira. Viajemos, pois, sobre essa imagem.
As ruas
1) Avenida Antônio Piranga
2) Avenida Conceição
3) Avenida Alda
4) Avenida Robert Kennedy - Avenida Cupecê
5) Rua São José
6) Rua São Jorge
Os equipamentos
7) Bomba de gasolina manual de Antonio Pedrozzelli - Largo Diadema, hoje Praça Castelo Branco.
8) Posto de combustíveis de Salvador Maccarori - Terminal Diadema
9) Bazar Regina e barbearia de Antonio Barros de Oliveira, na Avenida Antônio Piranga, por onde passam os trólebus. Bazar (da família Makoto) e barbearia ainda funcionam.
10) Casa branca onde residia Anita Malfatti.
11) Ao fundo, área verde onde estão hoje: à esquerda, Jardim Diadema (em área dos irmãos Agenor, Joaquim e Amância de Oliveira, loteado por uma empresa de São Paulo); ao centro, Jardim Pitangueiras (pertencente a Antonio Doll de Moraes); à direita, a empresa Conforja.
12) Na Avenida Antônio Piranga, estacionado o veículo (baratinha) do alemão Julio Brucker.
13) Na Avenida Alda, o prédio da Padaria e Confeitaria Diadema, propriedade de Armelin Augusto Fernandes Coutinho, benfeitor da cidade: um dos fundadores do Lions Diadema e seu segundo presidente.
14) O açougue ao lado - propriedade do senhor José, um morador de Santo Amaro.
15) Farmácia de Gustavo Sonnewend, que foi um dos nove primeiros vereadores da cidade.
16) Triângulo que foi a chácara da Maria Portuguesa.
ET
No original da foto dá para distinguir a passagem de um avião Paulistinha, na mesma rota dos aviões que chegam hoje a Congonhas e por onde, nos anos 1930, havia sobrevoado o dirigível alemão Graf Zeppelin.
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25 de set. de 2008
Mário Reali amplia vantagem em Diadema
quinta-feira, 25 de setembro de 2008, 11:04
Mário Reali amplia vantagem em Diadema
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
O prefeiturável governista de Diadema Mário Reali (PT) mantém a tendência de subida e consolida a liderança isolada, na terceira rodada da pesquisa Diário/Ibope.
O petista cresceu sete pontos percentuais em relação ao levantamento de agosto e agora aparece com 47% na estimulada. O tucano José Augusto da Silva Ramos se manteve estável e permaneceu com os mesmos 35% do mês passado.
Foram ouvidos no município 504 eleitores entre os dias 19 e 21 de setembro. A pesquisa está registrada sob nº 08/2008 na 222ª Zona Eleitoral de Diadema.
A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Dessa forma, a diferença entre os dois, que agora é 12 pontos percentuais, está fora do índice. No final de agosto, a distância entre os dois, de cinco pontos percentuais, configurava empate técnico.
O crescimento de Reali ocorre principalmente entre os indecisos, que apresentaram queda. Brancos e nulos, que há 30 dias somavam 9%, agora têm 4%. Não sabem ou não responderam, de 10% para 9%.
Ricardo Yoshio (PMN) oscilou negativamente um ponto e agora conta com 4%. Vladimir Trombini Campos, o Vladão (PCB), manteve a marca de 1%.
Na espontânea, a vantagem do petista também aumentou, mas permanece no limite da margem de erro, o que mantém, nesse caso, o empate técnico. Reali tem 33%, ante os 29% do levantamento anterior. José Augusto oscilou positivamente um ponto percentual e agora tem 25%. Yoshio manteve os 2% e Vladão continuou não pontuando.
Quando questionando quem deveria ser eleito, independentemente do voto do eleitor, Reali pulou de 52% para 58%. Os que apostam em José Augusto somam 23%, ante 34% do registrado em agosto.
Comício de Lula beneficia petista; Serra não agrega a tucano
No mês que separou as duas pesquisas de intenções de voto, os candidatos trouxeram a Diadema seus principais cabos eleitorais: Mário Reali realizou comício ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Augusto fez caminhada ao lado do governador José Serra (PSDB). Pelos números, a tática do petista trouxe resultado prático. A visita do tucano não surtiu efeito.
O crescimento de Reali é mais perceptível entre os homens, já que saltou de 37% para 48%. Ele também aumentou em 14 pontos percentuais entre eleitores de 30 a 49 anos e agora tem 52%. Nesse quesito, o tucano conta com 29%. José Augusto equilibra apenas entre eleitores até 4ª série do ensino fundamental. Nessa faixa, os dois têm 39%.
Mais um turno - Reali também aumenta a vantagem na simulação de segundo turno com José Augusto. Em agosto, foram registrados 45% para o petista, contra 41% para o tucano. No levantamento atual, o candidato governista aparece com 51%, ante os 38% do oposicionista.
Brancos e nulos caíram de 8% para 3%. O item ‘não sabe' também foi de 5% para 6%. Assim como em agosto, 1% não respondeu.
Na simulação desta etapa da eleição, que ocorreria em 26 de outubro, José Augusto venceria apenas entre eleitores com escolaridade até 4ª série do ensino fundamental. Nesse item, o tucano aparece com 45%, contra 43% do candidato do PT. A maior distância entre os dois - com ampla vantagem para Reali - é no quesito de eleitores com ensino médio e superior. O prefeiturável petista aparece com 57%, ante 34% de José Augusto.
Sem chance - No item rejeição, Vladão continua em primeiro, mas com queda acentuada. Em agosto, o candidato do PCB tinha 43% e agora tem 34%. Em segundo agora aparece José Augusto, com 28% de eleitores que disseram que não votariam de jeito nenhum. Ricardo Yoshio tem 24% e Mário Reali, 21%.
Dos entrevistados em Diadema, 12% disseram que poderiam votar em todos e 7% não souberam. O item ‘não respondeu' é de 1%.
Mário Reali amplia vantagem em Diadema
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
O prefeiturável governista de Diadema Mário Reali (PT) mantém a tendência de subida e consolida a liderança isolada, na terceira rodada da pesquisa Diário/Ibope.
O petista cresceu sete pontos percentuais em relação ao levantamento de agosto e agora aparece com 47% na estimulada. O tucano José Augusto da Silva Ramos se manteve estável e permaneceu com os mesmos 35% do mês passado.
Foram ouvidos no município 504 eleitores entre os dias 19 e 21 de setembro. A pesquisa está registrada sob nº 08/2008 na 222ª Zona Eleitoral de Diadema.
A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Dessa forma, a diferença entre os dois, que agora é 12 pontos percentuais, está fora do índice. No final de agosto, a distância entre os dois, de cinco pontos percentuais, configurava empate técnico.
O crescimento de Reali ocorre principalmente entre os indecisos, que apresentaram queda. Brancos e nulos, que há 30 dias somavam 9%, agora têm 4%. Não sabem ou não responderam, de 10% para 9%.
Ricardo Yoshio (PMN) oscilou negativamente um ponto e agora conta com 4%. Vladimir Trombini Campos, o Vladão (PCB), manteve a marca de 1%.
Na espontânea, a vantagem do petista também aumentou, mas permanece no limite da margem de erro, o que mantém, nesse caso, o empate técnico. Reali tem 33%, ante os 29% do levantamento anterior. José Augusto oscilou positivamente um ponto percentual e agora tem 25%. Yoshio manteve os 2% e Vladão continuou não pontuando.
Quando questionando quem deveria ser eleito, independentemente do voto do eleitor, Reali pulou de 52% para 58%. Os que apostam em José Augusto somam 23%, ante 34% do registrado em agosto.
Comício de Lula beneficia petista; Serra não agrega a tucano
No mês que separou as duas pesquisas de intenções de voto, os candidatos trouxeram a Diadema seus principais cabos eleitorais: Mário Reali realizou comício ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Augusto fez caminhada ao lado do governador José Serra (PSDB). Pelos números, a tática do petista trouxe resultado prático. A visita do tucano não surtiu efeito.
O crescimento de Reali é mais perceptível entre os homens, já que saltou de 37% para 48%. Ele também aumentou em 14 pontos percentuais entre eleitores de 30 a 49 anos e agora tem 52%. Nesse quesito, o tucano conta com 29%. José Augusto equilibra apenas entre eleitores até 4ª série do ensino fundamental. Nessa faixa, os dois têm 39%.
Mais um turno - Reali também aumenta a vantagem na simulação de segundo turno com José Augusto. Em agosto, foram registrados 45% para o petista, contra 41% para o tucano. No levantamento atual, o candidato governista aparece com 51%, ante os 38% do oposicionista.
Brancos e nulos caíram de 8% para 3%. O item ‘não sabe' também foi de 5% para 6%. Assim como em agosto, 1% não respondeu.
Na simulação desta etapa da eleição, que ocorreria em 26 de outubro, José Augusto venceria apenas entre eleitores com escolaridade até 4ª série do ensino fundamental. Nesse item, o tucano aparece com 45%, contra 43% do candidato do PT. A maior distância entre os dois - com ampla vantagem para Reali - é no quesito de eleitores com ensino médio e superior. O prefeiturável petista aparece com 57%, ante 34% de José Augusto.
Sem chance - No item rejeição, Vladão continua em primeiro, mas com queda acentuada. Em agosto, o candidato do PCB tinha 43% e agora tem 34%. Em segundo agora aparece José Augusto, com 28% de eleitores que disseram que não votariam de jeito nenhum. Ricardo Yoshio tem 24% e Mário Reali, 21%.
Dos entrevistados em Diadema, 12% disseram que poderiam votar em todos e 7% não souberam. O item ‘não respondeu' é de 1%.
24 de set. de 2008
CENTER CASTILHO ESTA CHEGANDO EM DIADEMA
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