25 de jan. de 2022

Diadema prepara nova sede do IML para atender perícias médicas


 Nesta segunda-feira (24/01) o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), o secretário de Defesa Social, Benedito Mariano, e os deputados estaduais Márcio Paschoal Giudício, o Márcio da Farmácia (Podemos) e Carla Morando (PSDB) vistoriaram a futura sede do IML (Instituto Médico Legal) da cidade onde serão feitas as perícias médicas e exames de corpo de delito. Resta apenas o governo do Estado assinar o convênio para o início do atendimento. Em abril do ano passado, uma decisão do Estado de retirar o IML da cidade, alegando problemas nas instalações, criou uma crise política na cidade, desde então os exames periciais e necropsias são realizados em São Bernardo.

Agora a prefeitura alugou uma casa, na Avenida Sete de Setembro, 630, no Parque Sete de Setembro, para onde o serviço de perícia será transferido. O imóvel, segundo Benedito Mariano, é muito bom e trará conforto aos usuários e funcionários. “É uma casa nova e bem localizada com oito cômodos. Vai ter uma sala específica para atendimento a mulheres vítimas de violência”, explicou. Antes o serviço de perícias médicas funcionava juntamente com o de verificação de óbito e necropsia, em prédio no mesmo terreno do Cemitério Público Municipal. Agora a intenção é que os serviços fiquem separados.

“Aprovamos uma lei para o convênio em julho do ano passado, agora encaminhamos a minuta de contrato para o governo do Estado e aguardamos a assinatura para definirmos horário de funcionamento e quantos funcionários a unidade vai ter. Nem se compara com o que era antes”, disse Mariano. As perícias médicas respondem por 80%, segundo o secretário municipal, das demandas que o IML atende, o restante são as necropsias que continuam sendo realizadas em São Bernardo enquanto o antigo endereço em Diadema (junto ao cemitério municipal) passa por reforma.

O Secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza, o Vaguinho, disse o projeto para reformar a unidade já está pronto. “Estamos na fase de orçar e licitar. Esperamos também uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão que pode ser usada nessa obra e também na reforma dos banheiros, velórios e administração”, disse. Ele também acredita que trata-se e uma obra rápida. “Acredito que em 120 dias esse trâmite deve terminar e a obra deve durar uns dois meses”, resume. 

Nenhum comentário: