13 de set. de 2019

Borboletário Diadema comemora aniversário e título de zoológico

Foto: Thiago Benedetti


Com palestras e atividades de educação ambiental, ocorre neste sábado, 14/9, das 11 às 19h, a comemoração do 14º aniversário do Borboletário de Diadema. O evento celebra também a conquista da “Certificação de Zoológico – tipo C”. Pioneiro na Região Metropolitana, o Borboletário tornou-se uma referência de ecoturismo e de educação ambiental, atendendo estudantes, pesquisadores e órgãos públicos interessados no tema, o que o torna um polo de conhecimento científico. Essa experiência bem-sucedida contribuiu para surgimento de outros criadouros de borboletas nas cidades de Osasco e Campos do Jordão, além do Museu Catavento, em São Paulo. Agora, na qualidade de zoo o Borboletário tem permissão para a criação de pequenos animais, além das borboletas. Com essas novas possibilidades, foi criado o projeto “Natureza Viva” que tem levado às escolas municipais alguns animais como coelho, jabuti, bicho-pau e outros.
 “Alcançar esse licenciamento de zoológico é um prêmio para o investimento que a Prefeitura tem feito no Programa Municipal de Educação Ambiental e no Borboletário. Também é resultado do brilhante trabalho e dedicação da nossa equipe de educadores”, explica Tatiana Capel, secretária de Meio Ambiente de Diadema.
O Borboletário está localizado no Jardim Botânico de Diadema e já atendeu, este ano, mais de 23 mil pessoas. A meta é superar o público do ano passado, cujo total chegou a 28 mil, aproximadamente. No local, os visitantes podem conhecer o ciclo de vida das borboletas, além de diversas espécies. O local também abriga o recém-inaugurado Museu da Vida que mostra a origem e evolução dos seres vivos.
“Como boa parte do nosso público é estudantil, preparamos uma programação bastante rica de informações científicas, tratando temas complexos em uma linguagem acessível a qualquer pessoa”, disse o biólogo e coordenador do Borboletário de Diadema, Sandro Santana. Para quem precisar, será fornecido certificado de horas complementares para fins acadêmicos.
Abrindo o evento, às 11 horas, a primeira palestra do evento será dos educadores Rodrigo Moura Silva e Maiara dos Santos Bezerra, do Museu Catavento. Eles vão contar a história do convênio científico com o Borboletário de Diadema que resultou na criação de um outro borboletário naquele museu.
Outras palestras estão programadas, como a do assistente da Secretaria de Meio Ambiente de Diadema, José Vieira, que vai falar da importância do biólogo na Gestão Pública. Para explicar esse papel, o assistente vai contar seu aprendizado na condução de questões ambientais como o Lixão do Alvarenga, na divisa com São Bernardo, e a Praça Ambiental, que substituiu a área do antigo Terminal Eldorado.
Já o educador Tairacan Augusto, mais conhecido como o “Biólogo Tai”, vai explicar o “Papel do biólogo nos dias de hoje”. Especializado em educação ambiental, ele busca sempre sensibilizar o público para a preservação de animais em geral. Para isso, o educador costuma apresentar esses bichos às pessoas. “Como é importante conhecer para preservar, eu ensino porque não se deve maltratar ou matar animais como cobras, lagartos e outros”, diz o biólogo Tai.
Fechando o evento, haverá uma visita noturna ao Borboletário.
Para garantir a participação nas palestras a Secretaria de Meio Ambiente recomenda mandar uma mensagem para educ.ambiental@diadema.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone 4059-7619 ou 4059-7600.
fonte: O Grande ABC

Um comentário: