28 de mai. de 2019

Praça da Moça completa dez anos e mira aumentar oferta de serviços e engajamento da comunidade



Maio de 2009. Pouco me­­­nos de sete anos depois da en­tra­­da em vigor da chamada Lei Se­­ca, Diadema colhia os frutos da norma que impunha o fechamento dos ba­res às 23h, expressos na for­te redução dos indicadores de criminalidade. A ci­dade começava a se livrar do estigma de violenta, mas a inexistência de varejo pujan­te em um município predo­mi­nantemente industrial leva­va os diademenses a consumir em outras cidades e contribuía para sua baixa autoestima. Faltava um shopping para chamar de seu.
Foi no dia 29 de maio de 2009 que o Shop­­ping Praça da Moça abriu suas portas, encerrando espera de 14 anos. As obras duraram 16 meses, mas o empreendimento precisou de mais de uma década para ser viabilizado, tempo necessário para que o grupo de investidores adquirisse o quarteirão formado pelas ruas Manoel da Nóbrega e Graciosa – processo que incluiu até uma “permuta” de terrenos com a prefeitura.
Dez anos depois da inau­guração, não é exagero dizer que o Praça da Moça mudou a cara do Centro de Diadema. O shopping também foi a cereja do bolo de um boom no comércio que trouxe grandes redes varejistas ao município – atraídas pela ascensão da classe C ocorrida durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por investimentos feitos na in­fraestrutura da cidade.
“Nesses dez anos, o Praça da Moça contribuiu fortemen­te para o desenvolvimento de Di­a­­dema, principalmente no seu entorno. É até curioso observar, em fotos aéreas atuais e do ano da inauguração, o aumento da verticalização. Também provocou forte valorização imobi­liária e do comércio local”, disse Da­niel Lima, ge­rente de marketing do empreendimento.
“Houve certo receio (no comércio de rua) quando da inauguração, o que é normal, mas hoje são comuns as manifestações de orgulho do shopping entre os munícipes nas redes sociais”, prosseguiu o executivo, ao destacar que o empreendimento ajudou a diminuir a evasão de renda do município.
Atualmente, o Praça da Mo­ça oferece aos visitantes nove lojas âncoras, seis megalojas e 160 lojas satélites, com 36 pontos de alimentação. Para o entretenimento, o shopping conta ain­da com centro de diversão indoor e complexo de cinema PlayArte.
É fato que o empreendimento demo­rou para encontrar o mix de lojas adequado para seu público. Prova disso é que algumas ope­rações abertas juntamente com o complexo hoje não existem mais. Porém, Lima considera es­­­se movimen­to nor­mal. “A re­­novação do mix é constante e ocor­re em todos os shoppings. Hoje, a gente consegue atender todos os públicos, mas a ideia é trazer novas operações nos próximos meses para contemplar alguns perfis específicos”, afirmou o gerente de marketing, citando a demanda por um restaurante.
A vacância é considerada baixa. O centro de compras tem 30.655 m² de área útil, dos quais 92% estão ocupados, e emprega cerca de 2.500 trabalhadores.
Também está no radar do Praça da Moça a am­pliação da oferta de serviços, ten­dência do setor. Atualmente, o emprendimento tem duas agências bancárias, academia, centro mé­­dico e casa de câmbio, entre outras operações. Lima revelou que, em bre­ve, uma rede de medicina diagnóstica deve aportar no shopping.
O Praça da Moça pretende ainda reforçar o relacionamento com a comunidade, por meio de ações que engajem a população. Um exemplo é a realização, em abril, da segunda edição do Casamento Comunitário.
CONCORRÊNCIA
Quando foi inaugurado, o Praça da Moça dividia o público do ABC com outros quatro shoppings. Uma década depois, há no total dez centros de compras na região, e a cidade ganhou mais um empreendimento do gênero, o Shopping Diadema, aberto em 2018. Lima, porém, não se assusta com a concorrência.
“O Praça da Moça está con­solidado, vai muito bem ope­racionalmente e tem 85% de seu público formado por moradores da cidade. O Shopping Diadema é muito novo e ain­da vai passar por uma fase de maturação. Tem longo cami­nho a percorrer”, dis­se Lima.
No ano passado, segundo o executivo, o Praça da Moça registrou crescimento de 8% no faturamento e 9% em fluxo.

Programação de aniversário tem show 
do Queen Cover e atividades para lojistas

O Shopping Praça da Moça completa dez anos de existência amanhã (29). Con­solidado como ponto de encontro e centro de compras de Diadema, o empre-endimento comemora uma década com shows e atra­ções para clientes e lojistas.
Na data haverá distribuição de pirulitos e bexigas, e uma banda com personagens vai circular pelos corredores do shopping. Uma mesa cenográfica funcionará como espaço instagramável, e haverá decoração nas duas portarias do empreendimento para receber o público em clima de festa.
A ação também se esten­de aos lojistas, que ganharão bolo e materiais para de­co­rar suas lojas. “Esta é uma data muito importante para a equi­pe que está conosco fazen­do do Praça da Moça um ponto de encontro na cidade, e queremos dividir a festa com nossos clientes”, comentou Miriam Cassarolli, geren­te geral do empreendimento.
Às 19h30, o público será convidado a finalizar o dia de festa ao som do Queen Cover em um show na Praça de Alimentação com direito a sucessos da banda e ao tradicional “Parabéns pra você” para o shopping no final.
Outra parte da comemoração é o sorteio de um apartamento situado no Cen­tro de Diadema. Quem fizer compras no empreendimento até 16 de junho pode participar. A cada R$ 350, que podem ser somados de compras diferentes, é possí­vel trocar as notas fiscais por um cupom para concorrer ao imóvel, que será sorteado no dia 17 de junho.
fonte: Diário Regional - por Anderson Amaral

Um comentário:

Unknown disse...

A.nova Drogasil..Na 7 de setembro já está pronta??