6 de mai. de 2019

Diadema congela projeto de novo hospital e quer desapropriar imóvel no Centro


A prefeitura de Diadema, que desde 2016 planeja construir um novo hospital para transferir o atendimento do Hospital Público Municipal para um novo espaço, desistiu, ao menos por enquanto de tentar o financiamento com a Caixa para o novo complexo de saúde. A mudança de rumo ocorreu por conta da dificuldade em conseguir a verba de R$ 124,8 milhões para a obra. Agora a administração Lauro Michels (PV), para tentar cumprir a promessa de campanha de dar um atendimento melhor na área da saúde, quer desapropriar o prédio do antigo Hospital Diadema, na rua Orienti Monti, no Centro, que nos últimos anos encerrou atividades.
O município já utiliza parte do prédio para alguns serviços de especialidade, para hemodiálise e farmácia de alto custo. A ideia agora é ocupar o prédio todo. O Hospital Diadema foi construído nos anos 80, portanto é pelo menos uma década mais moderno do que o prédio do Hospital Público que a prefeitura ocupa em Piraporinha e que é de propriedade do INSS.
Em abril o prefeito Lauro Michels, esteve com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e apresentou as duas possibilidades, a construção do novo hospital cujo projeto já foi protocolado, e que seria construído na avenida Ulisses Guimarães, na Vila Nogueira, e o que visa a adequação do Hospital Diadema, no Centro. Na ocasião o tucano saiu da reunião confiante dizendo que a cidade teria um hospital novo ou teria um prédio readequado.
Agora, segundo o vereador e líder do governo na Câmara, Sérgio Ramos da Silva, o Companheiro Sérgio (Cidadania), a intenção de erguer o prédio novo está praticamente sepultada. “O processo está bem adiantado com os proprietários do prédio, para a desapropriação. Eles devem para a administração. A prefeitura já usa uma parte do prédio, agora a intenção é usá-lo inteiro”, declarou.
Ainda de acordo com Companheiro Sérgio a intenção é conseguir verba do governo federal para a reforma e para equipar o prédio da Orienti Monti. Paralelamente a prefeitura também pleiteia verba para transformar o primeiro andar do Hospital Público, em Piraporinha, em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) nível 8. “Isso vai dar um bom atendimento à população”, justifica o parlamentar. Segundo o Ministério da Saúde uma UPA nível 8 atende mais de 10 mil pessoas por mês e recebe uma verba da União de R$ 250 mil para custeio.
Essa não será a primeira vez que a prefeitura ocupa o prédio do antigo Hospital de Diadema. No início dos anos 2000 o então prefeito José de Filippi Júnior (PT) alugou o prédio para transferir o atendimento do Pronto Socorro do Centro enquanto era construído em seu lugar o Quarteirão da Saúde, que foi inaugurado em 2008.
fonte: Repórter Diário