10 de out. de 2012

Reali vence na zona norte; Michels, no Centro


Se quiser sair vencedor do segundo turno das eleições municipais em Diadema, o prefeito e candidato à reeleição, Mário Reali, terá de reforçar sua votação no Centro da cidade, onde foi derrotado pelo adversário do PV, Lauro Michels. O verde, por sua vez, terá de sensibilizar o eleitorado na zona norte, onde o petista levou a melhor.
Além disso, ambos têm espaço para crescer na zona sul, onde terminaram o primeiro turno empatados e a candidata do PSDB, Maridite Cristóvão de Oliveira, registrou seu melhor resultado no domingo.
Os dados constam do sistema de acompanhamento de resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divide a cidade em três zonas eleitorais. Na 329ª, a mais populosa da cidade, com 157,8 mil eleitores ou 49,2% do total, Reali saiu-se melhor, com 52,3% dos votos válidos, contra 37,6% de Michels e 8,2% de Maridite. Nessa zona eleitoral estão os bairros Campanário, Paineiras, Taboão; Canhema, Piraporinha, Vila Nogueira; Promissão e Casa Grande. Não por acaso, o bom desempenho nessa região garantiu a vitória no 1º turno.
Na região compreendida pelo 222º cartório eleitoral, que abrange o Centro e a Vila Conceição e reúne 82,9 mil eleitores (25,9% do total), Michels levou a melhor sobre Reali por 50,56% a 40,87%, enquanto Maridite teve seu pior desempenho (6,72%)
Por fim, no 426º cartório, que concentra os bairros do Serraria, Inamar e Eldorado, apenas 68 votos separaram o desempenho de Reali (41,85%) do de Michels (41,74%). Nessa zona eleitoral, que reúne 79.661 eleitores, Maridite obteve seu melhor desempenho (14,6%), graças aos votos obtidos, principalmente, no Eldorado – considerado reduto eleitoral do marido de Maridite, o vereador eleito e ex-prefeito José Augusto da Silva Ramos (PSDB).
A 18 dias do segundo turno, as coordenações de campanha de Reali e Michels têm realizado reuniões fechadas a fim de discutir as estratégias para a segunda fase – que passam, necessariamente, pelo reforço em locais onde a votação não foi a esperada.
“Ainda estamos redefinindo nossa estratégia, mas o trabalho será redobrado nos redutos em que não atingimos bom porcentual de votos”, afirmou o presidente do PT e vereador eleito, Josemundo Dario Queiroz, o Josa (PT), que preferiu não dar mais pistas para não entregar “o jogo” ao oponente. “Não dá para dar detalhes”, disse.
Madrinha política de Michels, a deputada estadual Regina Gonçalves (PV) também foi econômica ao comentar o assunto. “Teremos grande número de pessoas  envolvidas no 2º turno momento. A campanha será massificada em toda a cidade, mas trabalharemos também o contingente que votou em branco e as abstenções”, disse. “Não tenho como falar mais detalhes porque seria o mesmo que entregar o jogo ao oponente”, repetiu.
Ainda segundo o TSE, 51,5 mil eleitores de Diadema não compareceram às urnas, ou 16,1% do total. Dos 268,8 mil que votaram, 16,1% votaram em branco ou anularam o voto.
fonte:  NAYARA DE DEUS - DIÁRIO REGIONAL

Um comentário:

Anônimo disse...

O mais engraçado é que o Jornal Folha do Dia que fica no Campanário, passou os últimos anos denunciando a ausência da Prefeitura na zona norte. Agora o povo desta região elege Reali como o melhor, impressionante! É duro discriminar, mas como não comparar, quem mora no Centro, tem melhor acesso, melhor atendimento a saúde, parques, transporte mais abundante, pois quase todas as linhas convegem para o Centro. Entretanto nós do Centro sabemos que a cidade está jogada, suja, sem segurança, apesar da supostas câmeras de monitoramento é absurdo o número de roubo/furto de carros, o trânsito confuso, os parques imundos. Vamos usar a cabeça, se a região central com infraestrura precária mais superior a da Zona Norte e Sul votou MICHELS, isso não deve ser atoa. Vamos pensar!