21 de mai. de 2012

Crescimento piora trânsito em Diadema


As principais avenidas de Diadema, em especial as que cruzam o Centro da cidade, como a Fábio Eduardo Ramos Esquível e a Alda, tornam-se quase intransitáveis nos horários de pico. Os gargalos flagrados no trânsito da cidade são motivos de constantes reclamações por parte de pedestres e motoristas que precisam passar pelo local nesses horários.
“Não anda, não adianta. A prefeitura tem de fazer alguma coisa para melhorar o trânsito, senão, daqui a pouco, as montadoras vão parar de fabricar carro, porque as pessoas não vão mais comprar. Comprar pra quê, se a gente não consegue andar? , questionou o empresário Rogério Lizan Dias, que estava parado na avenida Fábio Eduardo R. Esquível.
A cabeleireira Conceição Oliveira, demonstrava cansaço e não via perspectivas de melhoras. “Já não ligo mais. Passo aqui todo dia e é assim. Mesmo quando passo fora do horário de pico fico parada no trânsito do Centro. Acho que a tendência é piorar cada vez mais.”
Medidas regionais
O secretário de Transportes da cidade, Ricardo Perez, explica que tem tomado medidas para combater o problema, mas que as principais ações devem partir do Consórcio Intermunicipal do ABC. “Não adianta tentar resolver o problema sozinho, o resultado não vai aparecer. O GT Mobilidade Urbana tem de estudar medidas para solucionar não só os problemas no trânsito em Diadema como nas cidades vizinhas, pois são interligadas. O Consórcio iria restringir a circulação de caminhões em toda a região, mas os prefeitos acharam melhor analisar mais criteriosamente”, pontuou Perez, ressaltando que outros problemas, como a localização da cidade, interferem no trânsito.
“Diadema é passagem para as rodovias (Anchieta e Imigrantes), para a zona sul de São Paulo. Enfim, o trânsito da cidade sofre com essa questão, nossas ruas são pequenas e temos poucas vias de escape. Além disso, as aquisições de automóveis cresceram muito nos últimos anos, juntamente com o mercado imobiliário, se você colocar um carro por apartamento, a coisa complica. O cara quer que o vizinho utilize o ônibus, mas ele sai de carro. Apesar disso, com a melhora na qualidade do transporte público, Diadema bateu recorde de transporte de passageiros em abril”, revelou o secretário.
Secretário anuncia medidas para amenizar congestionamento
A Secretaria de Transportes de Diadema anunciou que vai implentar semáforos inteligentes na extensão da avenida Presidente Kennedy até a Fábio Eduardo Ramos Esquível, no trecho do Corpo de Bombeiros a fim de minimizar os congestionamentos em horários de pico. Além disso, vai instalar uma Central Semafórica, que será responsável pelo monitoramento dos semáforos da cidade. De acordo com Perez, ambas as ações serão concluídas até o fim de junho.
O secretário também destacou outras ações. “Temos mais de 20 projetos para serem realizados até o fim do ano, são pequenos reparos e medidas em alguns trechos da cidade, visando melhorar o fluxo. Além disso, neste primeiro semestre, vamos aumentar o número de vagas no sistema de estacionamento rotativo remunerado em vias públicas da cidade (Zona Azul). A medida vai beneficiar comerciantes e consumidores. Muitas pessoas ficam rodando os quarteirões por falta de vagas e acaba complicando ainda mais o trânsito”, afirmou.
 fonte:  ROBERTO VIEIRA - DIÁRIO REGIONAL

Nenhum comentário: