22 de jan. de 2012

Empresa de automação dobra vendas


O varejo brasileiro cresceu, em 2011, impulsionado pelo consumo das famílias, que seguiu em expansão, apesar da elevação dos juros e de outras medidas do governo para reduzir as compras a prazo. Na esteira da alta nas vendas do comércio, empresas que fornecem equipamentos de automação para lojas e supermercados também se mantiveram em alta.
Foi o caso da Gertec, de Diadema, que fabrica itens como o pin pad (que os lojistas usam para passar cartões de débito e crédito dos clientes), teclados de automação bancária e terminais de consulta de preços, entre outros.
A empresa não ficou imune à desaceleração da economia, mas apenas reduziu um pouco a marcha, na comparação com a forte velocidade que registrava nos últimos anos. Em 2011, cresceu em torno de 15% em vendas e fechou o ano com faturamento da ordem de R$ 85 milhões. Foi bem mais que a alta do PIB do País (estimada em 2,8%), o que pode ser considerado bom desempenho, mas não se compara à expansão que a companhia registrou em 2010, de 63%, e aos 81% de aumento nas vendas em 2009. "Em dois anos, mais do que dobramos", resume o gerente comercial, Marcelo Teramae.
O gerente cita que, quando a crise internacional de crédito, estourou, no fim de 2008, a Gertec não sentiu o impacto. "Naquela época estávamos contratando e ampliando", assinala. Diversos fatores colaboraram para a ascensão expressiva. Um deles foi que muitas empresas enxergaram, em meio a um cenário difícil da economia, que precisavam melhorar a eficiência, para reduzirem perdas e aumentarem a produtividade. "A princípio assusta, já que a loja tem de adquirir hardware, softwares e contratar consultoria. É uma mudança radical, por exemplo, para quem (o lojista) ainda usa caderneta", cita.
Teramae observa que, embora a automação comercial seja antiga, a industrial tem mais visibilidade e é mais conhecida, pelo uso de robôs nas linhas de montagem.
No ramo em que atua, apesar da disputa com multinacionais, a brasileira Gertec tem se destacado. É líder em pin pads para o varejo e também uma das que mais comercializa terminais de consulta de preços, equipamento este que passou a ser obrigatório há alguns anos em redes de supermercado. Além disso, a companhia, em 2010, foi a sétima que mais cresceu, entre 200 empresas do ramo, no ranking nacional de tecnologia realizado pela consultoria Deloitte para a revista Info Exame. Em 2009 foi a quinta.
Para isso, a fabricante, que tem quadro de 300 funcionários, procura se ajustar à demanda e se atualizar constantemente. "Precisamos ter conhecimento do segmento e fazer análise do mercado", afirma Teramae. A empresa conta com equipe de 20 engenheiros para o desenvolvimento de produtos na sede, em Diadema, que reúne ainda área administrativa e comercial. A unidade fabril fica em Ilhéus, na Bahia.
fonte: Leoni Farias - DGABC


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