17 de dez. de 2011

Saned inaugura novo Centro de Controle Operacional

O prefeito de Diadema inaugura no dia 20 de dezembro, às 14h30, o novo Centro de Controle Operacional da SANED — Companhia de Saneamento de Diadema.

Equipado com hardware e software de última geração, o CCO permitirá monitorar e telecomandar a operação das 24 unidades que compõem os sistemas de abastecimento de água e de coleta de esgoto, tais como reservatórios de água, estações elevatórias de esgoto, entre outras.

Utilizando a transmissão de dados via GPRS/GSM, essa moderna tecnologia permite ver em telas gráficas e em tempo real informações sobre o funcionamento dos boosters (equipamento tem a função de bombear a água, fazendo com que chegue às áreas mais altas deste bairro); o valor da pressão na tubulação e outros dados.

“Esse trabalho era feito em menor escala e abrangia os reservatórios Nações, Real e Sanko, além de seis estações elevatórias de esgoto e três boosters Agora, todo o sistema de água e esgoto está sendo monitorado”, afirma o engenheiro Adamir Francischini, gerente de Operações da SANED.

Financiado com os recursos do Governo Federal, por meio do PAGSan (Programa de Apoio à Estruturação da Gestão e Revitalização dos Prestadores Públicos dos Serviços de Saneamento Básico), o custo do novo Centro de Controle Operacional somou R$ 1.624 milhão.

Trata-se de um investimento que torna os serviços de saneamento mais ágeis e eficazes. “Poderemos operar à distância, por telecomando, as válvulas instaladas nos reservatórios e estações elevatórias, além de acionar e desligar bombas”, salienta Adamir. “E caso uma bomba pare de funcionar, a informação aparece online na tela gráfica. Assim podemos tomar ações imediatas e evitar a interrupção no fornecimento”, ele completa.

Além de melhorar o atendimento ao morador de Diadema, o CCO propiciará ganho de produtividade para a empresa ao reduzir a necessidade de movimentação de equipes técnicas. O meio utilizado para a transmissão de dados (GPRS) também implicará em queda de custo se comparado ao usado anteriormente. “Essa tecnologia permite ampliar o número de unidades monitoradas, sem elevar gastos”, conclui o gerente de operações.



fonte: Sueli Zola - Saned

Nenhum comentário: