25 de out. de 2011

DIADEMA REVITALIZA POLO DE COSMÉTICOS



Ao menos 90 empresas fazem parte do setor na cidade
Ao menos 90 empresas fazem parte do setor na cidade
 
Medidas visam impulsionar a cadeia de cosméticos e resgatar os empregos perdidos 

Parcerias, cursos específicos, além do apoio da Prefeitura estão previstos para revitalizar o Polo de Cosméticos de Diadema, que perdeu força e pelo menos 5% dos postos de trabalho das empresas do setor nos últimos dois anos.

O prefeito Mario Reali afirmou que o segmento é muito importante para o desenvolvimento do município. “Quando foi criado, pequenos produtores tiveram força para se desenvolver e muitos empregos foram criados. Nós temos as indústrias, a vontade de crescer e, por isso, estamos fomentando novamente o polo, disse Reali.”

O empresário Silvestre de Resende, diretor da Valmari, está no ramo há 31 anos e foi um dos diretores do polo. “Estamos retomando as parcerias porque foram essenciais para o desenvolvimento da associação. Depois que tentamos caminhar sem os apoios, perdemos forças e a união. Estamos formando parceria também com o Sebrae, Senai, entre outros.”

“Há dois anos, a cadeia era formada por 11 mil trabalhadores, acreditamos que em breve vamos recuperar os 5% dos postos de trabalho perdidos nos últimos dois anos. Recentemente promovemos cursos junto com a Abihpec (a associação nacional) e ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial). Investindo em formação, vamos alavancar o grupo de empresas”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Solange Ferrarezi  Zanetta.

O curso de produção de cosméticos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) previsto para o segundo semestre de 2012 também foi desenvolvido para atender a demanda de profissionais do município.

O professor Angelo Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior de Graduação Fatec afirmou que a montagem da grade teve auxílio de empresa do setor. “O curso irá capacitar a mão de obra local e vamos ter quatro plantas pilotos de produção de materiais sólidos como lápis e batom, fluidos, pastosos e voláteis”, explicou.

HistóriaCerca de 50 empresas fabricam cosméticos em Diadema, e outras 40 participam da cadeia produtiva com o fornecimento de embalagens e matéria prima. A ideia de criar uma associação entre as empresas do setor nasceu na administração do então prefeito, José de Fillippi Jr. Com o incentivo do poder público, a expectativa era que as indústrias crescessem e gerassem mais empregos e negócios na cidade. Em 2004 foi criado o Polo que ajudou a fortalecer as empresas. Porém, a perda do apoio da Prefeitura e saída de algumas empresas da associação o enfraqueceu.

fonte: Michelly Cyrillo - ABCD MAIOR

Michelly Cyrillo

Nenhum comentário: