2 de set. de 2011

Hospital Municipal de Diadema começa a emitir certidão de nascimento eletrônica

A partir desta segunda-feira, 05, os pais não precisam mais sair do hospital ou esperar para registrar o nascimento de seus filhos no cartório. Acontece que a partir desta data, a maternidade do Hospital Municipal de Diadema, em parceria com o Cartório de Registro Civil de Diadema, dará início a um sistema online, que emitirá certidões de nascimento eletrônicas.

O serviço faz parte de uma resolução do Governo Federal, que permite que todos os cartórios que tenham convênios com maternidades possam realizar o registro de nascimento da criança com mais rapidez e comodidade, ficando pronto no mesmo dia ou até o momento de alta da mãe.

O registro funcionará todo interligado entre os cartórios do Estado, permitindo que pais que residam em outras cidades registrem seus filhos como nascidos em sua cidade natal. Antes os pais precisavam preencher diversos papeis para receber a certidão de nascimento apenas em outro dia, o que contribuía para o aumento de crianças sem registro, uma vez que os pais não retornavam para buscar o mesmo.

O Hospital Municipal de Diadema já contava com um espaço especializado para a realização destes pedidos; porém com esta informatização, o serviço será mais eficaz. Com esta parceria, o Hospital Municipal de Diadema cedeu o espaço físico e o cartório cedeu o computador, programa de informatização, impressora e mobiliário. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h30 e aos sábados das 9h às 11h.



fonte: Gil Tiago - P. M. D.

Nenhum comentário: