1 de set. de 2010

Trólebus começam a rodar neste mês


A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) promete que até o fim do mês terá início a operação dos trólebus no trecho entre Piraporinha, em Diadema, e Jabaquara, na Capital, do Corredor Metropolitano ABD.
Embora o sistema, que liga Zona Leste e Zona Sul de São Paulo passando pelo Grande ABC esteja em funcionamento há mais de 20 anos, este último segmento só teve o projeto de eletrificação iniciado em novembro do ano passado.
Para fazer a ligação foram necessários 44 quilômetros de cabos - investimento de R$ 21 milhões.
A vantagem do trólebus em relação aos coletivos a diesel está na menor emissão de poluentes e na diminuição do nível de ruído.
Apesar da iminente eletrificação do trecho, a EMTU informou que apenas 79 dos 261 ônibus que atendem ao Corredor Metropolitano ABD são elétricos.
A operadora Metra informou que pretende ampliar a frota dos trólebus gradativamente, mas não adiantou quantos veículos irá adquirir e nem em quanto tempo fará a renovação.
Ao longo dos 11 quilômetros entre Piraporinha e Jabaquara, 14 estações retificadoras estão sendo instaladas para garantir o funcionamento dos veículos elétricos.
Nessas unidades, a energia entra com 13.800 volts de potência, em corrente alternada, e é transformada em 600 volts de corrente continua, para melhor abastecer os motores dos ônibus.
Segundo a EMTU, o risco de os trólebus serem interrompidos por uma queda de energia comum é pequena. Somente um apagão comprometeria o sistema.
O fornecimento é em alta tensão, diferente da tensão doméstica - 110 ou 220 volts. No caso de comprometimento de uma estação, a energia será imediatamente suprida por outra, informou a empresa em nota.
Diariamente, cerca de 100 mil passageiros transitam pelas quatro linhas que trafegam pelo trecho entre Piraporinha e Jabaquara.
A EMTU não acredita que a eletrificação irá provocar aumento desta demanda.
Por mês, cerca de 6 milhões de passageiros utilizam o corredor, que liga os bairros São Mateus e Jabaquara, na Capital, passando por Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.
Diadema-São Paulo terá sistema elétrico só ano em 2011
Em funcionamento há um mês, a extensão Diadema-São Paulo, que liga o Grande ABC às estações Morumbi e Berrini da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), foi inaugura sem o sistema elétrico.
Segundo a EMTU, o projeto para levar os trólebus também para está linha, que tem 12 quilômetros, está orçado em R$ 26 milhões e deverá ter início só em 2011.
Quando a primeira parte do corredor foi aberta, ainda na segunda metade da década de 1980, a expectativa era de que todo o sistema fosse utilizado pelos ônibus com motor elétrico.
Atualmente, o trólebus está disponível no segmento entre São Mateus e Piraporinha, que possui 22 quilômetros. Ainda assim, os veículos a diesel são maioria em todo o corredor. 

fonte: 

André Vieira
Do Diário do Grande ABC

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