25 de ago. de 2010

SEGUNDA ETAPA DO NOVA NAVAL COMEÇA NESTE SEMESTRE

Está em ritmo acelerado a limpeza de área do Núcleo Habitacional Naval que, ainda neste semestre, se transformará em um grande canteiro de obras para o início da segunda fase do projeto habitacional Nova Naval. A intervenção contempla a construção de 84 novos apartamentos dentro do próprio núcleo, do Centro de Integração Social Naval, bem como da abertura de ruas, pavimentação e a implantação do programa de revitalização de moradias Tá Bonito! em moradias já consolidadas na área.


A primeira fase foi entregue no dia 16 de julho, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Do total de 336 unidades habitacionais previstas, 252 apartamentos foram entregues na ocasião para parte das famílias que residiam no assentamento mais conhecido como antiga "favela" Naval. As unidades foram distribuídas pelos Conjuntos Habitacionais Serraria (204 unidades), no Bairro Serraria, e Piraporinha II (48 unidades), dentro do próprio núcleo.
A partir das próximas intervenções, o projeto Nova Naval dá continuidade ao trabalho da Prefeitura de Diadema de eliminar situações de insalubridade e de insegurança estrutural para a população do núcleo, a partir da garantia de moradias mais dignas e melhorias e reconstrução de dezenas de casas do trecho urbanizado da área. A proposta construída juntamente com a comunidade prevê que as novas unidades façam parte da reinserção cidadã da população da Naval à cidade.


Para liberar o trecho que receberá as obras no núcleo, uma equipe social da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano vem se reunindo com cada família cadastrada no projeto para garantir o recebimento do auxílio moradia de até R$ 350, após a desocupação das antigas casas. O programa de renda mínima, modalidade auxílio moradia, foi criado em 2005 por meio da lei municipal nº 2.429.

Do total de 113 casas que ainda restavam no trecho de obras dos apartamentos e do CISN, 73 já foram demolidas. Para a primeira fase do projeto foi necessária a remoção de cerca de 120 famílias do núcleo.


Início - Em novembro de 2007, Diadema assinou com a Caixa Econômica Federal contrato para liberação de recursos da ordem de R$ 25,5 milhões para a construção de 336 novas moradias e reurbanização da área. As primeiras obras da Naval tiveram início no segundo semestre de 2008 e ao final das obras deve beneficiar 1.303 famílias, principalmente as residentes no assentamento, além de outras que moram no entorno ou se encontram em áreas de risco e/ou em condições sanitárias, urbanísticas, ambientais e socialmente degradadas.


Além das novas moradias, a construção do Centro de Integração Social também deve figurar como uma estratégia de enfrentamento à pobreza e de exercício de cidadania dos moradores do núcleo. O equipamento funcionará para dar continuidade às ações de apoio ao desenvolvimento comunitário e promover atividades de geração de renda, educação sanitária e ambiental e outras políticas sociais desenvolvidas no município.

fonte: Jornal ABCD Maior

3 comentários:

Anônimo disse...

Tem um terreno na Av. Ulysses Guimarães sendo limpo por um trator, atrás dos prédinhos, perto do Parque Real. Alguém sabe o q será construído alí?

Anônimo disse...

vindo pelo corredor ABD ja dá pra ver os barracos da naval demolidos.

Parece que a favela vai ser extinta de vez.

Anônimo disse...

deveria tirar o CDP da caramuru e levar la pra Naval .